Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Parábolas de Jesus.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Como Preparar Seminários
Moodle para Professores
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Dicas para Apresentações
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Portfólio de matemática
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
OS TRÊS PORQUINHOS.
Blz?.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Formas de Interação.
Memória e Aprendizagem
O papel do conteudista.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
ELABORANDO SEU SISTEMA DE CÉLULAS
Leitura de Textos Científicos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Sociologia e sociologia e senso comum
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Dicas para Apresentações
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Oficina de Motivação.
Programação Neurolingüística
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Dicas para elaboração de um mapa conceitual
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Imagem crítica da Filosofia
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Tópicos Especiais Integradores
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Debate inicial Quem colocou em prática a escuta empática na última semana? Como foi?
Análise Competitiva Lição 5 0. Agenda 5.1Descrição do Produto e Revisões do Protótipo em Papel 5.2Planejamento do Projeto 5.3 Análise Competitiva e Precificação.
Vou ajudar você a criar seu primeiro jogo!
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009

Mas, o que é um mapa mental? O Mapa Mental é um valiosa técnica que melhora o processo de anotar e organizar suas idéias e fortalece sua criatividade na solução de problemas. Usando o Mapa Mental você pode identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informação ficam mais evidentes. O Mapa Mental é um recurso gráfico que substitui o processo convencional de anotações sob a forma de listagem. Um bom Mapa Mental mostra a “fotografia” do assunto, evidencia a importância relativa das informações ou conceitos relacionados ao tema central e suas associações.

Mas, o que é um mapa mental? Os Mapas Mentais são utilizados para:  Fazer um sumário das informações.  Consolidar informações de diferentes fontes.  Analisar problemas complexos.  Apresentar informações num formato que mostra a estrutura geral do assunto.

EXEMPLO

Como olhar um mapa mental? Não olhe para todo o mapa de uma só vez! Olhe para o tópico central, certifique-se de que entende o contexto do mapa. Depois olhe os tópicos de primeiro nível, dando-se um tempo para criar uma visão geral desse nível. Só depois passe aos níveis mais detalhados. Alguns mapas mentais com conteúdo novo para você podem requerer, para que sejam bem compreendidos, que você obtenha informações da fonte original, como um livro ou artigo.

Exemplo: Vamos começar olhando o tópico central! 1.TÓPICO CENTRAL: BENEFÍCIOS DE MAPAS MENTAIS

Vamos ver agora os tópicos de primeiro nível: 1.TÓPICO CENTRAL: BENEFÍCIOS DE MAPAS MENTAIS 2.TÓPICOS DE PRIMEIRO NÍVEL: APRENDIZADO, COMUNICAÇÃO, PENSAMENTO, MEMORIZAÇÃO, TRABALHO, EFEITOS

Agora você já pode analisar o nível detalhado de informações!

Vamos olhar mais um? 1.Primeiro veja o TÓPICO CENTRAL. Qual é? 2.Depois os TÓPICOS DE PRIMEIRO NÍVEL. Quais são? 3.E por fim o nível mais detalhado de cada tópico de primeiro nível.

Para que serve um mapa mental? 1.Para planejamento No caso de eventos, como festas, quando for escolher o que vai ter ou acontecer, simplesmente olhe o mapa mental e faça suas escolhas. Outra maneira é fazer o seu planejamento normalmente e usar o mapa mental depois, como uma lista de verificação, para completar ou enriquecer o que já fez.

2.Para memorização e lembrança Se seu propósito é memorizar, para que você se lembre o mapa mental deve estar acessível e estável em sua mente, como por exemplo no caso em que você vai ministrar uma aula ou palestra ou ainda fazer uma prova. Pela praticidade de um mapa mental, você pode aproveitar até momentos potencialmente improdutivos para fazer isto, como ônibus, filas e outras esperas. Se você não quer exatamente memorizar um mapa mental, mas sim se lembrar de algo quando achar apropriado, pode imprimir o mapa e carregá-lo na bolsa, pasta ou carteira.. Para que serve um mapa mental?

3.Para aprendizagem Talvez você se lembre de algum assunto que conhece bem porque leu sobre ele, respondeu perguntas, discutiu com alguém, questionou, enriqueceu, validou... Creio que essa é a melhor maneira de aprender algo: aplicar esse algo para algum propósito e conviver, ter experiências com o conteúdo. Quando sabemos algo bem, tipicamente temos modelos mentais ricos sobre esse algo, resultado de experiências variadas. Assim, elaborar um mapa mental de um conteúdo já é um passo na direção de aprender esse conteúdo. Revisá-lo, criticamente ou não, mais um. Usar o mapa para algum propósito prático é outro grande passo. Apresentar o mapa para alguém, mais outro. Cada experiência consolida um pouco mais seu aprendizado, que tem um começo mas nunca terá um fim, porque sempre se pode descobrir e aprender algo a mais sobre qualquer coisa. Para que serve um mapa mental?

Nossa proposta de hoje: vamos fazer um mapa mental de seu curso? 1.Dividam-se em grupos POR CURSOS; 2. Comecem a atividade apresentando-se aos outros membros do grupo; a)Diga seu nome; b)Onde mora; c)Em que trabalha; d)Por que escolheu este curso? 3.Todos já se conhecem? Então agora é hora de começar a fazer o mapa mental. Preparados?

Nossa proposta de hoje: vamos fazer um mapa mental de seu curso? A.Comecem colocando no centro o nome do curso como TÓPICO CENTRAL; B.Depois, selecionem palavras-chave que, do ponto de vista do grupo, definam os temais mais importante do curso e coloquem como TÓPICOS DE PRIMEIRO NÍVEL. Escolham no mínimo 4 e no máximo 8 temas. Pensem e reflitam com o grupo o significado destas palavras; Nome do curso A Tema importante 1 Tema importante 2 Tema importante 3 Tema importante 4 B B B B

Nossa proposta de hoje: vamos fazer um mapa mental de seu curso? C.Criem ícones (desenhos representativos) das palavras a serem utilizados nos TÓPICOS DE PRIMEIRO NÍVEL do mapa mental; D.Depois de definirem os tópicos de primeiro nível, façam o detalhamento destes tópicos com mais 2 ou 3 subtópicos. Conversem sobre os subtópicos, analisando se eles refletem a idéia pretendida pelo grupo; Nome do curso Tema importante 1 Tema importante 2 Tema importante 3 Tema importante 4 Subtópico

Nossa proposta de hoje: vamos fazer um mapa mental de seu curso? C.O mapa está quase pronto: já temos tópicos de primeiro nível, imagens que os representam e subtópicos. Agora só falta dar uma olhada geral e analisarem juntos se ficou faltando alguma coisa. O MAPA MENTAL TEM A “CARA” DO CURSO DE VOCÊS? D.Então está pronto! Hora de mostrar a todos o resultado do trabalho de vocês.