Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANO DE GESTÃO.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Formas de Planejamento
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Afinal, o que é Planejamento?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
Funções da Administração
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Política Nacional de Habitação
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Planejamento Estratégico
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO SOCIAL II UNIDADE 02
ABRIL 2010.
Apresentação Diagnóstico Social
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Luciana Tolstenko Nogueira
REUNIÕES REGIONAIS.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
DIDÁTICA: Planejamento Plano de Ensino Algumas considerações
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Elaboração e Gestão de Projetos Profª Drª Silvia Helena R. Cruz.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.

Planejamento Gandin (2001, p. 83), ”é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la. “

Planejamento é Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Planejamento Político-social Planejamento Político-Social tem como preocupação fundamental responder as questões "para quê", "para quem" e também com "o quê". A preocupação central é definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação, em médio prazo e/ou longo prazo. "Tem o plano e o programa como expressão maior" (GANDIN, 1994, p. 55).

Instrumentos de ação de planejamento (sistematização) Plano Projeto Programa

Plano O plano é a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

Plano Segundo BAPTISTA;  O Plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, sua diretrizes e precisa responsabilidades.

Exemplo Plano Brasil É o Plano Plurianual do Governo Federal PROTEÇÃO SOCIAL À PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA 0068 ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Programa é "constituído de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido" (p. 42) o programa, dentro de um plano, é o espaço onde são registradas as propostas de ação do planejador, visando a aproximar a realidade existente da realidade desejada. Desse modo, na elaboração de um programa é necessário considerar quatro dimensões: " a das ações concretas a realizar, a das orientações para toda a ação (atitudes, comportamentos), a das determinações gerais e a das atividades permanentes. " (GANDIN, 1993, p. 36 e 1995, p. 104).

Programa Segundo PINTO;  O programa é o documento que detalha por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais.

Programa Fome Zero Programas e ações O FOME ZERO atua a partir de quatro eixos articuladores: - EIXO 1: Acesso aos alimentos, - EIXO 2: Fortalecimento da agricultura familiar, - EIXO 3: Geração de renda e articulação e - EIXO 4: Mobilização e controle social.

Exemplo Programa Fome Zero Conceito O FOME ZERO é uma estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Tal estratégia se insere na promoção da segurança alimentar e nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome. Articulação e integração da ação pública: A atuação integrada dos ministérios que implementam políticas fortemente vinculadas às diretrizes do FOME ZERO possibilita uma ação planejada e articulada com melhores possibilidades de assegurar o acesso à alimentação, a expansão da produção e o consumo de alimentos saudáveis, a geração de ocupação e renda, a melhoria na escolarização, nas condições de saúde, no acesso ao abastecimento de água, tudo sob a ótica dos direitos de cidadania.

Projeto Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro. Na opinião de Gadotti (apud Veiga, 2001, p. 18), todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.

Projeto Segundo BAPTISTA;  O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações.

Exemplo Programa Gestão Social com Qualidade Projeto I – Capacitação Descentralizada para gerentes sociais Projeto II – Capacitação para a Implementação do SUAS e do Programa Bolsa Família