Avaliação de Projetos Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
BENCHMARKING.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
Projetos de Aprendizagem
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Disciplina: Prática Profissional II
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
A BORDAGEM C ENTRADA EM E SPECIALISTAS Capítulo 8.
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Elaboração de Projetos
Avaliação de projectos sociais de intervenção
Técnicas de Coleta de Dados
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Uma proposta para organizar Avaliação:
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA Curso: SERVIÇO SOCIAL
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Projeto de Intervenção Parte I
Como e por que fazer um DIAGNÓSTICO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 9.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Projetos Sociais FSV – Faculdade Católica Salesiana do ES Disciplina: Planejamento e gestão de serviços Sociais II Docente: Juliane Barroso.

Avaliação No sentido lato, avaliar consiste em emitir um juízo de valor sobre “algo” – objeto, situação ou processo –, baseando-se em determinados critérios de valor

Avaliação “avaliação informal” é insuficiente, principalmente quando se pretende maior grau de objetividade, de precisão e de fundamento da avaliação quanto ao julgamento realizado. Nesse caso, deve-se recorrer à avaliação em sentido estrito: a “avaliação sistemática”. (AGUILAR; ANDER-EGG, 1994)

Avaliação Diferença entre a avaliação FORMAL e a INFORMAL Não está nos seus propósitos. Sim, nos métodos utilizados! A avaliação FORMAL, sistemática trata-se da pesquisa avaliativa, que se baseia no uso do método científico. Logo...

Avaliação Para Belloni, Magalhães e Sousa (2001, p. 15), avaliar consiste num “processo sistemático de análise de uma atividade, fatos ou coisas que permite compreender, de forma contextualizada, todas as suas dimensões e implicações, com vistas a estimular seu aperfeiçoamento”.

Avaliação Costa e Castanhar (1998, p. 2) apresentam o seguinte conceito de avaliação utilizado pela Unicef: Trata-se do exame sistemático e objetivo de um projeto ou programa, finalizado ou em curso, que contemple o seu desenho, implementação e resultados, com vistas à determinação de sua eficiência, efetividade, impacto e sustentabilidade e a relevância de seus objetivos.

Quando avaliar? Antes de implementar a primeira ação do projeto Durante a implementação do projeto Depois da execução

Quando avaliar? Antes... MARCO ZERO – é a avaliação preliminar pode também ser denominada como: diagnóstico, indicadores preliminares, avaliação ex-ante, de contexto e outras. Motivo: Conhecer as necessidades do público-alvo e o contexto social onde projeto vai atuar Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto Papel do avaliador: Aprofundar-se no conhecimento do problema a ser tratado pelo projeto.

Quando avaliar? Durante... AVALIAÇÃO DE PROCESSO – compreende além do monitoramento contínuo das atividades, as relações entre os membros da equipe e sua interação com o público alvo. Motivo: Descobrir o que funciona, o que não, e melhorar o processo de implementação Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto, contando com eventual ajuda de um especialista Papel do avaliador: Facilitar o processo e assegurar a melhoria do projeto.

Quando avaliar? Depois... AVALIAÇÃO DE RESULTADO – analisa os benefícios proporcionados aos participantes (público-alvo, parceiros, equipe responsável etc...) durante ou após a implementação. Pode ser chamada também de “avaliação ex-post”. Motivo: Descobrir se as atividades desenvolvidas ou o projeto como um todo provocou mudanças na vida das pessoas (público-alvo). Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto, contando com eventual ajuda de um especialista. Dependendo da complexidade, um avaliador externo e recomendado. Papel do avaliador: Facilitar a definição de indicadores de resultados junto à equipe do projeto, interessados e público-alvo.

Quando avaliar? Depois... Avaliação de Impacto Motivo: Descobrir sucessos e/ou insucessos do projeto na realidade em que ele se propôs atuar Quem faz: Avaliador externo Papel do Avaliador: Julgar o mérito dos efeitos do projeto.

Perguntas orientadoras dos três tipos de avaliação Tipo de Avaliação Perguntas Orientadoras Marco Zero Quais são os indicadores sociais da comunidade- natalidade, mortalidade, escolaridade etc. – onde queremos atuar? Quais são os indicadores específicos – evasão escolar, aproveitamento escolar, nutrição etc.? Por quais problemas passam hoje? Quem sofre com esses problemas? Onde moram as pessoas-alvo? Qual quadro geral da situação? Avaliação de processo Como todos os participantes estão percebendo o projeto? Quais os pontos fortes e fracos das atividades do dia-dia do projeto? Como o processo de implementação pode se melhorado? Avaliação de resultados Os resultados previamente estabelecidos estão sendo cumpridos? Quais efeitos tem o projeto sobre os envolvidos? Quais são nossos indicadores de resultados?

Principais interessados dos três tipos de avaliação Tipo de Avaliação Interessados Marco Zero Público-alvo e os agentes sociais relevantes. Ex: Crianças e adolescentes & líderes formais ou informais e as famílias. Avaliação de processo Principalmente membros da equipe coordenadora. Deve-se levar em conta três elementos básicos na avaliação de um projeto: 1 - Conceito: conceitos, objetivos e visões que orientam a concepção do projeto. 2 - A interação: relações humanas internas e externas (especialmente com o público-alvo). 3 - Os procedimentos: o método e a técnica adotados na execução das ações. Avaliação de resultados Público-alvo.

Perguntas orientadoras da avaliação São perguntas que a equipe quer ver respondidas ao final do processo. São importantes para definir FOCO, dar direção ao processo de avaliação. São formuladas a partir dos objetivos do projeto e das expectativas expressas pelos diferentes interessados pela avaliação.

Definição dos Indicadores Afinal, o que são indicadores de um projeto? São elementos concretos que indicam a medida de sucesso ou fracasso em relação aos resultados esperados. Os objetivos do projeto e as perguntas formuladas para orientar sua avaliação são as principais fontes para definir os indicadores de resultados parciais ou finais. Pressupõe a definição de unidades de medida (quantitativas ou qualitativas) de resultado do projeto

Definição dos Indicadores Exemplo Objetivos do Projeto: Melhorar a autoconfiança, o tempo de permanência na escola, o desempenho escolar e o convívio familiar em crianças com idade de 07 a 12 anos que vivem na periferia, por meio de atividades de complementação educacional, baseadas na arte-educação, esportes e reforço escolar. Perguntas orientadoras Indicadores Fontes de Coleta Instrumentos de Coleta Em que medida o projeto contribuiu para aumentar a auto-estima das crianças participantes? Auto-estima: postura física, cuidado com estética: auto-imagem Crianças Mães Professores Monitores do projeto Observação Entrevista individual aberta Grupo Focal O projeto tem contribuído para diminuir a evasão escolar das crianças que dele participam? Evasão escolar: Índice de evasão escolar do grupo ou amostra Escola Análise de documentos – históricos, boletins e outros.

Para refletir... Existem cinco variáveis críticas na condução de uma avaliação. São elas em ordem de importância: 1º Pessoas 2º Pessoas 3º Pessoas 4º Pessoas & 5º Pessoas.