Complexo e multideterminado PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SER HUMANO Complexo e multideterminado
Psicologia e Educação: breve histórico Origem: história da psicologia e evolução do pensamento educativo Períodos: Psicologia filosófica: mediação da filosofia Psicologia científica: primeira década do sec. XX nasce a Psicologia da Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Finalidade - utilizar e aplicar conhecimentos, princípios e métodos da psicologia para análise e estudo dos fenômenos educativos Paradigmas # Racional - técnico # Crítico - reflexivo Objeto de estudo - processos psicológicos, especificamente, as mudanças relacionadas com as atividades e as situações educativas
Psicologia da Educação: disciplina ponte Disciplina psicológica e educativa de natureza aplicada Dimensões # Teórica ou explicativa # Tecnológica ou projetiva # Técnica ou prática Conteúdos # Processos psicológicos (desenvolvimento, aprendizagem, socialização, etc.) # Fatores, variáveis e dimensões das situações educativas
REFERÊNCIAS COLL, César (org.). Psicologia da Educação. Tradução de Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1999. LAROCCA, Priscila. O saber psicológico e a docência: reflexões sobre o ensino de Psicologia na Educação. Psicologia – Ciência e profissão. Brasília, ano 20, nº 2, 2000. p. 60 a 65 LIMA, Elvira Cristina Azevedo S. O conhecimento psicológico e suas relações com a Educação. Revista Em Aberto. Brasília, ano 9, nº 48, out/dez 1990. p. 3 a 24.