Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

LETRA DE CÂMBIO Marco Antonio Lorga Tel.: (65) /
TÍTULOS DE CRÉDITO AVAL
NOTA PROMISSÓRIA Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Direito Empresarial 8ª Aula
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Unidade III – Letra de Câmbio
NOTA PROMISSORIA.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
AGU 2010 – CESPE (certo ou errado)
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Curso de Direito - Noturno Aluno: Nelson Gomes Filho
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
LETRA DE CÂMBIO DecRETO 2044, 31/12/1908 (LEI SARAIVA)
Prescrição (perda do exercício do direito de cobrança por via de execução – ação cambial) para cobrança de co-obrigado é necessário o protesto como requisito.
Prof. Wiverson de Oliveira
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO SAQUE ACEITE AVAL VENCIMENTO PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Letra de Câmbio.
EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
Transcrição da apresentação:

Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO

LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? O aceite é imprescindível na letra para validade do título? O aceite pode ser riscado para ser cancelado? O saque é ato original e dispensável para a criação da LC? O aceite é uma declaração unilateral e ato sucessivo? Pode ser protestada por falta de aceite? Se não tivesse a data do aceite, qual seria o vencimento?

Letra 02 Qual o dia exato do vencimento? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? Como deverá ocorrer o pagamento (moeda)? Em que lugar deverá o título ser pago? Quem é o devedor do título? O título poderá ser protestado? Até que data? Qual motivo? Se houve recusa do aceite ocorre vencimento antecipado? Pode protestar? Todos os requisitos estão preenchidos? Isso torna o título inválido? Qual o valor que deverá ser pago, caso haja o pagamento no dia 05/05/2012, após o protesto? Pode haver a estipulação de juros na letra com vencimento a termo da data? E quanto aos juros cobrados, existe alguma irregularidade? Sim ou não?

Letra 03 Qual o dia exato do vencimento? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? O que significa a expressão “não à ordem” no título? O que significa a expressão “sem protesto” ? Em que implica o não aceite no título? Quanto aos juros, está correta a indicação? Quem é o devedor do título? Qual é o local de pagamento do título?

Letra 04 Qual o dia exato do vencimento? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? Quem é o devedor do título? O que significa a cláusula “não aceitável” no título e em que implica? Quanto ao aceite, que tipo é? Pode haver a execução imediata deste título? Contra quem?

Letra 05 Qual o dia exato do vencimento? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? O título foi aceito? Quais as consequencias quanto ao aceite? Quem é o devedor do título?

Letra 06 Qual o dia exato do vencimento? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor do título? Quem é o proprietário do título? O título foi aceito? O título pode ser protestado por falta de aceite? O que significam as cláusulas: “sem protesto” e “sem garantia” neste título? Quem são os avalistas neste título? Existe aval simultâneo ou sucessivo? De quem? Quem são os endossantes deste título?

Se Israel pagar o total do título, quanto poderá cobrar e de quem? Se Francisco pagar o total do título, quanto poderá cobrar e de quem? Se Gracinha pagar o total do título, quanto poderá cobrar e de quem? Qual o procedimento? Até quando poderá cobrar e de que forma? Se D. Rosa pagar o total do título, quanto poderá cobrar e de quem? Qual o procedimento? Até quando poderá cobrar e de que forma? Se Tim Tones pagar o total do título, quanto poderá cobrar e de quem? Qual o procedimento? Até quando poderá cobrar e de que forma? Se Antonio Marcos pagar a quantia pela qual se comprometeu, R$ 1000,00, quanto poderá cobrar e de quem?