Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Secretaria de Administração
COMO SER PREFEITO.
Área Metropolitana de Lisboa
O SONHO QUE SE TRANSFORMA EM REALIDADE
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
Serviços On-line do IMTT
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Capital do Estado de Sergipe – NE 500 mil habitantes Gestor pleno dos serviços de saúde Responsabilidade pela média e alta complexidade para todo o Estado.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
1ª Fase Todos os Registos, um único número 1. 1ª Fase Início das Operações Início das operações a 6 de Abril de 2009 Número único de contacto para todos.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Com o lançamento do projecto CASA PRONTA, foi criado um novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes.
Sistema de Assistência 24 horas
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
LNEG 2.0 Mais Inovação e Competitividade Inovação Organizacional e Alinhamento Estratégico Teresa Ponce Leão Presidente do Conselho Diretivo do LNEG, I.P.
Novas Oportunidades para a Agricultura COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CIDADES + INTELIGENTES
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Os Novos Marcos Regulatórios
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
CADASTRO COMPARTILHADO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E MICROEMPREENDEDORES.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Excelência na Gestão Pública
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
APRESENTAÇÃO organizarfacilitar controlar O CARPOS CONDOMÍNIO é uma ferramenta desenvolvida para organizar, facilitar e controlar as rotinas diárias de.
Programa Estratégico Biblioteca XXI Proposta de Requalificação da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa Abril 2012.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
PVP – Programa de Valorização do Património Programa de Valorização do Património ( PVP )
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
CIAT - 46ª Assembleia Geral SANTIAGO DO CHILE Abril-2012.
Divic-7ªRF Práticas de EDUCAÇÃO FISCAL na RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Governo Eletrônico Indicadores e Métricas.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
III. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL NA PROPOSTA DO NOVO ESTATUTO DOS MUNICIPIOS MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
Transcrição da apresentação:

Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe Florbela Paredes Filomena Pinto

2 I- Enquadramento O Projeto Balcão Único Municipal O atendimento municipal em 2011 A Divisão de Relação com o Municipe II – A Rede de Atendimento Municipal Os balcões de atendimento municipal Alguns indicadores III – Os desafios futuros

3 A 1ª fase do Projeto Balcão Único foi implementado em Julho de 2009 e teve como: Finalidade: Aproximar a autarquia dos cidadãos através da prestação de serviços de atendimento de qualidade e orientados para a satisfação das suas necessidades. Objetivos:  Dotar o Município de Lisboa de uma imagem única e distintiva no que se refere ao atendimento municipal;  Melhorar a relação da Autarquia com o Munícipe, através do controlo dos processos chave ou críticos e simplificação dos mesmos;  Disponibilizar um sistema de informação integrado. O Projeto Balcão Único Municipal

4 O atendimento municipal em 2011  Dispersão de Atendimentos pela Cidade;  Diversidade de horários de funcionamento;  Heterogeneidade de procedimentos;  Imagem desarticulada da Autarquia face ao Munícipe ;  Reduzida oferta de serviços on-line.

Reorganização dos serviços municipais – centralização da função atendimento na Divisão da Relação com o Munícipe Desconcentração nas Unidades de Intervenção Territorial Evolução para uma Rede de Atendimento Municipal 5

6 O Departamento de Modernização e Sistemas de Informação Departamento de Modernização e Sistemas de Informação (DMSI) Departamento de Modernização e Sistemas de Informação (DMSI) Divisão de Projetos e Desenvolvimento Tecnológico (DPDT) Divisão de Projetos e Desenvolvimento Tecnológico (DPDT) Divisão de Administração de Sistemas e Infra- Estruturas ( (DASI) Divisão de Administração de Sistemas e Infra- Estruturas ( (DASI) Divisão de Inovação Organizacional e Participação (DIOP) Divisão de Inovação Organizacional e Participação (DIOP) Divisão de Relação com o Munícipe (DRM) Divisão de Relação com o Munícipe (DRM)

