Plano de Trabalho Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano de Trabalho Docente
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação em ação Segundo Semestre..
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Área do conhecimento: Biologia
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Diretrizes do ensino de História
Apresentação da Disciplina:
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Questões metodológicas do Ensino Religioso
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Atividade complementar 03
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Didática da alfabetização
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Transcrição da apresentação:

Plano de Trabalho Docente Luiz Antonio Burim Coordenador de Filosofia Equipe de Ensino

Formato Básico: Dados de identificação Conteúdo: Estruturante/Básicos/Específicos Justificativa; Objetivos; Encaminhamento Metodológico Recursos didáticos; Critérios de avaliação/Recuperação; Instrumentos de avaliação Referência/Filmografia/Musicografia/Iconogr afia

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Colégio 2. Professor; 3. Curso. 4. Série; 5. Turma. 6. Ano Letivo 7. Período

Justificativa: Importância dos conteudos na formação do educando; Recorte de conteúdos; Expressa inteções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural Articulação com as DCEs;

CONTEUDOS ESTRUTURANTES E BÁSICOS Nos Conteúdos Estruturantes e Básicos o Professor deve ver a tabela anexa a DCE. Conteúdos Específicos – Cabe ao Professor elencar esses conteúdos trabalhando-os de forma contextualizada e articulada com os conteúdos estruturantes e básicos.

Objetivos: O que eu quero desenvolver junto com meus alunos; Que características de pensamento desenvolver dentro da disciplina; O que propõe as DCEs.

Conteúdos: Conteúdos necessários a desenvolver meus objetivos e formar o aluno dentro da disciplina; Lista de Conteúdos Específicos, relacionados aos Básicos e Estruturantes;

Encaminhamento Metodológico: Como chegar aos objetivos com os conteúdos; Que recursos didático/pedagógicos utilizar e como utilizar; Que métodos próprios da disciplina usar com os alunos. Explicitar a forma de encaminhamento das aulas, considerando o processo de ensino- aprendizagem do educando.

RECURSOS DIDÁTICOS Tv multimídia; Livro Didático; Vídeos; Revistas, Quadro de Giz; DVD Aparelho de Som; Material xerocopiado, Laboratório de informática...etc

Critérios de avaliação Forma de verificar se os métodos utilizados, junto aos recursos e desenvolvimento de conteúdos chegaram aos objetivos propostos, pensando no mínimo domínio de idéias e conteúdos próprios da disciplina. A avaliação deve ser contínua, permanente e seus critérios devem definir os propósitos e a dimensão do que se avalia.

Critérios de Avaliação Para cada conteúdo deve-se ter claro dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto avaliar. Os critérios refletem de que forma vai se avaliar um conteúdo. É importante ter claro o que se espera que o aluno atinja com cada atividade avaliativa proposta, estabelecendo-se o valor atribuido a cada uma.

Critérios de Avaliação A recuperação deverá ser paralela, concomitante e contemplar também o que preceitua o PPP e o Regimento Escolar de cada Estabelecimento de Ensino

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Atividades de interpretação, compreensão e análise dos temas estudados; Discussões em grupo; Produções de trabalhos/pequisas Debates; Produção de textos; Provas orais e/ou escritas Seminários Produção de resenhas, relatório, resumos..etc

Bibliografia/Filmografia/Musicografia/Iconografia: Livros a serem utilizados, didáticos, paradidáticos e outros; Músicas; Filmes; Textos; Imagens e outros.