OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL 2016-2019.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Ana Cristina Ghisleni
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
O Cartório dos novos tempos
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
COMO SER PREFEITO.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
Control Objectives for Information and related Technology
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Gestão Estratégica na Política Pública
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Fórum Nacional de Educação
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Oficina de Validação do
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

2 AGENDA 2 13h – Recepção 13h30 – Abertura (Governador) 13h50 – Introdução Conceitual e Apresentação das Dinâmicas 14h30 – Dinâmica 1 16h30 – Coffee Break 17h – Dinâmica 2 18h30 – Encerramento

3 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

4 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

5 2.Como garantir o nível de investimentos necessários para alavancar o crescimento nacional? 1.Como proporcionar uma maior excelência dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos? 3. Como permitir que o Estado passe de um papel de provedor, para um papel de coordenador das diversas ações desenvolvidas? Equilíbrio Fiscal DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

6 2. O foco na melhoria da gestão dos recursos públicos 1. O papel do Estado 3. O grau de fragmentação das políticas de gestão Pública Fonte: Adaptado de Marini & Martins OS TEMAS A CONSIDERAR QUANDO FALAMOS DA EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE GESTÃO:

7 1. O PAPEL DO ESTADO Fonte: Material adaptado de Marini & Martins O ESTADO TOTALITÁRIO FORTALECIMENTO DO GOVERNO SOCIAL DEMOCRÁTICO ESTADO Gestão Pública Terceiro Setor Mercado Terceiro Setor Mercado Estado SOCIEDADE

8 O ajuste fiscal como fim em si próprio; O ajuste fiscal como pré-condição: primeiro o ajuste, depois o desenvolvimento; O ajuste como uma agenda negativa: cortes nos investimentos e nos custos. Foco no desenvolvimento; Fortalecimento das instituições: Estado, Terceiro setor; Responsabilidade fiscal e consolidação do ajuste pelo ganho de eficiência. 2. O FOCO NA MELHORIA DA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS Fonte: Adaptado de Marini & Martins EFICIÊNCIA AJUSTE FISCAL EFICÁCIA RESULTADOS SOCIAIS

9 FRAGMENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO 3. O GRAU DE FRAGMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO PÚBLICA Fonte: Material adaptado de Marini & Martins ARQUITETURA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA EXTRA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA EXTRA GOVERNAMENTAL PROJETOS ESTRATÉGICOS DE GOVERNO REDES DE GOVERNANÇA

10 GESTÃO DA ESTRATÉGIA GESTÃO DA OPERAÇÃO Fonte: modelo adaptado de Fairbanks, Michael & Lindsay, Stace, Arando o Mar, Qualitymark, 2000 COMO CONSIDERAR ESTES TEMAS NA PRÁTICA?  GESTÃO DE PROCESSOS  Estratégia VENCEDORA  Implantação FORTE  IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ESTRUTURADORES INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO

11 Planejamento Estratégico (longo prazo) Alinhamento Organizacional Planejamento Operacional (curto prazo) Liderança e engajamento Método Conhecimento GESTORES COMO PROMOTORES DA MUDANÇA MELHORES PRÁTICAS COMPROVADAS ADAPTAÇÃO À REALIDADE DA ORGANIZAÇÃO FOCO E CONTINUIDADE Estabelecimento de resultados a serem alcançados no médio e longo prazos ALINHAMENTO E PRIORIZAÇÃO Explicitação com relação à contribuição de cada uma das partes da Organização sob uma óptica transversal e integradora OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS Disciplina e responsabilidade na gestão dos recursos sob uma orientação a resultados AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA Rapidez e confiabilidade na obtenção de informações sobre a Organização, permitindo o Aprendizado e Redirecionamentos Acompanhamento e Gestão CICLO DA GESTÃO DA ESTRATÉGIA NO SETOR PÚBLICO

12 ELEMENTOS DO BALANCED SCORECARD MAPA ESTRATÉGICOINDICADORES METASINICIATIVAS Medem o grau de alcance dos objetivos propostos e influenciam o comportamento das pessoas na busca dos objetivos. As METAS e as INICIATIVAS fornecem a VELOCIDADE e a PRIORIDADE do processo de implementação em busca da consecução de um objetivo Tradução da Estratégia em objetivos quantificáveis, estabelecendo-se relações de causa-efeito entre os componentes

OBJETIVO DE HOJE  Com base no plano de governo, validar e aperfeiçoar - por temática – os direcionadores estratégicos que servirão de insumo para a construção dos objetivos do Mapa Estratégico  Buscar alinhamento sobre os principais resultados a serem gerados para alcançar cada direcionador e sobre as grandes ações a serem executadas para que estes resultados sejam alcançados.

