Redação gêneros do discurso e gêneros literários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
LITERATURA PROCEU 2013 Fabíola Machado da Rosa Pedagogia – Unicamp
GÊNEROS LITERÁRIOS.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
Memórias de um Sargento de Milícias
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Marina Colasanti Anna Frascolla 2010
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
CONTO analisando a estrutura
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
GÊNEROS LITERÁRIOS.
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
Professora Francisca Barros
Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.
Professora: Aíla Rodrigues
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
Crônica Um gênero do cotidiano.
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Arte e representação.
Em busca de uma compreensão
Introdução aos gêneros literários
Elementos da Narrativa
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista
Texto Narrativo.
O fazer literário Prosa e poesia.
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Profa. Karen Neves Olivan
A epopeia Os Lusíadas.
Literatura Gêneros Literários.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Literários Organização das obras literárias por semelhança das estruturas e modo de ver a realidade. A história dos gêneros literários é antiga,
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Teorias do texto: discurso, enunciação, texto
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
GÊNEROS TEXTUAIS.
Português Instrumental REVISÃO
Literatura Brasileira
Comunicação e Redação Empresarial
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
ARCADISMO Introdução.
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Funções da Linguagem.
Gêneros Literários.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Professor Marcel Matias
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Transcrição da apresentação:

Redação gêneros do discurso e gêneros literários

Em casa, na rua, na escola, no clube, todos nós, no dia a dia, circulamos entre textos e discursos. O que é um texto? Uma conversa informal entre amigos é um texto? Será texto um capítulo de novela, um outdoor, um debate político, um poema, uma canção? E, se são textos, são também discursos? Ou o discurso equivale apenas a textos orais?

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS O QUE É GÊNERO DO DISCURSO? Interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja a linguagem oral, seja a linguagem escrita. Esses tipos de textos constituem os chamados gêneros do discurso ou gêneros textuais e foram criados pelo ser humano para atender a determinadas necessidades de interação verbal.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS O QUE É GÊNERO DO DISCURSO? Numa situação de interação verbal, a escolha do gênero é feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, tais como: quem está produzindo o texto, para quem, com que finalidade, em que momento histórico, etc. Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação. Na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias, reportagens, editoriais etc.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS Entre os gêneros discursivos, existem aqueles que são próprios da esfera artística e cultural e são utilizados com finalidade estética, artística: os gêneros literários. Há três gêneros literários básicos; o lírico, o épico e o dramático.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Lírico Manifestação de um eu lírico, que expressa no texto seu mundo interior, suas emoções, sentimentos, ideias e impressões. É um texto geralmente subjetivo, com predominância de pronomes e verbos na 1a pessoa e que explora a musicalidade das palavras.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS Ninguém comigo! Desejo ou tenho? Sou o inimigo – De onde é que venho? Que é que estranho? (Fernando Pessoa. Obra poética, Rio de Janeiro: Aguilar, 1965 p. 521) Relógio, morre – Momentos vão… Nada já ocorre Ao coração Senão, senão… Bem que perdi, Mal que deixei, Nada aqui Montes sem lei Onde estarei…

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Épico Há a presença de um narrador que conta uma história em versos, em um longo poema que ressalta a figura de um herói, um povo ou uma nação. Geralmente envolvem aventuras, guerras, viagens e façanhas heroicas e apresentam um tom de exaltação, isto é de valorização de heróis e feitos grandiosos. Os poemas épicos intutulam-se epopeias.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Épico Principais epopeias na cultura ocidental: Ilíada e Odisséia, de Homero; Eneida, de Virgílio; Lusíadas, de Camões; Paraíso Perdido, de Mílton; Orlando Furioso, de Ariosto. No Brasil, destacam-se: Caramuru, de Santa Rita Durão; O Uraguai, de Basílio da Gama.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS Já no Batel entrou o Capitão O rei, que nos seus braços o levava: Ele, co’a cortesia que a razão (Por ser rei) requeria, lhe falava. Cumas mostras de espanto e adminiração, O Mouro o gesto e o modo lhe notava, Como quem em mui grande estima tinha Gente que de tõ longe à Índia vinha. (Estrofe de Os lusíadas) Batel = barco co’a = com a cumas = com umas mouro = árabe

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS  Dramático Expõe o conflito do homem e seu mundo, as manifestações da miséria humana. São textos escritos para serem encenados. O texto se desenrola a partir de diálogos, o que exige uma sequência rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS QUADRO 1 (CASA PINTADA DE AMARELO) NOIVO (entrando) — Mãe. MÃE — Que é? NOIVO — Já vou. MÃE — Aonde? NOIVO — Para a vinha (Vai sair). MÃE — Filho, o almoço. NOIVO — Deixe. Vou comer uvas. Me dê a navalha. […]

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS OS GÊNEROS NARRATIVOS MODERNOS Romance, novela, conto e crônica. Qualquer um desses gêneros têm como elementos básicos de sua estrutura os fatos narrados numa sequência de causa e efeito, as personagens, o tempo, o ponto de vista do narrador. O texto se desenrola a partir de diálogos, o que exige uma sequência rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência.

GÊNEROS DO DISCURSO E GÊNEROS LITERÁRIOS ASPECTOS CONSTITUTIVOS DOS GÊNEROS NARRATIVOS EM PROSA Apresenta FATOS em sequência numa relação de causa e efeito. Os fatos são vividos por PERSONAGENS em determinado LUGAR e TEMPO. Quem conta a história é NARRADOR, que pode ser NARRADOR-PERSONAGEM ou NARRADOR-OBSERVADOR.