Correção do 1ª exame do vestibular UERJ 2013.2 (Português) Diego Domingues Polo SJM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Professora Angela Biazi
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Verbos – Prova Bimestral
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Modo Indicativo e Subjuntivo
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
DISSERTAÇÃO.
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As questões a seguir foram retiradas de vestibulares anteriores, nossa propostas é familiarizá-los com os tipos de questões exigidas nos vestibulares.
Sejam atentos(as) e mãos à obra!!!!!
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Conhecimento de mundo.
A tua Amizade é um precioso tesouro.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Carta pessoal.
Desafio Pré-Vestibular
Dicas para Apresentações
Discurso Directo Indirecto.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Informações implícitas
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Intertextualidade discursiva
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
Textos Argumentativos
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
COMO INTERPRETAR TEXTOS
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
Desafio Pré-vestibular
A dissertação: esmiuçando o gênero
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Como redigir um bom texto?
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Funções da Linguagem.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
Texto expositivo & argumentativo
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM

GABARITO: C Na própria questão ele explica o que é paradoxo (combinação de termos ou expressões que se contradizem). A letra C é a resposta adequada pois une a palavra “rede” que transmite uma ideia de socialização, de compartilhamento, com a palavra “antissocial” que se opõe diretamente a ela.

GABARITO: B Intepretação. A personagem Joana demonstra claramente que não gosta das redes sociais, por isso sua crítica é reforçada pelo uso de palavras de sentido negativo como: ‘não compartilho nada com ninguém e ninguém me incomoda...”

GABARITO: D A intertextualidade é o diálogo entre diferentes textos. A frase “Não era um pássaro nem um avião” é uma clara alusão à pergunta clássica das histórias em quadrinhos “É um pássaro? É um avião?”. Essa referência caracteriza a intertextualidade.

GABARITO: C A palavra “sarado” usada para designar alguém em boa forma física representa um termo mais usado na linguagem informal.

GABARITO: A Os depoimentos recolhidos caracterizam a estratégia argumentativa chamada “argumento de autoridade”, na qual especialistas são consultados a falar sobre o que dominam, conferindo credibilidade ao texto.

GABARITO: A Figura de linguagem A antítese está representada na aproximação de ideias contrárias “eu sabia que Superman não existia” e “sabia que meu pai era o verdadeiro Superman”.

GABARITO: A O vocativo é o termo que serve para chamar, invocar o destinatário da mensagem. No texto, o vocativo aparece através das repetidas presenças do nome de “Matilda”, interlocutora do autor da carta, caracterizando uma marca importante do gênero.

GABARITO: C Interpretação. O trecho da alternativa C “tem que matar esses vagabundos” não representa a fala do autor do texto, mas a fala do pai da interlocutora. Portanto, esta é a única opção que evidencia a voz de outro personagem.

GABARITO: A Lembrando, a gradação é a apresentação de uma sequência de ideias de forma crescente ou decrescente. (Ex. Ele pediu, gritou, berrou, mas ninguém atendeu.) Podemos dizer que os termos sublinhados representam uma gradação, pois a contrariedade é um estágio relacionado anteriormente à indignação.

GABARITO: B Entre as frases “Ele está fazendo noventas anos” e “quanto tempo ele pode ainda viver?” o autor tenta suavizar a situação, já que considera que a pergunta feita pode ser mal interpretada ou gerar uma consequência indesejada, por isso ele diz “É uma idade respeitável” e “não são muitos que chegam lá” para amenizar o choque da indagação.

GABARITO: D Uma questão de simples leitura e interpretação. A autora diz durante todo o texto sobre as inconvenientes pessoas que falam dentro do cinema e as nomeia na linha 21 de “os blablablás”.

GABARITO: D Figura de linguagem A relação metonímica está representada na substituição de VOZ por VIDA no trecho “Nossa vida cala para que outra fale”

GABARITO: A Valor semântico dos tempos verbais. A questão queria saber em qual das alternativas o verbo indica uma ação finalizada. Lembrando que na frase da questão “Isso era cinema” o verbo “ser” está no pretérito imperfeito, indicando uma ação que se estendia no passado, enquanto que no gabarito “Isso foi o cinema” o verbo “ser” está no pretérito perfeito, indicando uma ação concluída no passado.

GABARITO: C Método argumentativo Nós vimos bastante esse conteúdo. Na própria questão ele diz “formula uma premissa geral e uma premissa particular para relacioná-las na conclusão” O método que vai do geral para o particular é a DEDUÇÃO, logo, a alternativa correta é C, argumento dedutivo.

GABARITO: D Os três benefícios são: fazer-nos felizes pelo autoconhecimento, tornar-nos melhores amantes, e tornar-nos cidadãos melhores, ultrapassando as fronteiras sociais. A direção dessa ordem indica um percurso do individual (autoconhecimento) para o social (cidadãos melhores)

GABARITO: B Na alternativa B diz “os livros propiciam ao leitor um ponto de vista privilegiado, de onde observa conflitos de interesses”. Essa oportunidade de observar “conflitos de interesses” é o trecho que explicita o contato do leitor com perspectivas distintas, ou seja, o leitor tem acesso a pontos de vista conflitantes, distintos.

Ao lado está o gabarito geral da parte de português. A próxima prova da UERJ será a resolução das questões específicas discursivas e ocorrerá em dezembro. Qualquer dúvida, me procurem no sábado ou mandem Abraços e até, Diego Domingues DAS 16 QUESTÕES TIVEMOS: 9 questõesInterpretação 3 questõesFiguras de linguagem (antítese, gradação, metonímia) 2 questõesTexto argumentativo (argumento de autoridade e dedução) 1 questãoIntertextualidade 1 questãovalor semântico dos tempos verbais (pretérito perfeito x imperfeito) Como foi dito no sábado anterior, as questões privilegiaram a interpretação de texto.