CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

Sistema de Gestão Financeira
Objetivos do Artigo Apresentar uma abordagem sobre a ética em relação ao profissional contábil; Motivos e métodos utilizados nas fraudes; Impactos sociais.
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
AUDITORIA.
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
A profissão de contador
Estratégias Tributárias
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Auditoria de Sistemas Aula 1.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 18/03/09
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
Aula 08.
Profº André Augusto.
Disciplina Auditoria I
Aprovação das Contas do Inmetro
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
AUDITORIA CONTÁBIL CAIXAS E BANCOS.
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
A Função Controle como Ferramenta da Governação Corporativa João Verner Juenemann.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
CONTABILIDADE GERENCIAL
Disciplina: Contabilidade
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Auditoria e Acompanhamento.
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
NORMAS USUAIS DE AUDITORIA-RES CFC-NBC TA 200 – ISA-200
Contabilidade Empresarial
NBC T 11 IT 05 / NBC T 11 / NBC TA 200 / NBC TA 705
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Capítulo 2 Fundamentos de Auditoria
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
1-Demonstrativos contábeis básicos
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
Atribuições e Responsabilidades
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
AUDITORIA II AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA Fabiana Leal.
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Disciplina de Auditoria Curso Ciências Contábeis Profa. Andréia Mota
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Teoria da Contabilidade
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Prof. Adrean Scremin Quinto
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
MODALIDADES DE AUDITORIA
Contabilidade Aula 3.
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Universidade Mogi das Cruzes Ciências Contábeis Prof. Alexandre AUDITORIA.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL

JAQUELINE COUTO A. CUNHA JEAN MOREIRA DE ALMEIDA COMPONENTES DO GRUPO JAQUELINE COUTO A. CUNHA JEAN MOREIRA DE ALMEIDA JUCILEN COUTINHO DE OLIVEIRA LILIANE DA SILVA NOGUEIRA LUIZ CLAUDIO DO NASCIMENTO PEDRO CARLOS DE A. GUIMARÃES

ASSUNTOS ABORDADOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE AUDITORIA CONTÁBIL ORIGEM DA AUDITORIA CONTÁBIL OBJETIVO DA AUDITORIA REFLEXOS SOBRE O PATRIMÔNIO VANTAGENS LIMITAÇÕES NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA

INTRODUÇÃO A auditoria contábil pode ser útil como ferramenta de certificação da gestão dos recursos recebidos de terceiros e na transparência dos atos, buscando corrigir e prever erros ou fraudes, através das demonstrações contábeis.

DEFINIÇÃO A Auditoria Contábil compreende o exame de documentos , livros contábeis, registros, além da realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas.

ORIGEM Surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do crescimento do mercado empresarial e da taxação do imposto de renda.

OBJETIVO Tem como objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação deste.

REFLEXOS SOBRE O PATRIMÔNIO Aspecto administrativo; Aspecto patrimonial; Aspecto fiscal; Aspecto técnico; Aspecto financeiro; Aspecto econômico; Aspecto ético; Aspecto social.

VANTAGENS Para a administração da empresa: Fiscaliza a eficácia dos controles internos; Assegura maior correção dos registros contábeis; Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis; Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas; Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos.

VANTAGENS Para os investidores e titulares do capital (sócios): Maior exatidão das demonstrações contábeis; Melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira; Assegura maior exatidão dos resultados apurados.

VANTAGENS Para o fisco: Maior exatidão das demonstrações contábeis; Assegura maior exatidão dos resultados apurados; Contribui para maior observância das leis fiscais.

VANTAGENS Para a sociedade: Maior credibilidade das demonstrações contábeis; Assegura a veracidade das informações das quais dependerá a tranquilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos; Informa o grau de solidez e a evolução da economia nacional.

LIMITAÇÕES A auditoria contábil encontra suas limitações no momento em que as inconsistências detectadas assumem um caráter não contábil. Ex: Auditoria na área de custos

NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA São regras ditadas pelos órgãos regulamentadores da profissão contábil do Brasil. A principal norma em vigor no Brasil é a Resolução CFC nº 820, de 17 de dezembro de 1997, que aprova a NBC T11.

PLANILHA DE ORÇAMENTO DOMÉSTICO MODELO DE PLANILHA – ORÇAMENTO DOMÉSTICO

CONCLUSÃO A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens. Se o auditor, durante a revisão analítica, não obter informações objetivas suficientes, deve-se efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria até alcançar conclusões satisfatórias