O que entendemos por teoria e por prática.

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Transcrição da apresentação:

O que entendemos por teoria e por prática. Marcos Floquet Fábia Inês Cleobenix Araújo Rosangela Mota Profª Marta Alencar

Estágio e docência O reducionismo dos estágios às perspectivas da prática instrumental e do criticismo,como anteriormente apresentadas expõe os problemas na formação profissional docente.

A dissociação entre teoria e prática presente resulta em um empobrecimento das práticas nas escolas, o que evidencia a necessidade de se explicitar por que o estágio é teoria e prática (e não teoria ou prática). Para tanto, necessário se faz explicitar o conceito que temos de teoria e de prática. Para isso, vamos introduzir o conceito de ação docente.

Estágio e docência A ação (cf. Sacristán, 1999) refere-se aos sujeitos, seus modos de agir e pensar, seus valores, seus compromissos, suas opções, seus desejos e vontade,

Estágio e docência As atividades materiais que articulam as ações pedagógicas são as interações entre os professores, alunos e os conteúdos educativos em geral para a formação do humano; as interações que estruturam os processo de ensino aprendizagem

Considerado que nem sempre os professores tem clareza sobre os objetivos que orientam suas ações no contexto escolar e no meio social onde se inserem ,os meios existentes para realiza-los os caminhos e procedimentos, a seguir ou seja, os saberes de referência de sua ação pedagógica, faz sentido investir nos processos de reflexão na e das ações pedagógicas realizadas nos contextos escolares (cf. Navarro, 2000).

Estágio e docência A pratica educativa  institucional é um traço cultural compartilhando e que tem relações com o  que acontece em outros ambitos da sociedade e de suas Instituições.

Estágio e docência O que pode ser conseguido se o estágio for uma preocupação, um eixo de todas as disciplinas do curso, e não apenas daquelas erroneamente denominadas “práticas”? Todas as disciplinas, conforme nosso entendimento são ao mesmo tempo “teóricas” e “práticas”.

Estágio e docência Nesse sentido, todas as disciplinas necessitam oferecer conhecimentos e métodos para esse processo.

REFERÊNCIAS PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez. Editora. 2004.