CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Advertisements

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Estudo de coorte retrospectivo
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Normas de tratamento médico agudo de traumatismos cerebrais graves em lactentes, crianças e adolescentes Versão Portuguesa: Carla Meireles, MD José M.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Autores: Patrícia Rodrigues Costa; Sâmela Miranda da Silva;
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Suspeita de Lesão Tissular Profunda - Prevenção no Traumatizado Grave
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca.
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
Desempenho do sujeito com epilepsia em uma perspectiva biopsicossocial: Perspectivas relacionadas fatores de funcionalidade e incapacidade e fatores contextuais.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Clube da Revista da Liga de Geriatria e Gerontologia da ULBRA
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Tinea Capitis nas crianças do Hospital de Clínicas de Curitiba - Paraná, Brasil: análise de 98 casos. Mariana Nunes Viza Araújo – Pesquisa Voluntária.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Fabíula Morosi Czarneski
sistemas de informação
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
1 Médica Residente em Clínica Médica do Hospital Regional de Cacoal. 2 Médica dermatologista e Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do.
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
Título do Trabalho Nome do Apresentador Autores:.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Programa Saúde da Família
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
"Perineal assessment tool": adaptação para a cultura brasileira
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
PERFIL DOS PORTADORES DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM ITABUNA - BAHIA Emanuela Cardoso da Silva¹, Flávia Leite da Hora, Lacita Menezes.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Avaliação do conhecimento de enfermeiros sobre úlceras por pressão em uma Unidade de Terapia Intensiva Thiago Moura de Araújo; Joselany Áfio Caetano; Vívian.
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da.
QUALIDADE DE VIDA DE HOMENS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL POR CÂNCER Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Matheus Loturco Venâncio, Vera Lúcia Conceição.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Prevalência de pé diabético em um ambulatório de cuidados com lesões Mirella de Souza Barbosa*, Maria Mayara Araújo Pereira, Jéssica Alcântara de Lira.
DEISE BERTOLDO AVES Especialista em Oncologia
Monitoramento a Distância de Úlcera por Pressão Ana Cristina Beust da Silva Enfermeira UTI Trauma II HPS-POA Docente da Especialização Enfermagem em Estomaterapia/Unisinos.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Roberta Pinheiro – UFG (GO) - Paulo Scalize. - UFG (GO) - Ana Carolina.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
LESÕES POR PRESSÃO(ESCARAS) ELINEUZA QUINA FISIOTERAPEUTA.
Transcrição da apresentação:

CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer Ferreira Sá Queldilene Pereira Protázio, Rosilda Silva Dias, Santana de Maria Alves de Sousa

Introdução Uma úlcera por pressão é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação entre esta e forças de torção. As úlceras por pressão também estão associadas a vários fatores contribuintes ou de confusão, cujo papel ainda não se encontra totalmente esclarecido NPUAP/EPUAP/PPPIA. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide, 2014

Introdução Custos são despesas feitas por uma instituição ou indivíduo para realizar determinada tarefa, correspondendo ao somatório dos gastos com recursos humanos, material, estrutura física, serviços, equipamento e matérias utilizados para este fim, sendo considerado um instrumento de gestão para análise de desempenho, produtividade e qualidade dos serviços BEULKE; BERTÓ, 2008

Introdução Tratamento de UPP dispendioso (tempo x dinheiro), Posnett; Franks, euros Espanha, Posnett, et al ,5 bilhões de dólares /ano EUA, NPUAP, libras esterlinas UP categoria I e categoria IV, Reino Unido Bennet, Dealey, Posnett, ,3 a 1,5 bilhões de dólares/ano EUA, Morison, 2004 R$ , indivíduos 29 UP categorias III e IV São Luís –MA, Barros, et al. 2013

Objetivo Descrever os custos no tratamento de úlcera por pressão em um hospital público de urgência e emergência em São Luís – MA

Método Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa Desenvolvido na instituição de Saúde de Urgência e Emergência com pacientes que possuíam úlceras por pressão nas categorias III e IV no período de maio a outubro de 2014 Coleta de dados: avaliação clínica do paciente e levantamento diário do consumo dos materiais utilizados durante os curativos Pesquisa vinculada ao projeto “Úlceras por Pressão: tratamento e custos sociais, parecer de aprovação Comitê de Ética em Pesquisa HUUFMA 325/2010

Resultados e Discussão 26 pacientes (58% masculinos, 65% cor parda, 70% > anos, 65% casados, 77% ensino fundamental incompleto, 54% aposentados) Procedência: 15 (58%) outra instituição hospitalar 11 (42%) residência Tempo de internação: 30 – 73 dias (53,8%) até 113 dias (45,4%) Média de internação: 67,65 dias Diagnóstico médico: doença do sistema neurológico (62%) 25 pacientes (96%) encontravam-se restritos ao leito

Resultados e Discussão UP 7-2 UP 4-3 UP 2- 4 UP 1- 5 UP 30 - Categoria III 21 - Categoria IV 56% sacra 27% trocânter 13 % calcâneo 100% desenvolveram UP na instituição hospitalar 26 pacientes 51 UP

Resultados e Discussão Distribuição dos produtos utilizados para realização dos curativos das úlceras por pressão categorias III e IV, conforme quantidade e valor unitário, São Luís/MA, 2015

Resultados e Discussão Distribuição dos produtos utilizados para realização dos curativos das úlceras por pressão categorias III e IV, conforme quantidade e valor unitário, São Luís/MA, 2015

Resultados e Discussão Custo total do tratamento das UP: R$ ,22 Custo direto: R$ ,35 (luva estéril): R$ 6.222,54 Custo indireto: R$ 4.842,07

Conclusão Concluímos que as úlceras por pressão acometeram os pacientes com maior dependência de cuidados, homens Identificamos que as famílias partilham do cuidado ao paciente com UP junto com a equipe de saúde, no ambiente hospitalar, e cooperam intensamente na manutenção do tratamento das lesões Evidenciou-se ainda, a inércia do serviço de saúde em garantir a qualidade dos cuidados prestados ao paciente que desenvolve UP no ambiente hospitalar, observado pelos produtos disponibilizados para o cuidado às feridas e ausência de estratégias para prevenção das UP