Complexo e multideterminado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Dr. Thomé E. Tavares Filho
O que é ser geógrafo?.
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Relação professor/aluno
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
A avaliação da aprendizagem na escola
PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Classificação dos Seres Vivos
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
LICENCIATURAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Maria Izabel Malheiros Pereira ISULPAR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Maria Luiza Vicente Melissa Chrisse Taiane de Paula Thaís Tafuri
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
METODOLOGIA DA PESQUISA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
A Sociedade humana: generalidades
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Administração Científica
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
Softwares Educacionais – Cód
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
A formação das teorias a partir de concepções antropológicas Teorias da Personalidade I Felipe Stiebler Leite Villela.
Concepções em Educação Matemática
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Principais obras: › O Método  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As ideias  A humanidade da humanidade  Ética.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
PCN e PNLD.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Rosa Lúcia prédes trindade
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Complexo e multideterminado PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SER HUMANO Complexo e multideterminado

Psicologia e Educação: breve histórico Origem: história da psicologia e evolução do pensamento educativo Períodos: Psicologia filosófica: mediação da filosofia Psicologia científica: primeira década do sec. XX nasce a Psicologia da Educação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Finalidade - utilizar e aplicar conhecimentos, princípios e métodos da psicologia para análise e estudo dos fenômenos educativos Paradigmas # Racional - técnico # Crítico - reflexivo Objeto de estudo - processos psicológicos, especificamente, as mudanças relacionadas com as atividades e as situações educativas

Psicologia da Educação: disciplina ponte Disciplina psicológica e educativa de natureza aplicada Dimensões # Teórica ou explicativa # Tecnológica ou projetiva # Técnica ou prática Conteúdos # Processos psicológicos (desenvolvimento, aprendizagem, socialização, etc.) # Fatores, variáveis e dimensões das situações educativas

REFERÊNCIAS COLL, César (org.). Psicologia da Educação. Tradução de Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1999. LAROCCA, Priscila. O saber psicológico e a docência: reflexões sobre o ensino de Psicologia na Educação. Psicologia – Ciência e profissão. Brasília, ano 20, nº 2, 2000. p. 60 a 65 LIMA, Elvira Cristina Azevedo S. O conhecimento psicológico e suas relações com a Educação. Revista Em Aberto. Brasília, ano 9, nº 48, out/dez 1990. p. 3 a 24.