Devolutiva dos resultados PAEBES 2015
Estrutura da apresentação 1 – PONTO DE PARTIDA 2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS
1 – PONTO DE PARTIDA 1.1 PARA QUE AVALIAR? Coleta de dados sobre o desempenho estudantil; Mensuração da qualidade da educação; Melhoria da qualidade da educação ofertada; Planos de ação / Políticas públicas.
1 – PONTO DE PARTIDA 1.2 ETAPAS BÁSICAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Elaboração da Matriz Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 1 Determinação da população
1 – PONTO DE PARTIDA 1.2 ETAPAS BÁSICAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários
1 – PONTO DE PARTIDA 1.2 ETAPAS BÁSICAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO 5 Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI
1 – PONTO DE PARTIDA 1.3 CONHECENDO OS RESULTADOS Revistas impressas; Acesso às planilhas (arquivo excel); Resultados gerais do PAEBES, por SRE e por escola. Acesso ao site.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO Contexto favorável Atitudes positivas Melhor desempenho
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS Afetam o processo de ensino-aprendizagem; Podem ser externos ou internos à escola; Diversos agentes se inter-relacionam.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS Família Aluno Escola Sociedade
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS 2.1.1 Família Recursos econômicos e culturais; Envolvimento dos pais; Estrutura familiar.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS 2.1.2 Aluno Características pessoais; Atitudes; Aprendizagem; Proficiência.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS 2.1.3 Escola Ensino; Direção e gestão; Recursos; Projeto pedagógico; Comunidade.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.1 FATORES CONTEXTUAIS 2.1.4 Sociedade Legislação educacional; Valores socioculturais e religiosos; Políticas educacionais; Demanda social.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.2 FATORES EXTRA E INTRAESCOLARES Extraescolares Política Educacional; Cultura Institucional; Nível Socioeconômico; Entorno da Escola. Intraescolares Clima Escolar; Gestão Democrática; Práticas Pedagógicas; Hábitos de Leitura.
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.3 EFEITOS DO NÍVEL DO ESTUDANTE Variável Resumo dos efeitos Nível socioeconômico do estudante ↗ Estudante do sexo feminino ↙ Estudante autodeclarou-se preto Estudante com distorção Estudante do 9º ano EF Estudante da 3ª série EM Índice de Leitura (-) Efeito não significativo ou próximo a zero. ↙ Efeito significativo e negativo ↗ Efeito significativo e positivo
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.4 EFEITOS DO NÍVEL DA ESCOLA Variável Resumo dos efeitos Número estudantes na escola (-) Percentual de meninas na escola Percentual de pretos na escola Percentual de alunos com distorção na escola Nível socioeconômico médio na escola ↗ Percentual de alunos no 9º ano EF na escola Percentual de alunos na 3ª série EM na escola Escola da rede estadual Clima Escolar (-) Efeito não significativo ou próximo a zero. ↙ Efeito significativo e negativo ↗ Efeito significativo e positivo
2 – CONTEXTO E AVALIAÇÃO 2.5 CAMINHO PARA A PROFICIÊNCIA Características Individuais Fatores Intraescolares Estudante proficiente Características Institucionais
3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 3.1 CARACTERÍSTICAS DO PAEBES E PAEBES-ALFA Desenho próprio, sempre alinhado aos propósitos da rede: PAEBES 5EF – Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática 9EF – Língua Portuguesa e Matemática 3EM – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências PAEBES-Alfa 1ª Onda 1EF – Língua Portuguesa e Matemática 2ª Onda 1EF, 2EF e 3EF - Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática PAEBES TRImestral 1º e 2º trimestres – 1EM ao 4EM 3º trimestre – 1EM e 2EM
3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 3.2 CURRÍCULO E AVALIAÇÃO Matriz de Referência – Matemática 5EF (recorte do currículo - ALINHAMENTO)
3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 3.3 POSSIBILIDADES Para fins de exemplo, os dados apresentados a seguir referem-se ao PAEBES 2015 – 5º ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa); As mesmas análises podem ser aplicadas a todas as disciplinas e etapas de escolaridade.
3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 3.3 POSSIBILIDADES Monitoramento da qualidade da educação: Acompanhamento da evolução da proficiência média. Monitoramento da equidade: Acompanhamento da distribuição de alunos pelos Padrões de Desempenho.
Proficiências Médias Rede Estadual
Proficiências Médias Língua Portuguesa - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Proficiências Médias Língua Portuguesa - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 200 200 a 275 275 a 325 acima de 325
Proficiências Médias Língua Portuguesa – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 200 200 a 275 275 a 325 acima de 325
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa - 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350
Proficiências Médias Matemática - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 175 175 a 225 225 a 275 acima de 275
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 175 175 a 225 225 a 275 acima de 275
Proficiências Médias Matemática - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 225 225 a 300 300 a 350 acima de 350
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 225 225 a 300 300 a 350 acima de 350
Proficiências Médias Matemática – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática - 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Ciências da Natureza – 9° Ano do Ensino Fundamental Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Até 225 225 até 300 300 até 350 acima de 350
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Ciências da Natureza - 9° Ano do Ensino Fundamental Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Até 225 225 até 300 300 até 350 acima de 350
Proficiências Médias Biologia – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Biologia – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Biologia – 3º EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Biologia – 3º EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Biologia – 4º EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Biologia – 4º EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Física – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Física – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Física – 3°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Física – 3°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Física – 4°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Física – 4°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Química – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Química – 3ª Série do Ensino Médio Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Química – 3°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Química – 3°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Química – 4°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Química – 4°EMI Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 250 250 a 325 325 a 375 acima de 375
Proficiências Médias Rede municipal
Proficiências Médias Língua Portuguesa - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Proficiências Médias Língua Portuguesa - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 200 200 a 275 275 a 325 acima de 325
Proficiências Médias Matemática - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 175 175 a 225 225 a 275 acima de 275
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 175 175 a 225 225 a 275 acima de 275
Proficiências Médias Matemática - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 225 225 a 300 300a 350 acima de 350
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 225 225 a 300 300a 350 acima de 350
Proficiências Médias Ciências da Natureza – 9° Ano do Ensino Fundamental Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Até 225 225 até 300 300 até 350 acima de 350
Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Ciências da Natureza - 9° Ano do Ensino Fundamental Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Até 225 225 até 300 300 até 350 acima de 350
Proficiência por SRE Rede Estadual
Proficiências Médias - Língua Portuguesa 4ª SÉRIE/5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SRE 2014 2015 Diferença VILA VELHA 204,3 208,9 4,6 LINHARES 210,4 214,9 4,5 SAO MATEUS 206,7 208,4 1,7 COLATINA 211 212,7 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 216,3 214,8 -1,5 CARIACICA 201,9 200 -1,9 CARAPINA 203,5 201 -2,5 NOVA VENECIA 217,6 -2,7 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 211,4 208 -3,4 AFONSO CLAUDIO 231 225,1 -5,9 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Proficiências Médias - Língua Portuguesa 8ª/9° ANO SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SRE 2014 2015 Diferença LINHARES 242,5 254,2 11,7 BARRA DE SAO FRANCISCO 238,4 246,8 8,4 VILA VELHA 242,6 247,6 5 AFONSO CLAUDIO 260,1 263,5 3,4 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 244,6 247,5 2,9 COLATINA 252 254,6 2,6 SAO MATEUS 244,9 247,3 2,4 CARIACICA 236,4 237,4 1 NOVA VENECIA 247,2 0,4 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 246,1 245,5 -0,6 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250
