PET - Cadastro de Proprietário
Objetivo Cadastrar os proprietários (clientes) da empresa e seus animais. Os clientes cadastrados podem efetuar compras à prazo e levar mercadorias em consignação.
Cadastro de Proprietário / Animal No módulo PetShop, clique no menu Cadastro e clique para abrir a tela Cadastro de Proprietário / Animal.
Cadastro de Proprietário / Animal Deixe o campo Código em branco. Informe os dados do Proprietário. Os campos que estão com um '*' (asterisco ) na frente são de preenchimento obrigatório.
Cadastro de Proprietário / Animal Informe os Animais do proprietário. Para isso, deixe o campo Linha em branco, informe os dados do animal e pressione até que os campos do animal sejam limpos e os dados dele apareçam na grade abaixo. Clique sobre o botão GRAVAR. Informe o campo criador caso deseje informar o fornecedor destes animal.
Inativar um Proprietário / Animal Para inativar um cliente no sistema, localize o cliente que será inativado e selecione a opção Inativo e clique em Gravar.
Alterar um Proprietário / Animal Informe o código do cliente ou pressione F2 para abrir a tela de busca. Clique no botão ALTERAR. Altere os dados que desejar. Para alterar um animal, clique uma vez sobre ele na grade ou digite no campo "Linha" qual a linha da grade deseja alterar. Os dados do animal serão exibidos nos campos correspondentes. Altere os dados que desejar e pressione até que os dados apareçam atualizados na grade abaixo.
Excluir um Proprietário / Animal Informe o código do cliente ou pressione para abrir a tela de busca. Clique no botão EXCLUIR. Confirme a exclusão clicando em SIM da caixa de diálogo que aparecerá.
Imprimir ou Exportar Fichas de Clientes Para imprimir ou exportar as fichas de clientes, clique em no canto direito terá respectivamente os botões e
Cadastrar Atendimento para Animais Na tela Cadastro de Proprietário / Animal também é possível cadastrar o atendimento de um animal clicando no botão Atendimento localizado na parte inferior da tela.
Cadastrar Atendimento para Animais O sistema exibirá a tela de Cadastro de Atendimento da seguinte maneira:
Cadastrar Atendimento para Animais Informe o serviço, Qtde, valor, data e hora do serviço; nome do profissional que efetuará o serviço. Clique em GRAVAR.
Cadastrar um Novo Atendimento Para informar um novo atendimento. Clique em NOVO. Para consultar o histórico financeiro do cliente antes de GRAVAR um atendimento. Clique em e verifique as contas pendentes, pagas, impagáveis e vencidas desse cliente.
Alterar Cadastro de Atendimento Informe o código do Atendimento que deseja alterar. Clique sobre o botão ALTERAR. Altere os dados que desejar. Para alterar um serviço informe no campo Linha a linha correspondente a ele na grade e pressione, os dados do serviço serão mostrados nos campos correspondentes. Altere os dados que desejar e pressione até que os dados sejam atualizados na grade abaixo.
Excluir Serviço do Atendimento Clique em Alterar e clique 2x sobre serviço a ser excluído na grade. Na mensagem de confirmação que aparecer clique no botão SIM. Clique sobre o botão GRAVAR.
Excluir Atendimento Informe o código do Atendimento que deseja excluir. Clique sobre o botão EXCLUIR. Na mensagem de confirmação que aparecer, clique sobre o botão SIM
Cuidados do Atendimento Caso o atendimento possua algum cuidado especial é possível informá-lo. Grave o atendimento que deseja informar os cuidados. Clique sobre o botão Cuidados. Informe os cuidados que desejar. Clique sobre o botão Voltar.
Imprimir Ticket O sistema possibilita a impressão de um ticket para ser entregue ao proprietário do animal, servindo como um comprovante do serviço ou para entrega do animal na residência do proprietário. Informe o código atendimento que deseja imprimir. Clique no botão "Imprimir Ticket".
Impressora Padrão Observação: o sistema imprime o ticket na impressora configurada como padrão no Windows. Essa impressora deve ser matricial. Para configurar uma impressora como padrão acesse vá em Iniciar > "Painel de Controle“ > do Windows, vá até a opção "Impressoras e Aparelhos de Fax". Localize a impressora matricial que irá emitir os tickets, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção "Definir como Padrão".
Exercícios: 1) Cadastre um proprietário e seus respectivos animais. 2) Cadastre um Atendimento para um dos animais cadastrados para o proprietário cadastrado anteriormente. 3)Informe os Serviços do atendimento. 4) Informe cuidados ao animal do atendimento. 5) Imprima o Ticket.
JN Moura Informática PET - Cadastro de Proprietário