AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMA SEP/DIEAS -2014 Área de atuaçãoResultados GESTÃO TERRITORIAL (Comitês de Bacias, Conselhos de unidades de conservação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Leila Brandão SECAD/MEC
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Inundações: alerta e monitoramento
Programa de Educação Ambiental da Bahia
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
Comissão de EJA de Alagoas
Programa EESC Sustentável USP Recicla
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Atuação dos agentes de Controle Social
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Sistema Nacional de Formação
MAIO 2010.
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Capacitação em Atenção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas para Municípios Baianos – 2015/ 2016 Setembro 2015.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMA SEP/DIEAS Área de atuaçãoResultados GESTÃO TERRITORIAL (Comitês de Bacias, Conselhos de unidades de conservação e Municípios do GAC ) Criação de 15 CT de EA : 8 em UC e 7 CBH; Formação de 360 pessoas para a formação em educação ambiental em 9 turmas atendendo um total de 81 municípios, 10 comitês de bacias e 15 conselhos gestores de UC (articulação com o FORMAR); Criação da rede de educadores em 4 turmas da formação; PROJETO BOCAPIU Elaboração e impressão de 3500 exemplares do material didático álbum Seriado "Água e Cidadania". Foram distribuídos materiais didáticos em 118 entregas em oficinas e eventos, envolvendo 3420 pessoas; Aquisição de 12 títulos totalizando livros; MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS Convenio (UEFS e UESB) – Foram Identificadas e cadastradas 325 iniciativas. UESC- Proposta aprovada pela PGE para celebração; Construção da versão dos banco de dados para o publico externo. Apoio a projetos socioambientais Convênios com 12 instituições com projetos aprovados pelo (Edital 01). 4 finalizados até o momento; 2 convênios com ASCAE e Nativos de Itapoã por demanda espontânea. Projeto FNMAElaboração do conteúdo programático do módulo de formação em EA(AGROECOLOGIA, EDUCOMUNICAÇÃO E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS ) ; Articulação com as EFA´s Aquisição de bens de consumo e permanente; Processos de aquisição de generos alimenticios e contratação de instrutores;

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMA Valor investido até 2014 =

Mapeamento de Experiências Socioambientais