14 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

DINÂMICA 1 OBJETIVO: VALIDAR E APERFEIÇOAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS E AS GRANDES AÇÕES DE CADA DIRECIONADOR

MESAS TEMÁTICAS EDUCAÇÃO MOBILIDADE PLANEJAMENTO METROPOLITANO CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER SAÚDE SEGURANÇA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA GESTÃO E GOVERNANÇA

Quais são os principais resultados a serem gerados até 2019 para alcançar este direcionador ? Fontes para consulta: Plano de Governo páginas 6 a 7, 12, 14 a 20 Quais são as grandes ações a serem executadas até 2019 para que estes resultados sejam alcançados? TEMA: Gestão e Governança DIRECIONADOR: Ampliar a participação social na formulação e controle de políticas públicas

Quais são os principais resultados a serem gerados até 2019 para alcançar este direcionador ? Fortalecer os espaços de participação popular e as instâncias de controle social com o objetivo de implantar a gestão colaborativa e construir um governo ético, democrático e transparente Fontes para consulta: Plano de Governo páginas 6 a 7, 12, 14 a 20 Quais são as grandes ações a serem executadas até 2019 para que estes resultados sejam alcançados? Implantação ou aperfeiçoamento de plataformas colaborativas digitais/online que permitam a participação da Sociedade em cada área de política pública incentivando o controle social. Aplicação de software de monitoramento e interação usando as redes sociais para chegar ao cidadão. Formação e preparo dos participantes das plataformas. Implantação e fortalecimento de conselho, câmaras ou outras formas de organização da sociedade com vistas a ter políticas públicas em sintonia com os anseios da sociedade, incluindo o aprofundamento do orçamento participativo. Parte do OP impositivo. Criação de incentivos de participação social Redefinir as bases de relação com a Câmara Legislativa. Criação/aprimoramento do Conselho de Transparência e Contas Públicas com agentes interessados e independente Elaboração de critérios de representatividade e independência e prerrogativas dos conselhos. Criar um modelo de atuação para os conselhos; Criação de estruturas temporárias (“Caravanas e-Gov”) para capacitação e divulgação dos serviços de governo eletrônico Disponibilização de acesso a serviços de Governo Eletrônico para todos os cidadãos do DF (Saúde, Educação, outros). TEMA: Gestão e Governança DIRECIONADOR: Ampliar a participação social na formulação e controle de políticas públicas

DINÂMICA 1: INSTRUÇÕES Após a leitura das fichas de cada um dos Direcionadores disponibilizadas em sua mesa: 1. Validem e aperfeiçoem os principais resultados: - Riscando o que é menos urgente até 2019; - Circulando os 3 grandes resultados que serão marcas do Governo até 2019; - Acrescentando algum resultado principal, se estiver faltando; 2. Validem e aperfeiçoem as grandes ações: - Riscando o que é menos urgente até 2019; - Acrescentando alguma grande ação, se estiver faltando; DURAÇÃO: 2 HORAS

DINÂMICA 2 OBJETIVO: COMPARTILHAR E APERFEIÇOAR A ANÁLISE INICIAL A PARTIR DA VISÃO DE OUTROS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

DINÂMICA 2: INSTRUÇÕES  Identifique, na lista da sua mesa, para onde você deverá se deslocar na dinâmica 2; OBS.: alguns permanecerão em suas mesas de origem com o objetivo de preservar a análise realizada durante a dinâmica 1.  Após a nova composição das mesas, o moderador deverá apresentar as fichas e as análises realizadas pelos participantes anteriores;  Em seguida, o novo time sentado à mesa poderá aperfeiçoar a análise feita durante a dinâmica 1. DURAÇÃO: 1H30

22 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

PRÓXIMOS PASSOS  Consolidação dos resultados de hoje para construir a primeira versão do Mapa Estratégico ;  Realização de oficina para validação do mapa estratégico construído.

OBRIGADO! Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão Subsecretaria de Gestão da Estratégia Subsecretaria de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos