TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
PSICOLOGIA.
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Avaliação Psicomotora
PIAGET.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Concepções de Aprendizagem.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Teoria Psicogenética de Piaget
Educação.
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA CRITICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU HISTÓRICO CRITICA TENDENCIAS PROGRESSISTAS

REVISÃO – TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS O educador precisa estar atento à dimensão sócio histórica politico cultural na qual está inserido e suas implicações na prática educacional para situar melhor o objeto de seu estudo. Conhecer esse dinamismo no âmbito da educação e da prática pedagógica é importante para que possa fazer uma leitura critica do processo histórico da educação. Nesse sentido, faça a correlação entre as tendências pedagógicas e os respectivos aspectos que as caracterizam: Tradicional Critico Social dos Conteúdos Tecnicista A técnica de ensino é relevante para o professor transmitir informações. O aluno deve exercitar e fixar.

REVISÃO – TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS A formação educacional tem como base os conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. A educação é um ato social interativo, no qual o aluno é um ser ativo e o professor um mediador entre o saber e o aluno. O professor é autoridade máxima que sabe ensinar e exige atitude receptiva do aluno.

O Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e a Prova Brasil são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básico. Como medir o quanto as crianças estão aprendendo e, com isso, garantir a qualidade da educação? Para atender a esse objetivo foi criado em 1990 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ele é realizado a cada dois anos e avalia apenas uma mostra representativa dos alunos matriculados nas séries finais do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental ( 5º e 9º ano) e do ensino médio ( 3º ano) das escolas públicas e privadas. Em 2005, nasceu a Prova Brasil, que, em 2007, por usar a mesma metodologia, passou a ser realizada em conjunto com o Saeb. "O maior objetivo da Prova Brasil é a conscientização da realidade de cada escola.

CORREÇÃO DA QUESTÃO APLICADA A política, a partir de 1995, apresenta um novo contexto de gestão educacional e institui, dentre outras medidas, um sistema nacional de avaliação, para averiguar todos os níveis de educação. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB, avalia: A. Os alunos da primeira e da última série do curso. B. Os alunos da 4ª e 8ª séries do EF e 3ª série do EM. C. Todos os alunos do Ensino Fundamental. D. Professores e alunos da 8ª série do EF e 3ª série do EM. E. Todas as séries do EF e do EM.  

JEAN PIAGET Um dos mais importantes pesquisadores para a educação e pedagogia. Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. O conhecimento é entendido como o Piaget chamou de teoria de Epistemologia Genética. Conhecimento possível porque ele dependerá das trocas entre o organismo (ser humano) e o meio em que vive. A construção do conhecimento se dá a partir de uma base biológica e das trocas.

Conhecimentos Pedagógicos PIAGET Seu interesse era analisar as relações entre conhecimento e vida orgânica. A Epistemologia Genética A Preocupação central do trabalho de Piaget era resolver à questão: “Como é possível alcançar o conhecimento?” O conhecimento é entendido como o Piaget chamou de teoria de Epistemologia Genética.

Conhecimentos Pedagógicos PIAGET Epistemologia significa o estudo crítico do conhecimento da mesma forma. O cientista, executa uma ação sobre um objeto e a partir daí extrai leis gerais de funcionamento. A criança constrói a sua realidade da mesma maneira. As diferenças entre o conhecimento da criança e do cientista são expressas nos diferentes níveis da capacidade humana de conhecer.

Conhecimentos Pedagógicos - PIAGET Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. O comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo, ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações.

Conhecimentos Pedagógicos PIAGET PIAGET discute as condições necessárias para que a criança atinja a vida adulta com o conhecimento possível. Conhecimento possível porque ele dependerá das trocas entre o organismo (ser humano) e o meio em que vive. Essas trocas é que permitem a construção da capacidade de conhecer e sem elas a capacidade não se constrói.

Conhecimentos Pedagógicos - PIAGET A construção do conhecimento se dá a partir de uma base biológica e das trocas. As diferenças dos meios oferecem diferentes situações de troca. Ex : educação índia e urbana; A interação contempla as noções de “deficiência” cognitiva e as diferenças do conhecer de indivíduos em ambientes diferentes.

Conhecimentos Pedagógicos PIAGET Ação é possível pela construção de esquemas motores pela criança. Ao nascer ela tem uma bagagem hereditária composta de músculos, nervos e reflexos. No mundo, passa a exercitar os reflexos e constrói os esquemas motores. O esquema é o que é generalizável numa ação. Ex: o esquema “pegar/” é derivado do reflexo de pressão do bebê. Não importa o que o indivíduo pega, mas sim o alto de “pegar” de “saber pegar”.

