Conteúdo Gamasutra Game Industry Google Trends Plano de marketing

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Transcrição da apresentação:

Conteúdo Gamasutra Game Industry Google Trends Plano de marketing http://www.gamasutra.com/ Game Industry http://www.gamesindustry.biz/ http://www.google.com.br/trends?q=game+industry&ctab=0&geo=all&date=all Google Trends http://www.google.com.br/trends?q=game+industry&ctab=0&geo=all&date=all Análise SWOT Concorrência Produto Fatores-chave de sucesso Plano de marketing Parte II

Plano de Marketing Análise SWOT Deve ser realizada para cada segmento considerado importante para o futuro da empresa. Deve se focada nos fatores-chave, com dados importantes e relevantes, de forma concisa e com ênfase à analise criativa. “Uma análise SWOT é um resumo da auditoria sob os títulos forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) relacionadas às oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) externas”.

Plano de Marketing Análise SWOT PONTOS FORTES PONTOS FRACOS (grande empresa) PONTOS FORTES Empresa grande Parte de um grande grupo brasileiro Imagem boa – alto nível Bons recursos (financeiro / marketing/ técnicos) PONTOS FRACOS Localização da fábrica Pouco conhecida no exterior Falta de flexibilidade Recentemente restruturada OPORTUNIDADES Explorar os mercados externos Desenvolver novos produtos Desenvolver mais economias de escala AMEAÇAS Concorrência asiática com produtos de preço baixo Paises vizinhos firmando acordos bilaterais com os EUA.

Plano de Marketing Análise SWOT PONTOS FORTES PONTOS FRACOS (departamento de vendas) PONTOS FORTES Boa gerência de vendas Grande equipe de campo no Brasil Equipe de vendas altamente qualificada Boa rede de distribuidores no Brasil Contam com especialistas do ramo PONTOS FRACOS Muitas pessoas inexperientes na equipe Necessidade de treinamento da equipe Banco de dados limitado Cobertura limitada dos mercados externos OPORTUNIDADES Expandir a participação nos mercados existentes Desenvolver novos mercados AMEAÇAS Não existe sucessor lógico para diretor de vendas e marketing. Concorrentes estão expandindo suas equipes de vendas no campo Concorrentes estrangeiros têm uma distribuição melhor nos mercados externos

Plano de Marketing Análise SWOT Críticas Dependendo da forma como é feita pode gerar uma escala significativamente grande ou pequena de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Maior facilidade para determinar os pontos fortes do que os fracos Maior facilidade para encontrar oportunidades em oposição aos problemas Dificuldade em definir uma mesma característica da empresa como ponto forte ou fraqueza, o mesmo ocorrendo com as oportunidades e ameaças.

Plano de Marketing Análise SWOT “... a maior contribuição da análise SWOT é a sua capacidade de organizar as informações e não deixá-las apenas como reflexões não estruturadas e intuitivas”. (Campomar; Ikeda, 2010, p.100)

Plano de Marketing Concorrência Especificar produtos / produtores concorrentes do seu game (utilizar conceitos sobre concorrência abordado em aulas anteriores)

Plano de Marketing Produto Descrever, de forma suscinta, o game a ser desenvolvido (ou em desenvolvimento ou já desenvolvido), características básicas e diferenciais. (utilizem os conceitos aprendidos na disciplina de Marketing)

Fatores-chave para o sucesso Plano de Marketing Fatores-chave para o sucesso Atributos que uma empresa (no nosso caso, um produto) precisa possuir, ou ações que necessita desempenhar, muito bem, para sobreviver e prosperar. (Ostrenga et al. 1997) Qual a relevância do produto para o consumidor? (o que o torna um benefício ou solução para o seu público-alvo?) No que se difere dos concorrentes? Ou outros produtos? (o que o torna único? Diferente?

Bibliografia MCDONALD,M. Planos de Marketing - Planejamento e Gestão Estratégica- Como criar e implementar planos eficazes. Rio de Janeiro. Ed. Elsevier -Campus, 2008. BACKER, M. J. Administração de Marketing. Rio de Janeiro. Elsevier, 2005. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 12ª ed. 2006.