Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Desenvolvendo Algoritmos
Fluxograma de Atividades
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
Introdução Movimentação de pessoas, papéis e informação na organização
Técnica de Representação Gráfica
Engenharia de Software
Introdução Movimentação de pessoas, papéis e informação na organização
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
Análise de Processos Prof. Virginia PO05.
MAPEAMENTO E REDESENHO
FLUXOGRAMA.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
UMA FERRAMENTA PARA PROJETAR OS PROCESSOS
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação Ferramentas da Qualidade - I.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 13
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Algoritmos.
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Fluxograma.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Expansão dos Casos de Uso
Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Ferramentas de modelagem do SI
Diagrama de Atividades
Fluxograma de Comunicação
Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02.
FLUXOGRAMAS.
Organização, Sistemas e Métodos
Manual da Organização.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Desenvolvimento do Produto
Usa símbolos convencionados, permitindo poucas variações.
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Gestão de defeitos.
Introdução a Banco de Dados
Unidade III Fluxogramas
Prof. Milene Peron R. Pinto
Desenhando Fluxogramas
Aula 6 – Ferramentas de Modelagem – Fluxogramas de Processo
ANÁLISE DE PROCESSOS E FLUXOGRAMA.
Professora Cláudia Abreu Paes
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Disciplina O&M / Professora Beth
Ferramentas da Qualidade
Gestão de projetos de Software GTI-16
Expansão dos Casos de Uso
Fluxograma Juliana Borges
Organização, Sistemas e Métodos
TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Como Fazer e Usar Fluxogramas
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Formulários.
INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Mapeamento e Padronização de Processos
O que é Fluxograma? Conceito e definição da palavra
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
PDCA – MASP E FERRAMENTAS DE QUALIDADE Cap. 12
UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade ELABORAÇÃO DE FLUXOGRAMAS.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Módulo: Qualidade e organização da produção
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2008/2.
Prof. JUCYOSM 2008 Fluxograma. OSM 2008 Prof. JUCY O que é Fluxograma? gráfico de procedimentos gráfico de processos fluxo de pessoas e papéis fluxo de.
Técnicas Administrativas Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar.
Transcrição da apresentação:

Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07

FLUXOGRAMA Técnica de representação gráfica que utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência de um processo, bem como sua análise e redesenho.

FLUXOGRAMAÇÃO O fluxograma é a representação gráfica das atividades ou fases de um processo, na seqüência como elas ocorrem, permitindo entender, a partir da representação visual, como o processo é executado. O fluxograma mostra também: atividades desnecessárias ou que não agregam valor, gargalos e atrasos, evidenciando o desperdício, identifica clientes que passam despercebidos e identifica oportunidades para melhoria.

Objetivos Objetivo principal Assegurar a fluidez dessa movimentação e manter o limites de decisão dentro de princípios que não permitam ineficiência e ineficácia de todo o processo. Objetivos secundários: - identificar a utilidade de cada etapa do processo; - verificar as vantagens em alterar a seqüência das operações; - procurar adequar as operações (passos) às pessoas que as executam; e - identificar a necessidade de treinamento para o trabalho específico de processo.

O que analisar? A) Seqüência de operações de um sistema. B) Verificar se tais operações estão sendo executadas, da maneira mais eficiente, pelos órgãos e pessoas adequados. C) Ver se não há duplicidade de execução ou passos dispensáveis, e assim por diante.

Característica principal: Elaboração São usados símbolos convencionados, que permitem poucas variações. Característica principal: Ser claro e objetivo, sendo o mais utilizados de todos os instrumentos e ferramentas à disposição do analista, embora poucos profissionais o empreguem de forma pura.

DOCUMENTO FINAL: CABEÇALHO: Identificação clara ao que se refere: nome do projeto e número de identificação (se houver), nome do (sub) sistema, nome do processo, data, quem elaborou e outras informações de identificação que sejam necessárias. CORPO: Fluxograma propriamente dito. Observar: Proximidade dos setores e atividades para evitar longas linhas ou cruzamentos. Quando o espaço não permite mais desenhos, usam-se conectores RODAPÉ: Identificação dos símbolos novos ou desconhecidos Vistos dos responsáveis envolvidos Observações pertinentes

TIPOS DE FLUXOGRAMAS VERTICAL OU DE FLUXO DO PROCESSO: Mostra uma seqüência de eventos (processos) pela qual o produto/serviço passa. O diagrama ilustra os passos do(s) processo(s) e o seu relacionamento. HORIZONTAL DESCRITIVO: Descreve um processo como se estivesse escrevendo ou lendo (da esquerda para a direita), utilizando símbolos e convenções previamente definidas.

FLUXOGRAMA VERTICAL Também denominado esqueleto, é utilizado no estudo de processos produtivos (linha de produção), no qual se pode dividir um grande processo em vários outros: mais simples; com poucas áreas envolvidas e com um número restrito de operações.

  Ideal para pequenas tarefas

EXEMPLO DE FLUXOGRAMA VERTICAL Fluxo de processo de Empacotamento, armazenamento e distribuição de uma empresa de frango congelado. Após observar os processos (as linhas de montagem/produção) de empacotamento, armazenamento e distribuição, discutindo as diversas fases de cada processo com os responsáveis diretos, o gerente (e sua equipe) monta o diagrama.

  Ideal para pequenas tarefas

FLUXOGRAMA VERTICAL A colocação dos verbos deve ser na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ("guarda") ou no infinitivo impessoal ("guardar").

Pode ser impresso em formulário padronizado FLUXOGRAMA VERTICAL Pode ser impresso em formulário padronizado Rapidez no preenchimento símbolos e convenções já impressos Clareza de apresentação Facilidade de entendimento pelo usuário VANTAGENS

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia Documento: identifica qualquer tipo de documento que entra no fluxo, pode ser um relatório, uma listagem, um formulário. Seu símbolo é:

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia Processamento/ Operação: representa qualquer função; operação definida causando troca de valor, forma ou localização da informação. A quantidade de operações que podem ser indicadas no símbolo pode ser variável; é aconselhável que se escolha uma unidade qualquer, por exemplo, um funcionário, tempo de execução. O verbo deve estar sempre no infinitivo impessoal.

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia Decisão: símbolo usado par indicar possíveis desvios para outros pontos do fluxo de acordo com as condições estipulados na decisão. Sempre é apresentada uma condição. As entradas para a decisão podem ser varias, porem a saída será obrigatoriamente binária: ou atende a condição ou não atende a condição

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Simbologia

FLUXOGRAMA HORIZONTAL - Exemplo