CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS CEFET-SE / RESGEO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FACULDADE METROPOLITANA
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
A INCLUSÃO DO ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA Lilian dos Santos Valladares.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Vera Lúcia Regina Maria
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Reconhecimento do curso de Psicologia
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
MESTRADO PROFISSIONAL
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
O papel do Estagio na Formação de Professores
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO PARA OS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE Prof. Dr. Carlos Loch Coordenador Março de 2014.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Novas Normas e Alterações no Regulamento Interno do PQU-UEM 1.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS CEFET-SE / RESGEO

HISTÓRICO E MOTIVAÇÕES - Criação da RESGEO (2001) - 1º SRGSR (2002) - 2º SRGSR (2004) - Cursos curtos organizados pela RESGEO (2003/04/05) - Criação da RESGEO (2001) - 1º SRGSR (2002) - 2º SRGSR (2004) - Cursos curtos organizados pela RESGEO (2003/04/05) Objetivos da RESGEO: - Prospectar demandas e oferta de cursos e eventos técnico-científicos na área de geotecnologias para a sociedade sergipana; - Disseminar o conhecimento gerado e prestação de serviços à comunidade sergipana. Objetivos da RESGEO: - Prospectar demandas e oferta de cursos e eventos técnico-científicos na área de geotecnologias para a sociedade sergipana; - Disseminar o conhecimento gerado e prestação de serviços à comunidade sergipana.

OUTRAS MOTIVAÇÕES - Demanda reprimida constatada nos cursos organizados pela RESGEO. - Necessidade de mão de obra especializada nos órgãos membros da RESGEO. - 3 Instituições de Ensino pertencem à RESGEO PROPOSTA INICIAL: Maio de 2005 DEFINIÇÃO DO CEFET-SE: Outubro de 2005 PROJETO FINAL: Dezembro de 2005

A GESTÃO DO CURSO CORPO DOCENTE E COORDENAÇÃO TÉCNICA INFRA-ESTRUTURA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA INFRA-ESTRUTURA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - Público Alvo: profissionais de nível superior que trabalhem ou desejem trabalhar aplicando Geotecnologias. - Metodologia: LATO SENSU – Presencial - Módulos de 30 horas por disciplina distribuídos em dois finais de semana seguidos - Aulas sexta feira a noite, sábado de manhã e à tarde. - Carga horária total de 360 horas + 15 horas para o Trabalho de Conclusão do Curso. - Abrangência: todas as Geotecnologias

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - DISSEMINAR CULTURA GEO - QUALIFICAR PROFISSIONAIS PARA O CORRETO E INTENSIVO APROVEITAMENTO DAS GEOTECNOLOGIAS A PARTIR DE UM FORTE BASAMENTO TEÓRICO E DE UMA VISÃO PRÁTICA E ABRANGENTE DO GEO E SUAS APLICAÇÕES

A GRADE CURRICULAR - BASEADA NA MULTIDISCIPLINARIDADE DO GEO - PROCURA-SE ABRANGÊNCIA SEM PREJUDICAR A PROFUNDIDADE DOS CONTEÚDOS - TEORIA E PRÁTICA SE COMPLEMENTAM - DOIS CICLOS BEM DEFINIDOS: O FUNDAMENTAL E O APLICADO, COMPLEMENTADOS COM DOS MÓDULOS DE SEMINÁRIOS PRÁTICOS E O TRABALHO DE CONCLUSÃO.

O CICLO FUNDAMENTAL 1. INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO 2. CARTOGRAFIA 3. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 4. GEODÉSIA POR SATÉLITE 5. TOPOGRAFIA APLICADAO AO GEORREFERENCIAMENTO 6. INTRODUÇÃO AO SENORIAMENTO REMOTO 7. SEMINÁRIOS I

O CICLO APLICADO 8. CARTOGRAFIA DIGITAL 9. CADASTRO TÉCNICO 10. MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS 11. PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS 12. PROJETO DE SIG 13. SEMINÁRIOS II 14. TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O CORPO DOCENTE - CRITÉRIOS: EXPERIÊNCIA PRÁTICA E ACADÊMICA, TITULAÇÃO E ADEQUAÇÃO AOS OBJETIVOS DO CURSO NO CONTEXTO DA MULTIDISCIPLINARIDADE - RESGEO  3 DOUTORES, 5 MESTRES E 1 ESPECIALISTA - CEFET-SE  1 DOUTORA - PROFESSORES VISITANTES  2 DOUTORES Dra. CLÁUDIA ROBBI – UFPR Dr. CARLOS LOCH - UFSC

O CORPO DOCENTE

A INFRA-ESTRUTURA

A PRIMEIRA TURMA

AVALIAÇÃO CONSTANTE

CONSIDERAÇÕES FINAIS - O CURSO É UM PROJETO BEM SUCEDIDO - PARCERIA RESGEO – CEFET/SE GARANTE QUALIDADE DO CURSO - A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS É POSITIVA - A GRADE CURRICULAR E CONTEÚDOS SE MOSTRARAM ADEQUADOS, MAS PRECISAM AJUSTES. - EVENTOS COMO O GEONORDESTE DEMONSTRAM QUE HÁ UMA DEMANDA PARA NOVAS TURMAS

CRÉDITOS RESGEO - Marcos Aurélio Santos da Silva (EMBRAPA) - Paulo José de Oliveira (SEPLAN-ES) - Idalton Antônio Martins (DEHIDRO) - José Antônio Pacheco de Almeida (UFS) - Luciana Suad Tomazi Vasco (IBGE) - Marcos Geraldo Tomazi (CARTA) - Leonardo Nogueira Matos (UFS) - Eliana Lima da Fonseca (EMBRAPA - UFRGS) - Edson Luis Bolfe (EMBRAPA) - Cícero Marques dos Santos (CEFET-SE) - Juan Carlos Gortaire Cordovez (PMA – Coordenador Técnico)

CRÉDITOS CEFET-SE - Prof. Joarez Bruvel (Diretor Geral) - Marinaldo José de Medeiros (Diretor de Relações Empresariais e Comunitária) - José Gervásio Santos Lessa (Diretor da FUNCEFETSE) - Dayse Vespasiano de Assis (Coordenadora de Ensino Superior – Coordenadora Pedagógica) - Cícero Marques dos Santos (Colaborador) - Crisley Santos de Lima (Estagiária – Colaboradora)

SEGUNDA TURMA - INÍCIO PREVISTO PARA MARÇO DE VAGAS PARA A COMUNIDADE - PRÉ-INSCRIÇÃO: DE 08 A 11 DE NOVEMBRO DE Obs: alunos pré-inscritos terão prioridade na seleção. - INFORMAÇÕES: Prof. Dayse: (79) Prof. Juan: (79) MUITO OBRIGADO