7 Divisão de Relação com o Munícipe Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM) Operadores telefónicos 1.ª linha (telefonistas) Operadores telefónicos 2ª linha Operadores s Gestor do Munícipe Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM) Operadores telefónicos 1.ª linha (telefonistas) Operadores telefónicos 2ª linha Operadores s Gestor do Munícipe Unidade de Backoffice Certidões Expediente Unidade de Backoffice Certidões Expediente Balcão Único Municipal – Centro Apoio à Divisão Iniciativa Lisboa Unidade Melhoria Contínua Normalização Balcão Único Municipal - Centro Histórico e Ocidental Balcão Único Municipal – Oriental (de Marvila e do Parque das Nações) e Norte Atendimento não presencial Chefe de Divisão Unidade de Comunicação Atendimento Presencial

Principais competências da DRM 8 Definir normas e procedimentos do atendimento municipal; Desenvolver uma base de conhecimento para o atendimento municipal; Coordenar a rede de atendimento ao público multicanal (presencial, telefónico, virtual e escrito); Normalizar documentos; Desenvolver as competências dos trabalhadores; Gerir o sistema integrado de gestão de sugestões, elogios e reclamações; Gerir o catálogo de serviços do município; Assegurar a gestão do relacionamento personalizado com os cidadãos, numa filosofia de “gestor de municipe”; Liquidar e cobrar taxas; Emitir certidões e reproduções.

A Rede de Atendimento Municipal 9

Novo

11 Serviços prestados Ambiente Apoio institucional Cemitérios Certidões/consulta e reprodução de documentos Comércio e serviços Habitação e património Iluminação pública Incentivos fiscais Intervenção social Licenciamento zero Limpeza urbana Mobilidade Ocorrências na via pública, em habitações e equipamentos municipais Pagamentos e taxas Urbanismo e reabilitação urbana

12 Maio de 2013 Balcão Único Municipal – Ocidental Rua da Cozinha Económica, n.º 36-A, loja E (acesso também pela R. de Cascais, junto ao Pingo Doce de Alcântara) 8h às 20h | segunda a sexta

13 Balcão Único Municipal – Norte Rua Manuel Marques, n.º 6H Edifício Odense – Lumiar 8h às 20h | segunda a sexta Junho de 2013

14 Balcão Único Municipal – Oriental de Marvila Loja do Cidadão de Marvila C.C. Pingo Doce Bela Vista, Av. Santo Condestável, Loja 34 9h às 19h | segunda a sexta 9h às 13h | sábados aberto aos sábados de Marvila

15 Balcão Único Municipal – Oriental do Parque das Nações Rua Professor Picard (antigo Edifício do IMTT ) 8h às 20h | segunda a sexta do Parque das Nações

16 Balcão Único Municipal – Centro Histórico Rua Nova do Almada, º piso 8h às 20h | segunda a sexta

17 Balcão Único Municipal – Centro Edifício Central do Município Campo Grande, 25 8h às 20h | segunda a sexta

18 Iniciativa Lisboa espaço para empreendedores e investidores Campo Grande, 13 8h às 20h | segunda a sexta

19 Alguns Indicadores

20 1. Aumento do número de atendimentos

Alguns Indicadores Redução do tempo médio de atendimento

Alguns Indicadores Junho Minimização do número de reclamações Houve um aumento exponencial do n.º de elogios recebidos e que são colocados na intranet da Divisão, onde vão passando todos os que foram feitos às equipas ou aos Técnicos de atendimento

Alguns Indicadores Junho Atendimento não presencial

24 5. Aumento da satisfação dos munícipes Alguns Indicadores

Junho Formação dos Técnicos de atendimento

Catálogo de Serviços Os desafios futuros

Junho 2012 Desenvolvimento da área reservada “a minha CML” Área de acesso reservado online para: - Consulta de processos e notificações - Acesso a dados financeiros - Submissão de formulários eletrónicos + rápido + fácil + simples - burocrático - deslocações + próximo Os desafios futuros

Um Serviço de atendimento ao munícipe - Filas de espera + Desmaterializado + Rápido + Eficiente - Oneroso + Previsível + Cordial + Capacidade de resposta + Satisfação 28