Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Cursinho Primeiro de Maio
TEORIA COMPORTAMENTAL
Era uma vez uma história de uma filha
A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO)
Aprendizagem e individualização
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Palestra PCC - Abril 2013 Compreendendo o controle aversivo
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Os significados dos simbolos de Natal
2. Condicionamento operante ou instrumental:
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
Com os anos vamos perdendo a inocência, que não é outra coisa senão a sabedoria que Deus nos presenteou.
Psicologia Comportamental Aula 12
O NÃO de ELOÁ.
AS COISAS QUE APRENDI NA VIDA.
Nome: Iris Ventura 2ºPPM
Behaviorismo.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
R = Resposta = Comportamento
BEHAVIORISMO.
Chaves: é um garoto que não tem pai e nem mãe
PRINCIPAIS DELINEAMENTOS DE PESQUISA
Estilos educativos e comunicação
Estudo do comportamento verbal
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Gênero: masculinidades
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
e o comportamento verbal
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
SKINNER.
Comportamento Verbal e Linguagem
A Teoria do Comportamento Verbal e a Terapia Analítico Comportamental
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Psicologia Comportamental Aula 10
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
SITUAÇÕES.
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
Estudo do comportamento verbal
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
Funções do Comportamento Verbal do Terapeuta de uma Perspectiva Analítico- Comportamental Rosângela Darwich Universidade da Amazônia.
Psicologia da Educação (Educação Física)
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Transcrição da apresentação:

Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências para controlar, deliberadamente, comportamento de outra?

Controle pessoal  Nesse caso, o comportamento de uma pessoa “A” modifica o ambiente de alguma forma, no sentido de alterar o comportamento de “B”;  Por exemplo, um bebê chorando: Alteração ambiental que controla o comportamento da mãe (de dar comida, por exemplo).

Controle pessoal  As pessoas não necessariamente descrevem o episódio;  Porém, ainda assim APRENDEM a se comportar no sentido de controlar o comportamento de outras pessoas;

Controle pessoal “Nem o bebê nem a mãe precisam entender o processo aí implicado, mas ainda assim é possível dizer que o bebê aprendeu como controlar a mãe nessa situação” (Skinner, 1970/1953, p.179)

Nota sobre “aprender”... Aprender significa que o comportamento ficou sob controle de determinadas conseqüências ambientais. Nesse caso, o comportamento do bebê ficou sob controle da mudança ambiental “mãe alimenta”; Nesse sentido, diz-se que o bebê aprendeu a controlar o comportamento da mãe (por que o mesmo produziu conseqüências reforçadoras para o bebê).

Controle pessoal  Como arranjar variáveis ambientais para controlar o comportamento de outras pessoas?  Questão ética: isto é interessante?  Questão prática: pode ajudar?

Controle pessoal  Processo pode ser observado, por exemplo, no comportamento do humorista: Manipula variáveis específicas no sentido de criar um contexto reforçador para o comportamento de assisti-lo:

Controle pessoal  Comunidade verbal reforçava este tipo de contexto;  Hoje, se um humorista tentar manipular estas variáveis, provavelmente seu comportamento não será reforçado.

Controle pessoal  O trabalho do publicitário é semelhante: arranjo de variáveis específicas para controlar o comportamento do cliente;

Controle pessoal  Objetivo do controle pessoal é arranjar variáveis ambientais específicas no sentido de controlar o comportamento de outra pessoa: O rico controla a partir do dinheiro; O professor a partir da nota; A esposa a partir do ciúme;

Controle pessoal  A pessoa cujo comportamento está sendo controlado nem sempre consegue descrever o controle, apesar de o mesmo ser efetivo: Supermercado

Controle pessoal  Nosso comportamento é controlado por este tipo de variável e nós nem mesmo sabemos disso?  Não conseguimos descrever as variáveis das quais nosso comportamento é função?  As pessoas utilizam manipulação de variáveis para controlar nosso comportamento o tempo todo?

Controle pessoal  Exemplo:  Caso Isabella Quem matou a menina Isabella? ○ Hipóteses: pai/madrasta x acidente

Controle pessoal Foto de Isabella sorrindo (várias) Música de fundo triste Entrevista com o pai e a madrasta no Fantástico Cobertura da mídia Provas apontando o envolvimento do pai/madrasta

Controle pessoal  Por que as pessoas se comportam dessa maneira?  Existe um arranjo de variáveis ambientais, principalmente pela mídia, que controla o comportamento destas pessoas; Isso significa que o pai e a madrasta são monstros incuráveis que vieram ao mundo para destruir crianças inocentes? A questão é: se foram eles, POR QUE eles fizeram isso? Quais as variáveis que controlaram seu comportamento?

Como é que algumas variáveis controlam nosso comportamento? Controle pessoal

Técnicas de controle  1) Manipulação de estímulos; Eliciação de respostas reflexas; Ocasiões discriminativas; Estímulos suplementares.

Técnicas de controle  2 ) Reforço como técnica de controle; Salários, elogios, reforçadores primários, etc.

Técnicas de controle  3) Estímulos aversivos; Remoção de reforçadores positivos ou apresentação de estímulos aversivos: ○ Agressão, prisão, corte da mesada, choro da criança, etc. No caso da punição, há todos os efeitos indesejados deste procedimento.

Técnicas de controle  5) Contingências de reforço; Esclarecimento da relação entre a resposta e sua conseqüência, a partir de regras: ○ “faça desta jeito e você conseguirá o resultado”.

Técnicas de controle  6) Privação e saciação; Suborno, alimentação, USO DE DROGAS etc.

Objeções ao controle pessoal  Questões éticas;  Contracontrole; “Se formos forçados a descer da calçada para a rua por um tronco derrubado pelo vento, provavelmente não exibiremos uma reação emocional muito forte, mas se formos forçados a fazer o mesmo por um bando de cafajestes, é possível que um comportamento agressivo – verbal ou não verbal – seja gerado”. (Skinner, 1953/1970 p. 184)