USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Indicadores de Percepção Social
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Diagrama de Classes.
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Práticas Investigativas
Disciplina: Prática Profissional II
Critérios para Avaliação de Software Educacional
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Oficina de Apropriação de Resultados
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Apresentação do trabalho em equipe
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Oficina de Apropriação de Resultados
ETAPA DA COLETA DE DADOS
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
SILVANA BERBEL FERNANDES
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
“LEVANTAMENTO DO PERFIL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM.
PDE Escola 2011.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Equipe responsável pela produção
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Etapas de uma sequência didática
Áreas Técnico Científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática Questionário de Perceções Académicas: Uma Revisão.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Equipe responsável pela produção
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
Gerenciamento de riscos
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Conscientização sobre a importância do SARESP
"Perineal assessment tool": adaptação para a cultura brasileira
QUALIDADE DE VIDA DE HOMENS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL POR CÂNCER Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Matheus Loturco Venâncio, Vera Lúcia Conceição.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria Helena Baena de Moraes Lopes*

INTRODUÇÃO O material educativo "Seu Assoalho Pélvico" ("Your Pelvic Floor"), destinado ao público adolescente, foi desenvolvido por membros da Association for Continence Advice (ACA) 1 e traduzido e adaptado para a cultura brasileira 2. O material é composto de cinco tópicos relacionados ao assoalho pélvico: o que é o assoalho pélvico; suas funções; sua importância; exercícios de fortalecimento; fatores de risco e prevenção do enfraquecimento dessa musculatura.

OBJETIVO Avaliar o uso da versão em português do Brasil do "Seu Assoalho Pélvico", como material educativo, entre adolescentes brasileiras.

MÉTODOS Tratou-se de um estudo semiexperimental, antes e depois. A pesquisa ocorreu em uma instituição não governamental (ONG) que desenvolve programas de educação complementar para meninas de 8 a 18 anos, de baixa renda e foi aprovada pelo Comitê de Ética da UNICAMP (nº ). O estudo foi dividido em dois momentos: desenvolvimento e validação de um questionário com perguntas sobre os temas abordados no "Your Pelvic Floor", e comparação das respostas das adolescentes ao questionário antes e após a leitura do material educativo. O questionário desenvolvido continha cinco questões com quatro alternativas de respostas: uma correta, duas erradas e uma resposta “não sei”. Após sua finalização, o questionário, um exemplar do "Your Pelvic Floor" em português e um instrumento para avaliação do questionário foram enviados para um comitê composto por cinco especialistas que, de forma independente, avaliaram a pertinência, a clareza e a abrangência das questões e respostas.

Para medir a concordância entre os juízes, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 3. Itens com IVC> 0,80 foram considerados adequados. Somente dois itens do questionário tiveram IVC < 0,80 e todas as alterações necessárias e sugeridas foram feitas, reenviados aos juízes e aprovadas por eles. Após, o questionário foi apresentado a uma adolescente de 15 anos, que avaliou sua compreensibilidade como adequada. Uma vez finalizado o processo de validação do questionário, foram realizadas três etapas com um grupo de adolescentes: pré-teste, leitura do material educativo e pós-teste. No pré-teste, as adolescentes responderam o questionário. Após essa etapa, foi realizada a leitura em grupo do “Seu Assoalho Pélvico” e, em seguida, foi feito o pós-teste, usando o mesmo questionário do pré-teste. Para comparar os resultados entre o pré-teste e o pós-teste, foi feito o teste de simetria de Bowker. Para todas as análises foi considerado um nível de significância igual a 5%.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Participaram da pesquisa 16 adolescentes, cuja idade variou entre 11 e 18 anos (14,06± 2,17 anos). Dez cursavam o ensino fundamental e seis, o ensino médio. Foram formados três grupos e o tempo de cada grupo foi de 45 minutos. Elas não tiveram dificuldades de compreender o questionário e após ser respondido, iniciava-se a leitura do material. Ao final da leitura, foi realizado o pós- teste. O número de respostas corretas no pós-teste foi significantemente maior quando comparado com o pré-teste (p<0,01).

CONCLUSÃO O material educativo “Seu Assoalho Pélvico” poderá ser usado em oficinas educativas e em leituras individuais por ser de fácil compreensão pelo público adolescente.