Por que estudar Matemática? A Matemática é uma ciência muito antiga. Seus registros mais antigos datam de 2400 a.c. O homem inventou a Matemática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
O discurso na sala de aula de Matemática
Logaritmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Dois modos de ler a Bíblia.
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Portfólio de matemática.
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
O Aluno a Distância.
experiências INESQUECÍVEIS!
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Portfólio de Matemática
Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano
Bom dia! Boa noite! Ontem comendo pipoca, lembrei-me desta história que recebi; conta dos momentos, em que temos dificuldade de entender e compreender.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
DICAS DE UMA PROFESSORA:
Ajude – me!!.
Preparação Emocional para Concursos Ênio Cavalcanti, esp.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Formas de Interação.
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Como resolver problemas
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005.
Programador – Como Me tornar Um!
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Orientação Especial Março/2011.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
INFORMÁTICA.
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
SITUAÇÕES.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
Professor Douglas Pereira da Silva
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Como ter sucesso em uma prova. PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade.
PADRÃO DE SUCESSO 1º SONHO 2º COMPROMISSO 3º LISTA DE CONTATOS 4º CONVITE 5º APRESENTAÇÃO 6º ACOMPANHAMENTO 7º VERIFIQUE SEU PROGRESSO 8º ENSINE O PADRÃO.
Metodologia da Problematização
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Exericos para panturrilha. Panturrilha é genética? Tenho que ser honesto, a panturrilha sim é genética, alguém já deve ter passado por isso, um que treina.
Transcrição da apresentação:

Por que estudar Matemática? A Matemática é uma ciência muito antiga. Seus registros mais antigos datam de 2400 a.c. O homem inventou a Matemática por necessidade, muitas vezes para resolver problemas. Hoje em dia, continuamos a utilizá-la e a desenvolvê-la, porque ela é indispensável.

A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.

Quando esses padrões são descobertos, ou inventados, muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente muito distintas, a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar processos naturais. A Matemática tem uma influência universal no nosso cotidiano e contribui de forma decisiva para o progresso e bem-estar da humanidade.

Para além da sua beleza intrínseca e do seu conteúdo abstrato (axiomas, teoremas, teorias) a Matemática estimula diversos modos de pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes, incluindo modelação, simulação, abstração, otimização, análise lógica e dedutiva, inferência a partir de dados, manipulação de símbolos e experimentação. Tem um campo de aplicações praticamente ilimitado, presente em quase todas as áreas do conhecimento humano.

A Matemática não impõe limites à imaginação A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis.  Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.

Alguns motivos para se estudar Matemática: Desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as capacidades de generalização e abstração; Permite a modelação de situações reais e, através do seu potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a sua simulação, medição e controle; Desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controle, decisão e resultados; Desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a novas situações e superação de novos desafios; Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua.

A primeira e talvez a mais importante de todas as dicas é que estudar não pode ser feito de maneira passiva. Isto quer dizer que é preciso querer estudar e, principalmente, que ao estudar é necessário querer aprender. O estudo, quando feito de maneira passiva, torna-se penoso e rende poucos resultados, já que o conhecimento é transmitido quase que “goela abaixo” para o aluno. Um estudo feito de maneira ativa é essencial. Estudar de forma ativa é estudar buscando o conhecimento, é estudar de forma vigilante, tentando não deixar nada passar de forma despercebida. Estudar de forma ativa pode não parecer fácil e, em um primeiro instante, pode até parecer cansativo, mas com um pouco de disciplina e prática este nível de estudo é alcançado, os resultados obtidos através de um estudo ativo fazem com que o esforço desprendido seja plenamente recompensado.

2) Organize o local e horário de estudos Escolha um lugar da sua casa para ser o seu ambiente de estudos. Leve em consideração que este local deve preferencialmente: Ser silencioso, que não possua distrações como televisão, telefone, etc; Ter boa iluminação e ventilação; Possuir uma mesa de estudos e cadeira confortável; Tenha à disposição água, uma fruta ou alimento saudável. Na impossibilidade dessas condições, considere a opção de estudar na biblioteca ou em sala de estudos.

3) Estudar requer disciplina. Como já foi dito, hora de estudar é hora de estudar. Quando fingimos que estamos estudando só enganamos a nós mesmos, e isto nos leva a uma grande perda de tempo e frustração. Jogue limpo com você, estabeleça um período do dia para seus estudos. Procure encontrar seu melhor horário para estudar e crie uma rotina de estudos.

4) Pratique muito. Só aprende matemática quem pratica. Não dá para aprender essa matéria igual história, só lendo ou ouvindo o professor. E vale aquela máxima: quanto mais você pratica, mais você aprende. Cada problema tem suas próprias características e sempre que você resolve um você descobre um novo jeito de fazer as contas. Não existe um jeito rápido de aprender, então é bom ter paciência. Se você tem muita dificuldade em matemática, comece do começo. Domine conceitos básicos antes de pensar em equações complicadas. Não tenha vergonha de aprender frações ou contas mais simples. É do simples que se chega ao mais complexo.

5) Aprenda o vocabulário de matemática. Você vai perceber ao pegar um livro de matemática que muitas palavras você nunca tinha visto na vida. O conhecimento em vocabulário de matemática será uma ferramenta bem útil.

6) Reveja seus erros e entenda as suas dúvidas. Essa é uma das dicas mais importantes da lista. Você só deve passar para o tópico seguinte depois de dominar o que já está estudando. Fez a lista de exercícios e acertou sete de dez questões? Parabéns! Mas e as três que você errou? Pare e reveja onde não conseguiu acertar. Boa parte dos livros de matemática é montada em uma sequência lógica que faz com que cada tópico seja importante para as lições seguintes. Desprezar seus erros fará com que muitas dúvidas surjam nas próximas sessões de estudo. Você não vai entender as outras lições, vai se frustrar e isso vai virar uma bola de neve. Dá preguiça refazer um exercício? Dá. Mas você quer aprender, não é?

7) Ajude outras pessoas com dificuldades em matemática (e faça sessões de estudo em grupo). Você só domina um assunto de verdade quando é capaz de explicá-lo para outras pessoas. Se algum amigo procurá-lo com dúvidas, não negue ajuda, nem ache que só porque você está começando a estudar que não será capaz de fazer isso. Muitas vezes a gente sabe mais do que o colega e, além de ser legal estender a mão, vai ser uma boa oportunidade para você treinar seus conhecimentos e ver onde também tem dúvidas. Sessões em grupo são legais justamente porque um pode ajudar o outro. Mas não dá para estudar sempre com a galera, porque matemática é um assunto que requer concentração e a gente sabe que quase sempre vira bagunça quando estamos com os amigos.

8) Mantenha as suas respostas completas. Quando resolvemos equações, é comum a gente pular algumas etapas que fazemos de cabeça e colocar na linha de baixo uma versão mais simplificada da conta antes de passar para o próximo passo (ou até já colocar o resultado direto). Para quem está começando, isso não é recomendado. Você precisa entender o seu próprio raciocínio e ver de onde partiu e para onde irá. Mantenha as suas respostas completas. Isso ajuda também o trabalho do professor na hora de corrigir a sua prova, pois assim ele será capaz de acompanhar o seu pensamento.

9) Tire todas as suas dúvidas Quando estiver praticando exercícios coloque uma interrogação naqueles problemas que você não conseguiu resolver. Durante a correção de exercícios, tire suas dúvidas e esclareça as questões em que você apresentou dificuldade. Assim que puder, resolva-o novamente entendendo a parte que não tinha ficado clara.