V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Advertisements

Luciana Ribeiro Campos
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
5ª Oficina ANA de Agência e Cobrança
Usuários cadastrados. Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul e Aplicação dos Recursos.
AGÊNCIA DE ÁGUA PCJ Agência Única para as Bacias –gerir os recursos financeiros arrecadados em todos os domínios –atender a todas as deliberações dos Comitês.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Sistema Estadual de Meio Ambiente
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Brasília – 09 de novembro de 2011
Agência Nacional de Águas Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos Contrato de Gestão: Evolução e novos indicadores Fernanda Laus Brasília,
Componentes Principais da Carta Olímpica
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Poluição das Águas
Propostas para a Comissão das Águas da ALMG Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí – GD5 Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
Secretaria de Desenvolvimento
Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade Belo Horizonte, Agosto de 2015.
Comitês de Bacias Hidrográficas
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Superintendência de Apoio a Gestão de Recursos Hídricos – ANA Agência e Cobrança: conquistas e desafios Agência e Cobrança: conquistas e desafios Belo.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Política Estadual de Recursos Hídricos
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais Lei n° /1997, Atualizada pelas Leis n° , de Junho/2013 e nº , de agosto/2013.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI N.º 29, DE 2011 IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – IGAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2014/2015 PLANEJAMENTO 2016 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
Transcrição da apresentação:

V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ

Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências das chamadas Agências de Água, ou Agências de Bacia, principalmente no que se refere à elaboração do Plano de Recursos Hídricos e à execução das ações deliberada(s) pelo(s) Comitê(s).

Prestar apoio técnico e operacional à gestão integrada dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, promovendo o planejamento, a execução e o acompanhamento de estudos, ações, programas e projetos determinados, de acordo com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia e com as diretrizes, deliberações e recomendações disposta pelo CEIVAP e comitês afluentes

Ser uma Agência de Bacia, de referência nacional na gestão integrada de recursos hídricos, prestando apoio técnico e operacional e promovendo o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações consubstanciadas no Plano de Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

LEI 9433/97 – SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS CEIVAP AGEVAP

LEI 9433/97 – SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS - Comitê POLÍTICO / DELIBERATIVO - Agência TÉCNICA / EXECUTIVA

Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos

Área de Atuação – km² Bacia do Paraíba do Sul (184 municípios ) SP 39 – 2,5 milhões de pessoas RJ 57 – 12,4 milhões de pessoas MG 88 – 1,5 milhões de pessoas Bacia do Guandu (19) RJ 19

O Contrato de Gestão é uma forma de contrato por prazo determinado e consiste em um acordo entre o Poder Público e outras entidades, no qual ficam estabelecidas as responsabilidades de ambos e as metas a serem alcançadas. Atualmente a AGEVAP possui cinco Contratos de Gestão assinados com a ANA, o INEA e o IGAM para exercer as funções de Agência de Bacia e Secretaria-Executiva dos seguintes Comitês: ‘ CG ANA 14/2004 CG INEA 03/2010 CG INEA 01/2010 CG IGAM 02/2014 CG IGAM 01/2014

Exercer as funções de Agência de Bacia na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, observando as diretrizes do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul. O Contrato de Gestão celebrado entre a ANA e a AGEVAP, com a interveniência do CEIVAP, em 1° de setembro de 2004, tem por objeto a aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, cujo resultado é medido através de metas constantes no Programa de Trabalho – Metas e Indicadores (Anexo I) do Contrato de Gestão. Contrato de Gestão AGEVAP-ANA nº 14/2004

Exercício das Funções de Agência de Bacia dos Comitês Fluminenses Médio Paraíba – Volta Redonda Piabanha – Petrópolis Rio dois Rios – Nova Friburgo Baixo Paraíba – Campos dos Goytacazes e Itaperuna Contrato de Gestão INEA CBH’s – 001/2010 Termo Aditivo ao CG INEA nº 001/2010 Ampliar o objeto do CG n.º 001/2010 a fim de incluir o CEIVAP como interveniente do contrato de gestão n.º 001/2010. Repasse à AGEVAP dos recursos financeiros provenientes da transposição das águas do rio Paraíba do Sul para o rio Guandu.

Exercício de funções de competência de agência de água do Comitê Guandu. Apoio Técnico e Administrativo ao Comitê Guandu e a execução de programas de investimentos em serviços técnicos, pesquisas e obras de interesse dos recursos hídricos, aprovados pelo comitê em reunião plenária e referendados pelo CERHI-RJ. Contrato de Gestão INEA Guandu – 003/2010

Contrato de Gestão firmado entre a AGEVAP e o IGAM com anuência do Comitê Preto e Paraibuna. Alcance das metas estabelecidas no Programa de Trabalho no exercício das funções de Agência de Bacia, por meio da aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Contrato de Gestão AGEVAP – IGAM nº 001/2014

Contrato de Gestão firmado entre a AGEVAP e o IGAM com anuência do Comitê Pomba e Muriaé. Alcance das metas estabelecidas no Programa de Trabalho no exercício das funções de Agência de Bacia, por meio da aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Contrato de Gestão AGEVAP – IGAM nº 002/2014

Convênio celebrado entre o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e a Associação Pro-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do o Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, com interveniência do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna – PS1. Convênio AGEVAP-SEMAD PS1 Convênio nº

Convênio celebrado entre o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e a Associação Pro-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do o Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, com interveniência do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriáe – PS2. Convênio AGEVAP-SEMAD PS2 Convênio nº

AGEVAP – Sede e Unidades Descentralizadas Além da Sede da AGEVAP localizada na cidade de Resende/RJ, após a assinatura dos Contratos de Gestão com o INEA, a AGEVAP abriu Unidades Descentralizadas – UD’s no Estado do Rio de Janeiro para atendimentos às atividades de função de secretaria executiva dos Comitês Fluminenses: UD 1 Volta Redonda – Comitê Médio Paraíba UD2 Petrópolis – Comitê Piabanha UD3 Nova Friburgo - Comitê Rio dois Rios UD 4 Campos dos Goytacazes e UD5 Itaperuna – Comitê Baixo Paraíba UD 6 Seropédica – Comitê Guandu

Estrutura Assessorias: - Jurídica - Contábil - Informática CBH Médio PS UD 01 Volta Redonda CBH Piabanha UD 02 Petrópolis CBH Rio 2 Rios UD 03 Nova Friburgo CBH Baixo PS UD 04 Campos CBH Baixo PS UD 05 Italva Assembleia Geral (n° ilimitado) CBH Guandu UD 06 Seropédica CEIVAP Sede Resende Equipe (48 funcionários) ‘ ‘ Diretoria-Executiva (5 membros) Conselho Fiscal (3 membros) Conselho Fiscal (3 membros) Conselho de Administração (5 membros) Conselho de Administração (5 membros)

OBRIGADO André Marques (24)