Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2
Economia e Gestão da Saúde O objetivo do curso é analisar o setor de saúde sob a perspectiva econômica. O curso está dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os elementos fundamentais da teoria econômica para analisar o mercado de serviços de saúde. A segunda parte trata das ferramentas de gestão hospitalar.
Economia e Gestão da Saúde Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: → Refletir sobre as questões relativas ao desenvolvimento recente da Economia da Saúde; → Reconhecer as especificidades da teoria econômica na área da saúde e suas implicações para as políticas públicas e gestão dos serviços; → Reconhecer os diversos aspectos que envolvem o complexo econômico- industrial da saúde e identificar complementaridades e encadeamentos existentes dentro desse; → Entender e saber utilizar os instrumentos utilizados na gestão hospitalar
Economia e Gestão da Saúde Metodologia de Ensino As aulas expositivas serão ministradas pelos Residentes em Economia e Administração do HU/UFJF. Esta aula inaugural é ministrada pelo preceptor Prof. Lourival Batista de Oliveira Júnior, diretor da Faculdade de Economia.
Economia e Gestão da Saúde Avaliação A avaliação será feita por duas provas escritas e um trabalho apresentado em seminário. Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões e execução de exercícios em sala e pela assiduidade.
Economia e Gestão da Saúde Mariane Chaves: 1) Introdução à Economia da Saúde 1.1) Cenário da Saúde no Brasil 1.2) Conceito e mensuração da saúde 1.3) Panorama geral da saúde 1.3.1) Elevação dos gastos na saúde 1.3.2) O subfinanciamento do SUS 1.3.3) Uso irracional dos recursos 1.4) Conceito de Economia da Saúde 1.5) Ciências Econômicas X Ciências da Saúde Programa
Economia e Gestão da Saúde 2) A estrutura do setor saúde brasileiro 2.1) A Judicialização da Saúde 2.2) Estrutura assistencial 2.2.1) Atenção primária e promoção da saúde 2.2.2) Assistência de média e alta complexidade 2.2.3) Modelo Hospitalocêntrico X Atenção Primária 3) Mercado de bens e serviços em saúde 3.1) Mercados concorrenciais x imperfeitos; 3.2) Imperfeições do mercado de saúde; 3.3) Razões para a atuação do Estado; 3.4) Mercado de bens e serviços: demanda x necessidade
Economia e Gestão da Saúde 4) Análise e Modelos Econômicos 4.1 ) Análise econômica 4.1.1) Análise de custo-benefício 4.1.2) Análise de custo-efetividade 4.1.3) Análise de custo-utilidade 5) O financiamento da Saúde 5.1) Histórico do financiamento público da saúde 5.2) Modelos de financiamento e gastos públicos e privados: panorama nacional e internacional 5.3) A Emenda Constitucional n ) Gastos públicos em saúde por esfera de governo no Brasil 5.5) Mecanismos e critérios de transferência de recursos federais, estados e municípios
Economia e Gestão da Saúde Suzane Rodrigues: 6) Programas do Governo para melhoria da Saúde no país 6.1 ) O que são programas de saúde; 6.2 ) A diferença entre leis, portarias e programas de saúde; 6.3 ) Estudo e análise dos seguintes programas: 6.3.1) Saúde da Família; 6.3.2) Programa Mais Médicos; 6.3.3) Farmácia Popular; 6.3.4) Viva Vida, e; 6.3.5) Prohosp.
Economia e Gestão da Saúde Ana Djéssika Vidal: 7) Início da Saúde no Brasil 7.1) Sociedade e Estado Brasileiros - Colônia e Império 7.2) Condições Sanitárias x Exportações do Brasil do século XVIII 7.3) Condições Sanitárias x Exportações do Brasil do Século XIX 7.4) Epidemiologia 7.5) Determinantes e Indicadores de saúde; 7.6) Impactos macroeconômicos na saúde.
Economia e Gestão da Saúde Patrick Dias: 8) Crescimento Econômico e Saúde 8.1) Teorias; 8.2) Fatores do Crescimento; 8.3) Fatores do Desenvolvimento; 8.4) Desenvolvimento x Crescimento; 8.5) Indicadores socioeconômicos; 8.5.1) Coeficiente de Gini e Crescimento Econômico; 8.6) Saúde e Desigualdade Social; 8.7) Saúde e Desenvolvimento
Economia e Gestão da Saúde 9) Sistema Único de Saúde 9.1) Aspectos Legais 9.1.1) Constituição Federal 9.1.2) Lei 8.080/ ) Lei 8.142/ ) Normas Operacionais Básicas 9.1.4) Normas Operacionais de Atenção à Saúde
Economia e Gestão da Saúde 10) Mercado de Saúde Suplementar no Brasil 10.1) Saúde Suplementar; 10.2) Tecnologia em Saúde; 10.3) Indústria da Saúde; ) Participação da Saúde na Economia Brasileira; ) Inflação do Setor. 11) Sistemas de Informação em Saúde 11.1) Conceitos; 11.2) Principais sistemas de informação em saúde no Brasil;
Economia e Gestão da Saúde Rafaela Landim: 12 ) Qualidade na saúde 12.1) Conceitos gerais de qualidade 12.2) ANVISA – Conceitos gerais 12.3) Acreditação 12.4) Certificações 12.5) O crescimento da qualidade na Saúde 12.6) Resultados a serem alcançados
Economia e Gestão da Saúde 13) Gerenciamento de Riscos 13.1) Sobre o Gerenciamento de Riscos )Definição ) Risco ) Análise de Risco ) Perigo x Risco ) Evento Adverso ) Importância do Gerenciamento de Risco ) Finalidades, Princípios e Resultados da Gestão de Risco ) 5 pilares do Gerenciamento de Risco 13.2) Análise Preliminar do Risco ) Ferramentas de Análise ) Prevenção de Erros
Economia e Gestão da Saúde 14) Desafios na Gestão da Saúde 14.1) Saúde no Brasil 14.2) Sistema Único de Saúde SUS ) Problemas encontrados ) Cenário da Saúde ) Desafios 14.3) Paradoxo da Medicina Atual Bruna Ferreira: 15) Setores Hospitalares e seus desafios 15.1) Suprimentos 15.2) Compras 15.3) Hotelaria 15.4) RH ‘
Economia e Gestão da Saúde Carolina Cardoso: 16) Gestão Hospitalar 16.1) A Gestão Hospitalar 16.2) Sobre a Temática Hospitalar 16.3) Especificidades da Gestão Hospitalar 17) Planejamento Estratégico 17.1) Conceitos de Planejamento Estratégico 17.2) Planejamento Público x Planejamento Privado 17.3) Ferramentas de Planejamento 17.4) Gráficos de planejamento e controle
Economia e Gestão da Saúde 18) A Gestão por Processos 18.1) Conceitos gerais 18.2) Tipos e Classificações 18.3) Processo organizador 18.4) A importância do mapeamento de processos para a melhoria dos serviços prestados Helder Pereira: 19 ) Marketing Aplicado a Saúde Pública 19.1) Introdução ao Marketing 19.2) Marketing de Serviços 19.3) Marketing Social