Adeilde Santana Desempenho, enfoques e tendências da adm. De materiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

ANHANGUERA EDUCACIONAL
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Sistema de Informação Gerencial
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Características básicas de controle de estoque Objetivos do estoque e previsão de incertezas Balancear os custos de manter e de pedir estoque visando encontrar.
Características básicas de controle de estoque
MEDIDAS DE DESEMPENHO Uma medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em uma determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos.
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES
3 CAPÍTULO Desempenho, enfoques e tendências da administração de materiais Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva.
3. Sistemas de Informação e a Produção
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
LOGÍSTICA Grupo 97..
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Características básicas de controle e a gestão de estoques
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
U07 Grupo 19V.
Logística de distribuição
Apresenta.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Dinâmica intraorganizacional
Estoques R02.
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Logística de Distribuição
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
Estoques Grupo: 19Q072.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
TI aplicada a Logística
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Administração da Produção
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677.
Controle de estoque.
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Foco Atual da Logística Empresarial
Logística Empresarial
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Repensando a Logística
Técnico Contabilidade
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Suprimento Físico Prof. Lima.
SUPRIMENTOS CLASSE MUNDIAL. Suprimentos Classe mundial- visão holística do negócio e foco centrado na melhoria, não só centrado na tecnologia Chaves principais:
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Logística Aula 1: Análise de estoques, Indicadores de desempenho,
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Consórcio Modular.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

Adeilde Santana Desempenho, enfoques e tendências da adm. De materiais

MEDIDA DE DESEMPENHO É uma maneira de medir o desempenho de determinada área e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.

Avaliando a Eficácia de uma Medida de Desempenho A medida de desempenho : É coletada com base em dados precisos e completos? Realmente interessa à empresa ou é só “mais um número”? Não irá confundir as pessoas ( será que já não temos tantas medidas?) Será entendida por todos? È direta e específica?

Índices de medir desempenho de materiais Giro do estoque Estoque em processo Lead time Produto acabado em estoque Eficiência de entregas

Indicadores da área de compras (procurement ) Erros em ordens de compras Ordens de compras auditadas Valor total comprado Gastos totais do setor de compras Gastos totais em compras Número de ordens colocadas Itens entregues no prazo Total de itens entregues

Medida de desempenho para os RH Número de pessoas contratadas Número de pessoas entrevistadas Número de dispensas antes de um ano Número de pessoas contratadas Horas de treinamento Horas trabalhadas

ENFOQUES 1 - Administração de recursos 2 - Sistemas de Controle e informações 3 - Processos

1- Adm. de recursos Técnica que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos. Pode ser: 1.1 -Técnica de adm. de Materiais 1.2 -Técnica de gestão de bens e equipamentos Técnica para adm. de pessoa s

1.1 – Téc. de administração Just-in-time – fornecedor libera os suprimentos a medida que eles vão sendo necessários a produção. Fornecedor preferencial –selecionar fornecedor e garantir a qualidade eliminando teste de recebimento. Programação de fornecedor – alimentação contínua da programação e controle da produção (PCP) com as necessidades de entrega, via EDI. Kanbam – controle de fábrica pela qual as necessidades de entrega determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. Qualidade em tempo real e seis sigma - controle estatístico de processos para detectar variações perante o padrão. O Seis Sigma vai identificar nos processos fontes de desperdício e oportunidades de ganho pela análise de dados coletados em experimentos controlados

1.2 – Téc. Gestão de bens e equipamentos Justificativa de investimentos – ligadas a automação da fábrica; Simulação – balanceamento da produção – análise para tomada de decisão; Configuração do fluxo – layout da fábrica deverá ser projetado para tirar proveito Tec. agrupamento de processos - combinar produtos da mesma família maximizando economia de escala, minimizando equip. mão de obra e gastos indiretos; Manufaturabilidade do produto – na fase do projeto otimizar os fatores de produção como qualidade, entrega, custo e flexibilidade.

1.3 – Téc. Administração de pessoas 1- Envolvimento das pessoas – estimulo do envolvimento com o trab. Adm. Participativa, círculos controle de qualidade, delegação de poder. 2- grupos de trabalho – pequenos times na manufatura ou no desenvolvimento dos produtos. 3 - Educação, treinamento contínuos – novas tecnologias exige reciclagem constante

2 – Sistemas de controle e informações Operações de manufatura – previsões de demanda, ordens, compras, controle de produtividade e inventários. Definições de produtos e processos- distribuição de como o produto é fabricado. Normalização de componentes, processos, sistemas. Integração de sistemas tecnológicos – integração de engenharia de manufatura com os negócios, comunicação automática - EDI

3 - Processos Atualização dos processos de fabricação através da mudança tecnológica. Esquema Estratégia da atualização Classificação – produto, processo ou informação Categoria –por exemplo, produção ou teste Estágio- por exemplo, conceito em pesquisa ou sendo introduzido. Descrição- apresentação sucinta do que é Objetivo- o que pode melhorar Benefícios- custo, qualidade Análise posição da competição Recursos- o que precisamos usar Programa –em quanto tempo podemos usa-la Desafios –barreiras á aplicação, riscos, etc

4 - Tendências Disponibilidade e distribuição da informação; Desenvolvimento das novas tecnologias Globalização dos mercados e da competição por negócios Responsabilidade ambiental, limitações de recursos naturais

ATIVIDADE Vale 0,5 para compor a nota da unidade. Formar a mesma equipe de 4 membros. 1 – Usando a definição de medidas de desempenho, como você avalia a qualidade das informações geradas por meio: a) do vestibular; b) do ENEM, c) pesquisa boca-de-urna. 2- Qual a diferença entre just-in-time e Kanban? Explique. 3 – Crie uma série de atributos para avaliar o desempenho de um produto (coca-cola) e de um serviço ( TAM ).