Proficiências Médias - Língua Portuguesa 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SRE 2014 2015 Diferença BARRA DE SAO FRANCISCO 264,4 278,2 13,8 LINHARES 268,9 282,2 13,3 VILA VELHA 269,1 282,1 13 AFONSO CLAUDIO 279 290,4 11,4 COLATINA 270,9 281,9 11 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 266,4 276,2 9,8 CARIACICA 258,3 267,3 9 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 272,2 280,7 8,5 SAO MATEUS 270 276,3 6,3 CARAPINA 271,6 277,4 5,8 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 200 200 a 275 275 a 325 acima de 325
Proficiências Médias - Matemática 4ª SÉRIE/5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SRE 2014 2015 Diferença BARRA DE SAO FRANCISCO 224,2 232,4 8,2 VILA VELHA 215,1 221,1 6 LINHARES 229,6 231,3 1,7 SAO MATEUS 225,9 225,6 -0,3 CARAPINA 210,7 209,8 -0,9 COLATINA 226,1 224,8 -1,3 CARIACICA 210,9 209,2 -1,7 AFONSO CLAUDIO 247,2 243,3 -3,9 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 228,5 224,3 -4,2 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 228,1 223 -5,1 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 175 175 a 225 225 a 275 acima de 275
Proficiências Médias - Matemática 8ª SÉRIE/9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SRE 2014 2015 Diferença LINHARES 250,5 257,7 7,2 BARRA DE SAO FRANCISCO 248 254,7 6,7 VILA VELHA 245,8 250,6 4,8 SAO MATEUS 250,8 255,6 AFONSO CLAUDIO 275,3 279 3,7 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 254,4 256,9 2,5 COLATINA 259,4 261,8 2,4 CARAPINA 238,4 240,4 2 CARIACICA 238,3 238,8 0,5 NOVA VENECIA 251,9 -2,8 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 225 225 a 300 300 a 350 acima de 350
Proficiências Médias - Matemática 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SRE 2014 2015 Diferença BARRA DE SAO FRANCISCO 273,6 288,3 14,7 LINHARES 278,6 289,1 10,5 VILA VELHA 276,2 285,6 9,4 NOVA VENECIA 277,3 286,5 9,2 AFONSO CLAUDIO 297,3 306,1 8,8 SAO MATEUS 280,1 287,4 7,3 CARAPINA 277,9 284,5 6,6 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 282,5 288,1 5,6 COMENDADORA JUREMA MORETZ SOHN 279,3 284,8 5,5 COLATINA 281,5 286,9 5,4 Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado até 275 275 a 325 325 a 375 acima de 375
3 – ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS RESULTADOS 3.4 DESAFIOS Engajamento de gestores e professores; Alinhamento entre avaliação e cotidiano escolar; Comunicação efetiva; Multiplicação das informações acerca do processo de avaliação educacional.
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.1 INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS Três passos básicos: 1) Identificar foco do trabalho pedagógico (p. ex.: escolas com resultados baixos); 2) Buscar compreender os motivos pelos quais os resultados se encontram como estão; 3) Desenvolver ações para melhoria dos resultados.
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.2 ALGUMAS AÇÕES POSSÍVEIS Conscientizar estudantes e famílias sobre a importância do PAEBES para aumentar índices de participação através de ações direcionadas; Desenvolver estratégias pedagógicas focadas no desenvolvimento das habilidades descritas pelos descritores menos acertados nos testes;
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.2 ALGUMAS AÇÕES POSSÍVEIS Trabalho com foco nos Padrões de Desempenho (ou Perfil de Escritor) Em que Padrão de Desempenho/Perfil estamos localizados? (DIAGNÓSTICO) Qual é o próximo Padrão/Perfil? (META) Quais são as habilidades adquiridas neste próximo Padrão/Perfil? (PLANO DE AÇÃO)
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.3 ALGUMAS AÇÕES POSSÍVEIS Trabalho com foco nos Padrões de Desempenho RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade.
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.3 ALGUMAS AÇÕES POSSÍVEIS Analisar comparativamente as escolas da mesma região e procurar compreender diferenças significativas no desempenho verificado; Desenvolver projetos pedagógicos de recuperação em escolas com altos índices de alunos no Padrão Abaixo do Básico;
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.3 ALGUMAS AÇÕES POSSÍVEIS Analisar desvio padrão: quanto maior for em uma escola, mais os alunos estão diferentes entre si. O que pode levar uma escola a apresentar um resultado como este?
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.4 PARA ACOMPANHAR A ESCOLA Na mesma disciplina: Observar a diferença no desenvolvimento dos estudantes à medida em que avançam para diferentes etapas de escolaridade: Há queda no Padrão de Desempenho ao longo das etapas? Como evolui a distribuição dos estudantes nos padrões de desempenho?
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.4 PARA ACOMPANHAR A ESCOLA Na mesma etapa de escolaridade: Observar se o desenvolvimento das disciplinas ocorre de forma diferente: Os estudantes estão nos mesmos Padrões de Desempenho em todas as disciplinas? Se não, por que há diferença no desenvolvimento das diferentes disciplinas em uma mesma etapa?
4 – DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS 4.5 PRÓXIMO PASSO E vocês, gestores? Como estão suas escolas no PAEBES ou no PAEBES-Alfa? IDENTIFICAR COMPREENDER DESENVOLVER IMPLEMENTAR
OBRIGADO!