DrawBack. “Incentivo à exportação que isenta ou suspende, dependendo da modalidade,o pagamento dos tributos incidentes na importação de insumos ou semi-acabados,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 3 Revisão Importação.
Advertisements

AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Tributação “Ad Rem” de Cervejas no Brasil
DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel
Teoria e Pratica Cambial II 8º Semestre - Administração
IMPORTAÇÃO Conceito, Nacionalização e Drawback
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
14. DRAWBACK DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
SEMINÁRIO – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO I
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
Drawback Suspensão Integrado.
DRAWBACK – O QUE É? É UM REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE INCENTIVO ÀS EXPORTAÇÕES, QUE PERMITE IMPORTAÇÕES E/OU COMPRAS NO MERCADO INTERNO DE INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS,
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS, ECONÔMICOS OU SUSPENSIVOS
INTRODUCÃO DRAWBACK CONTEXTO MACRO-ECONÔMICO
Sistemática de Importação
Legislação de DB Vilma Lima.
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Substituição Tributária de ICMS
Site: Custos Logísticos Site:
AFRMM - ISENÇÕES AFRMM – ISENÇÕES AFRMM – ISENÇÕES AFRMM – ISENÇÕES AFRMM - ISENÇÕES A F R M M “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”.
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
LOGÍSTICA – JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Exportação Características.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prof. Msc. Romina Paradizo Prof. Msc. Francisco Prancacio Carvalho.
DRAWBACK VERDE-AMARELO HABILITAÇÃO / RE / IDADIMPLÊNCIA
EQUIPE: ANDREY ANTHONY CLÁUDIA SEABRA DANIELE MOREIRA DONALDO JUNIOR ELIDIMAR GAIA MARIA ROSA.
ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE - AFRMM
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS – IPI
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
IPI Imposto sobre produtos industrializados
TRIBUTAÇÃO NO COMÉRCIO EXTERIOR
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA IPI 17/09/2010.
REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.
Marcelo Landau FIEP, Curitiba, 30 de junho de 2015
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior – Decex DRAWBACK INTEGRADO Normas, Procedimentos e Dúvidas DRAWBACK.
REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE DRAWBACK
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Cálculos Fiscais - ICMS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL;
NOVA CONTRIBUIÇÃO Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins Não cumulatividade plena Outubro/2015.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
Tributos Internacionais
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
-Como cadastrar, configurar e emitir
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
11 Secretaria de Política Econômica Ministério da Fazenda Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos.
Regime Aduaneiro Especial
Secretaria da Receita Federal do Brasil Coordenação-Geral de Tributação ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO Liziane Angelotti Meira Auditora Fiscal da.
OPERAÇÕES COMERCIAIS OBJETIVO DA AULA: Discutir sobre os diversos métodos de avaliação de estoques e suas implicações nos custos da empresa.
Marcelo Landau BRASÍLIA, DF, 15 de março de 2016 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio Exterior -
Jurandir Peinado LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Negociação & Compras.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
BENEFÍCIOS FICAIS E CREDITÍCIOS NA EXPORTAÇÃO Comércio Exterior Ronaldo Ramos.
Regimes aduaneiros especiais e atípicos
Prof.: Arrison Nogueira
DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel
Transcrição da apresentação:

DrawBack

“Incentivo à exportação que isenta ou suspende, dependendo da modalidade,o pagamento dos tributos incidentes na importação de insumos ou semi-acabados, destinados a compor o produto acabado exportado ou a exportar”

DrawBack Reduz os custos de produção, propiciando a exportação do produto final a preços altamente competitivos. Como conseqüência, os padrões de qualidade exigidos pelos compradores estrangeiros são mantidos

DrawBack

DrawBack (VANTAGENS)  Aquecimento da economia interna;  Consolidação do nome brasileiro no mercado internacional;  Redução de custos de produção;  Aumento da competitividade dos produtos nacionais no mercado externo.

Encargos beneficiados pelo Drawback:  I.I. - Imposto de Importação;  I.P.I. - Imposto sobre Produtos Industrializados;  I.C.M.S. - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços;  Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM ).

Regimes de Drawback:  Suspensão  Isenção  Restituição

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Transformação;  Beneficiamento;  Montagem;  Renovação e recondicionamento;  Acondicionamento e acondicionamento.

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Transformação: exercida sobre matéria-prima ou produto intermediário que importe ou compre no mercado interno na obtenção de espécie nova.

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Beneficiamento: importe ou compre no mercado interno para modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto.

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Montagem: consiste na reunião de produto, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal.

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Renovação ou Recondicionamento: a que, exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilização.

Tipos de Operações permitidas na utilização de DRAWBACK  Acondicionamento ou Recondicionamento: a que importe ou compre no mercado local para alterar a apresentação do produto, pela colocação de embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte de produto.

DrawBack (VANTAGENS)

Tipos de Mercadorias permitidas em aquisições sob regime DRAWBACK  Mercadoria importada para beneficiamento no País e posterior exportação.  Matéria-prima, produto semi-elaborado ou acabado, utilizados na fabricação de mercadoria exportada, ou a exportar.  Peça, parte, aparelho e máquina complementar de aparelho, de máquina, de veículo ou de equipamento exportado ou a exportar.  Mercadoria destinada à embalagem, acondicionamento ou apresentação de produto exportado a exportar, desde que propicie, comprovadamente, uma agregação de valor ao produto final.

Tipos de Mercadorias permitidas em aquisições sob regime DRAWBACK  Animais destinados ao abate e posterior exportação.  Matéria-prima e outros produtos que, embora não integrando o produto a exportar ou exportado, sejam utilizados em sua industrialização, em condições que justifiquem a concessão.  Matérias-primas e outros produtos utilizados no cultivo de produtos agrícolas ou na criação de animais a serem exportados, definidos pela Câmara de Comércio Exterior – CAMEX.  Mercadoria utilizada em processo de industrialização de embarcação, destinada ao mercado interno, nos termos da Lei.

O Drawback não se aplica em caso de:  Importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto destinado a consumo na Zona Franca de Manaus e áreas de Livre Comércio;  Exportação ou importação de mercadoria suspensa ou Proibida;  Exportação contra pagamento em moeda nacional;  Exportações conduzidas em moeda-convênio ou outras não conversíveis.  Importação de petróleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petróleo.