Gestão de Voluntários Novembro – 2012 CONSCIUS Associação Internacional de Conscienciometrologia Interassistencial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Equivalente à média dos países da OCDE
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
COMITÊS 2011 / 2012
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TUTORIAL GESTÃO ESTRATÉGICA
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
A Importância da Educação Continuada
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Dez novas competências para Ensinar
ASSUNÇÃO PROEXOLÓGICA Prof. Wildenilson Sinhorini Wildenilson Sinhorini, Administrador e especialista em Gestão Acadêmica, atua como Consultor. Voluntário.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
APLICABILIDADE DO RECEXOGRAMA
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Curso de Integração dos Estágiários SEFA
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
#RedeSiconv Democratizar o Conhecimento para mudar a vida do cidadão Leonardo Vieira Nunes Julho/2015.
MAIO 2010.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco) A Profoco consiste em um conjunto gratuito de cursos à distância e presenciais com a finalidade.
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

Gestão de Voluntários Novembro – 2012 CONSCIUS Associação Internacional de Conscienciometrologia Interassistencial

A CONSCIUS A CONSCIUS - Associação Internacional de Conscienciometrologia Interassistencial, tem como principal objetivo propiciar ambiente favorável para a autorreeducação consciencial a partir do desenvolvimento de técnicas para a autopesquisa conscienciométrica, dinamizando os atributos pessoais qualificadores da interassistencialidade.

É ferramenta para o aumento da criticidade e ajuste da auto- imagem pessoal. Aprofunda o autoconhecimento, a partir do diagnóstico da própria realidade consciencial. Amplia a autoconfiança e as autorreciclagens íntimas e existenciais. Capacita a conscin tornar-se autoprogramador da evolução pessoal. O Conscienciograma

● Fundamentos da Conscienciometria. ● Recin I. ● Recin II. ● Conscin-Trafor. ● Conscienciograma sem Drama (EAD). ● Grupoconscienciometria (Técnica do Confor, CPC, CGC). ● Conscin-cobaia voluntária do Conscienciograma (mensal, pontual, temático). ● Programa de Recéxis. Hoje são atendidos 65 alunos regularmente. Cursos

● Secretaria Geral: Albert Alves (interino de Alzira Gesing). ● Parapedagógico: Luimara Schmit. ● Administrativo-Financeiro: vacante. ● Comunicação e Eventos: Rosângela Piccoli. ● Paratecnológico: Djalma Fonseca. ● Gestão de Voluntários: Delmara Castanheira. Setores da CONSCIUS

● Colegiado de Coordenadores. ● Colegiado de Conscienciômetras. ● Reuniões de Planejamento. ● Reuniões do Parapedagógico. As reuniões são mensais (uma a cada segunda-feira) e são abertas à participação de todos os voluntários. Instâncias Decisórias

Voluntárias: Delmara Castanheira, Cathia Caporali e Rosa Ramalho Rotina: ● Entrevista Inicial. ● Entrevista de Acompanhamento. ● Entrevista de Desligamento. Seguimos o Manual Básico do Voluntariado nas ICs. Gestão de Voluntários

● 22 voluntários (15 ginossomas e 7 androssomas). ● 20 locais e 2 à distância (Florianópolis e POA). ● 14 verbetógrafos. ● 21 conscins-cobaias. ● 14 conscienciômetras-docentes. Perfil dos Voluntários

Até 2011 havia uma responsabilização exclusiva do Setor Gestão de Voluntários sobre eventuais dificuldades com voluntários. Após busca de orientação junto ao Conselho de Intervoluntariado houve a implantação de trabalho em rede, com resoluções conjuntas através da criação da reunião de coordenadores. Melhores Práticas

As decisões setoriais refletidas e assumidas em reuniões de coordenadores/conscienciômetras promovem: democratização nas decisões. aprimoramento do trabalho. corresponsabilizações. transparência. intercooperação. interconfiança. integração. interassistência. Filosofia do Voluntariado

Essa metodologia de trabalho intersetorial favorece a atuação da equipex da IC, pois mais conscins disponíveis para avaliações, planejamentos e soluções significa mais possibilidades de rapport e porta-voz de amparo de função. Hipótese

A partir do desenvolvimento dessa prática identificamos etapas na busca de soluções diante dos desafios: 1. Acolher o problema. 2. Identificar os envolvidos. 3. Realizar a auto e hetero conscienciometria. 4. Atuar em grupo na busca e acompanhamento da solução. Dinâmica de Atuação

O Glasnost é o principal evento de qualificação conscienciométrica do voluntariado. Tem duração de uma manhã e uma tarde. “Glasnost” significa “transparência” e é também o nome dado a um dos amparadores extrafísicos da CONSCIUS. Até 2010, o foco do Glasnost foi no voluntário. Em 2011 e 2012 houve a necessidade de uma abordagem institucional. Glasnost

TraforesTrafaresTrafais FlexibilidadeIntolerânciaCientificidade AfetividadeApriorismoDescensão Cosmoética RetratabilidadeEstigmatizaçãoAutoconfiança TransparênciaEnquadramentoProfissionalismo IntencionalidadeCentralizaçãoEgocídio ExperimentologiaSuperficialidadeCriticidade DespojamentoDefensividadeExaustividade Autodiagnóstico Institucional a partir do Glasnost

Durante o Glasnost, foi definido: Manutenção da filosofia da Conscius através de convergência dos trabalhos individuais e grupais a fim de preservar o polinômio flexibilidade-motivação- produtividade-transparência-interconfiança. Acompanhamento dos voluntários através de entrevistas, reuniões de coordenadores, Glasnost e trocas informais. Aprimoramento das práticas junto ao Conselho de Intervoluntariado da UNICIN. Gestão de Voluntários: Objetivos Prioritários

● Aumentar a participação dos voluntários nas reuniões e, consequentemente, nas tomadas de decisões da IC. ● Melhorar a comunicabilidade entre os voluntários (oficinas). ● Compor o setor Administrativo-Financeiro. Dificuldades e Desafios

Obrigadas! Conscienciometria: para quem quer mudar de patamar evolutivo