A ESTRUTURA MENTAL A atividade motora permite à criança agir no mundo e ir organizando-o e estruturando para construir internamente as estruturas mentais. Para Piaget, há três tipos de estruturas no organismo humano: estruturas orgânicas ou programadas estruturas parcialmente programadas estruturas não programadas.

ESTRUTURA PROGRAMADA Essas estruturas nos permitem prover extremamente determinados comportamentos em determinadas épocas. Ex: o aparelho reprodutor é uma estrutura programada. Se um organismo tem maturidade sexual, ele tem a possibilidade de reproduzir a espécie a partir do momento em que essa maturidade se realize.

ESTRUTURAS PARCIALMENTE PROGRAMADAS O desenvolvimento dessas estruturas dependem: em parte do organismo e em parte do meio onde o organismo está inserido. O sistema nervoso, por exemplo, é uma estrutura parcialmente programada, pois o seu desenvolvimento depende do meio onde o organismo esta inserido.

ESTRUTURAS NÃO PROGRAMADAS O ser humano traz ao nascer à possibilidade genética das estruturas mentais para o ato de conhecer. Mas se o meio não as desenvolve elas não se concretizam. As estruturas mentais são para Piaget orgânicas, mas não programadas; sua construção vai depender das solicitações do meio.

ESTRUTURAS NÃO PROGRAMADAS As estruturas mentais se constituem no modelo; Ex.: os átomos não são observáveis, mas inferidos a partir das observações. A estrutura é uma apropriação do que ajuda a compreender. É tornar o que era do outro algo meu. O que desenvolve a partir da troca é a incorporação; O que se faz é a transformação do que era do outro em algo seu, no seu cotidiano particular.

Para Piaget, há três tipos de estruturas no organismo humano: estruturas orgânicas ou programadas – são estruturas que nos permitem prover extremamente determinados comportamentos em determinadas épocas. estruturas parcialmente programadas - são estruturas que dependem: em parte do organismo e em parte do meio onde o organismo está inserido estruturas não programadas - se o meio não as desenvolve elas não se concretizam.

Conhecimentos Pedagógicos - PIAGET Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. A adaptação intelectual constitui-se então em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar" (Piaget, 1982).

Conhecimentos Pedagógicos - PIAGET PROCESSO DE EQUILIBRAÇÃO No equilíbrio vivemos um processo de assimilação ou acomodação. A assimilação ocorre quando os novos conhecimentos são classificados em esquemas já existentes. Um objeto, um acontecimento é incorporado a um esquema da estrutura quando o sujeito utiliza dos esquemas que dispõe.

Conhecimentos Pedagógicos - PIAGET A acomodação é a modificação de um esquema ou estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodação pode acontecer de duas formas: ou se cria um novo esquema para se encaixar o novo estimulo; ou se modifica um já existente de modo que o estimulo, possa ser incluído nele.

A lógica subjacente Há no comportamento humano uma lógica de ações. Essa lógica é inconsciente para quem age, mas para quem observa com os olhos de um epistomólogo é perfeitamente identificável. Para Piaget essa lógica das ações corresponde à lógica das classes e relações estudadas pelo lógico-matemático. Essa capacidade inconsciente de organizar e estruturar a experiência vivida segundo uma lógica de classes e relações vêm da própria atividade das estruturas mentais.

A lógica subjacente Piaget, ao observar o comportamento das crianças, brincando ou fazendo algo intencionalmente, verificou que as ações não são organizadas aleatoriamente, mas através de uma lógica que supõe: ordenação, seriação, classificação e implicação. Essa lógica é usada a cada estágio do desenvolvimento humano.

A lógica subjacente a cada estágio não será abandonada no estágio posterior. Ex: Da mesma maneira que um atleta, ao atingir um salto em determinada altura, não viverá o tempo todo de sua vida saltando nessa mesma altura. Nem sempre temos consciência das estruturas lógicas que determinam nossas ações, o que não significa que não dispomos delas. Na sociedade ocorre a mesma coisa - a maioria das pessoas ignora as relações lógicas que são subjacentes ao conhecimento prático, às ações e ao discurso.

Os indivíduos são dirigidos pelos conteúdos que conhecem e ignoram a forma do conhecimento que possuem. O ser humano só relaciona coisas porque sua inteligência funciona estabelecendo relações que são próprias de ser humano, que dispõe de estrutura mental. As relações vão desde as empíricas até as lógico-matemáticas e se constituem na forma. Os conteúdos variam desde os mitos, crenças, costumes dos vários povos até a ciência, como a física teórica.

O conhecimento, qualquer que seja ele, é sempre constituído de uma estrutura e de um fato ou acontecimento – REALIDADE. O conhecimento é concebido como um tornar-se - ele corresponde ou equivale e nunca é. O conhecimento só tem sentido através da ação em que as pessoas produzem interpretações que convergem para algo comum e público.

