Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.

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Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de Velocidade Média e Volume de veículos em várias seções de cada rota em vários horários. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os dados referentes à Rota 01G (Av. Eusébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação) dos anos de 2003 e A escolha do período foi norteada pela implantação do corredor nesta rota, que ocorreu em Tal período abrange um ano antes de a obra ser implantada e três anos após, quando os usuários do sistema viário já teriam se adaptado ao corredor. A análise gráfica e numérica tornou possível observar que a implantação do corredor Campo Limpo – Rebouças – Centro teve um impacto negativo nas vias que compõe o trajeto. O volume em 2007, analisando carros particulares e ônibus urbanos, é menor do que o de 2003, em torno de usuários a menos (gráfico 1). Em contrapartida, a velocidade média não sofreu grandes alterações, variando em torno de 3km/h para menos no período da manhã e para mais no período da tarde (gráfico 2). Conclusão Este estudo mostrou os principais fatores que alteram os padrões de mobilidade, analisando o atual sistema viário e suas mudanças ao longo do tempo. Utilizando dados coletados pela CET foi analisado o impacto causado pela implantação em 2004 do corredor Campo Limpo – Rebouças – Centro nos quesitos de Velocidade Média e Volume de Tráfego. Foi possível concluir que a implantação deste corredor se mostrou negativa, tanto carros particulares quanto ônibus urbanos, diferente do que se esperava. Metodologia O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas teóricas e práticas. A pesquisa teórica aborda o sistema de mobilidade urbana, analisando sua eficiência e compatibilidade com o contingente de usuários. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliográfica contemplando autores que pontuem os aspectos característicos da mobilidade urbana e analisem as causas de diminuição na fluidez do tráfego dentro da cidade de São Paulo. Esta pesquisa estuda os planos de ação previstos para melhoria da mobilidade urbana do município. Foram levantadas as diversas obras e medidas adotadas para melhorar a mobilidade em São Paulo (Rodízios, Corredores, Rodoanel, Arco do Futuro e outros). Também foram analisados os mecanismos de monitoramento de tráfego em São Paulo (Google Maps, Maplink, CET, CGE, Rádio Sulamérica Trânsito, entre outros). A pesquisa prática contempla a utilização de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito, o Quantum GIS, utilizado para o geoprocessamento de dados da Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre determinadas Rotas da cidade de São Paulo, proporcionado uma melhor análise do atual cenário da mobilidade urbana e impacto das obras de infraestrutura. Introdução A cidade de São Paulo vem sofrendo com um crescimento desordenado ao longo das ultimas décadas. A expansão da mancha urbana junto com o aumento do número de veículos nas ruas fez com que o Sistema Viário Principal ficasse saturado. O trânsito afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores da grande metrópole que chegam a perder mais de 2 horas por dia no percurso para o trabalho. A infraestrutura de transporte público encontra-se debilitada e não consegue atender a demanda de usuários que por sua vez dão preferência ao transporte individual. A cidade de São Paulo não pode continuar seguindo o plano de desenvolvimento atual que caminha em direção à paralisação total das vias. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que influenciam a mobilidade urbana em São Paulo, seus impactos, suas contribuições e seu desenvolvimento. Isto será feito através de levantamentos de dados e estudo de caso sobre o Corredor de Ônibus Campo Limpo – Rebouças – Centro, analisando as alterações na mobilidade decorrentes da sua implantação. Alunos: Adriano P. M. Ferreira, Leandro B. G. da Silva e Mariana A. C. dos Reis Orientador: Sergio Vicente D. Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie – Curso de Engenharia Civil ANÁLISE DO SISTEMA VIÁRIO DE SÃO PAULO: O CENÁRIO DA MOBILIDADE URBANA EM UM CORREDOR DE ÔNIBUS Velocidade Média – Manhã Velocidade Média – Tarde Velocidade Média – Tarde Velocidade Média – Manhã