Os estágios de desenvolvimento Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de mudanças quantitativas e qualitativas nas estruturas cognitivas. Uma estrutura depende da estrutura anterior. O indivíduo constrói e reconstrói as suas estruturas cognitivas buscando sempre uma compreensão e organização do mundo.

Piaget identificou um caminho a ser percorrido na construção da inteligência humana. Nomeou os caminhos em Estágios do Desenvolvimento classificando em: Estágio sensório-motor (zero a dois anos) Estágio Simbólico ou Pré-operatório (2 a 7 anos) Estágio Operatório (7 aos 12) Estágio Lógico-formal (12 anos em diante)

Os estágios de desenvolvimento ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio em que vive. O conhecimento é prático e empírico. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representações.

ESTÁGIO SIMBÓLICO OU PRÉ-OPERATÓRIO Esse estágio é também chamado de simbólico. É quando a criança começa a interiorizar os esquemas que adquiriu no estagio anterior (sensório-motor). A criança nesse estagio é egocêntrica, centrada em si mesma e não consegue se colocar no lugar do outro. O acaso para ela não existe tudo deve ter um “porque”. Uma explicação.

Consegue agir por simulação “como se”. Pode ser, por exemplo, um super-herói, um animal, um avião, etc. Sua percepção é global não se fixa em detalhes. Deixa levar pela aparência sem relacionar fatos. A criança nega que a quantidade é a mesma, a forma é mais importante. Deixa-se levar pelas aparências. Não relaciona as situações (não acrescentou nem tirou nada de nenhuma delas para serem diferentes).

ESTÁGIO OPERATÓRIO-CONCRETO A criança, nesse estágio, desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, causalidade. Torna-se capaz de fazer relações entre diferentes aspectos da realidade e realizar abstrações. Não se restringe a uma representação imediata da realidade, mas ainda depende do mundo concreto para realizar abstrações. Passa a ter a capacidade de reversibilidade, isto é, ela é capaz de representar uma ação no sentido inverso, de anular uma transformação conseguida. Diferencia aspectos e é capaz de refazer a ação.

ESTÁGIO LÓGICO-FORMAL A criança, a partir deste estágio, possui uma abstração total. Não se limita à representação inédita nem as relações previamente existentes. É capaz de pensar em todas as relações possíveis. Busca soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade, do que acontece de imediato. As estruturas cognitivas alcançam o nível mais elevado de desenvolvimento. Torna-se capaz de aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Contribuições da teoria de Piaget para os Educadores ( professores) Compreensão de que conhecimento é uma teoria de representação que produz fatos. O conhecimento é produto de uma ação espontânea ou desencadeada e nunca induzida. O educador deve saber ouvir e desencadear aquilo de que o indivíduo dispõe como uma teoria de sua ação.

Contribuições da teoria de Piaget para os Educadores (professores) Na prática não construtivista o conhecimento é induzido. O educador induz o aluno a chegar a um determinado ponto, a um conhecimento previamente determinado, independente dos esquemas de que dispõe. Não constrói, atinge situação como aquisição de conhecimento. Na prática construtivista, esse movimento é contrário.

Para a investigação do desenvolvimento do pensamento e do conhecimento, a análise genética é de central importância. Piaget lança mão de dois métodos de investigação o psicogenético e o sócio-histórico. A investigação psicogenética - Observação oportuniza ver como se processa o desenvolvimento das operações sobre o mundo e o significado que o indivíduo atribui a si mesmo e aos outros. A investigação sócio-histórica – Reconstrução e o desenvolvimento das interações entre o sujeito, o mundo e os diversos patamares do conhecimento e do pensamento.

A investigação psicogenética(desenvolvida por Piaget) contempla os conhecimentos nos níveis individual e coletivo. Configura caráter interdisciplinar da epistemologia (estudo crítico do conhecimento científico). Permite a construção da autonomia moral por meio: da cooperação em vez da coação do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral”. Na escola isso significa democratizar as relações para formar sujeitos autônomos.

Teoria do conhecimento = não tem intenção pedagógica. Ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática. Mostra que o sujeito humano estabelece uma relação de interação com o meio desde o nascimento. A relação com o meio físico e social promove o desenvolvimento cognitivo. O professor precisa proporcionar conflitos cognitivos para que novos conhecimentos sejam produzidos e construídos.

Máxima da teoria: o conhecimento é construído na experiência. O saber é constituído pelo homem ao longo de sua história. Apreendê-lo significa transformá-lo em conteúdo para a vida de hoje. O ser humano só relaciona coisas porque sua inteligência funciona estabelecendo relações que são próprias do ser humano que dispõe de estrutura mental. O conhecimento só tem sentido através da ação em que as pessoas produzem interpretações que convergem para algo comum e público.