A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto 1 Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto 1 Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto 1 Planejamento Estratégico
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel Site: Celular e WhatsApp: (81)

3 Etapas do Planejamento Estratégico
Organizados em Equipes de 5 pessoas, realizar um Brainstorming, a fim de definir quais os principais Objetivos Estratégicos de uma empresa real ou fictícia, que deve ter Razão Social e Nome Fantasia, Endereço, Nicho de Mercado, Mix de Produtos, Segmentação de Clientes, Fornecedores e Principais Concorrentes; Esses Objetivos Estratégico pode ser, tanto problemas que precisam ser resolvidos, como pontos fortes a serem melhorados; Devem ser orientados pelos conceitos fundamentais de qualquer empresa: Missão, Visão e Valores. Portanto, é necessário antes de mais nada, definir esses conceitos para o segmento de empresa de vocês;

4 Etapas do Planejamento Estratégico
Durante o Brainstorming, atentem para a elaboração de uma Matriz SWOT, com consequente análise, balizado pelas 5 Forças de Porter; Após elaborado o Brainstorming, com a Análise SWOT, observando as 5 Forças de Porter, deve-se eleger quais os Objetivos Estratégicos que emergiram; Identifiquem o máximo Objetivos Estratégicos que puderem, a fim de enriquecer o Planejamento Estratégico; Para priorizar os Objetivos mais importantes, façam uso da Matriz GUT, elegendo ao final os objetivos mais prioritários que foram identificados;

5 Etapas do Planejamento Estratégico
Com os Objetivos Estratégicos Priorizados é hora de identificar formas de alcançar estes Objetivos, utilizando o Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito), no qual o Objetivo Estratégico é o (Efeito = Problema) e sobre o qual iremos identificar Causas que geraram tal problema; Cada um dos Objetivos Estratégicos gerará um Diagrama de Ishikawa; Após isto, iremos construir os Mapas Estratégicos, alocando os Objetivos Estratégicos de acordo com o que determina o BSC (Balanced Scorecard), considerando as dimensões: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento, numa relação de Causa e Efeito.

6 Etapas do Planejamento Estratégico
Feito o Mapa Estratégico é hora de elaborarmos os Planos de Metas, conforme determina o BSC, estabelecendo METAS (Objetivo + Valor + Prazo) e seus respectivos (Indicadores + Iniciativas Estratégicas), construindo um Painel de Desempenho; Em seguida construiremos um Plano de Ação, utilizando a técnica 5W3H, na qual as Ações são norteadas pelas Iniciativas, que serão identificadas como as causas do Diagrama de Ishikawa; Para cada Plano de Ação (5W3H), teremos um POP (Procedimento Operacional Padrão), referente ao HOW (Como?); Este Procedimento deve ser documentado e o seu Workflow (Fluxo de Trabalho) mapeado através do uso de BPMN (Business Process Management Notation);

7 Etapas do Planejamento Estratégico
O BPMN elaborado deve retratar a realidade atual, porém deve ser feita uma análise e proposta de redesenho do Processo, utilizando a abordagem LEAN (Enxuta) e metodologia KAIZEN (Melhoria Contínua); Para acompanhar em REAL TIME o desenvolvimento de todas estas atividades de cada Equipe, iremos utilizar a técnica KANBAN, através da ferramenta Trello; Cada uma destas Atividades deverá estar disposta em um Gráfico de GANTT com os respectivos tempos previsto para o desenvolvimento de cada uma das atividades; Para acompanhamento da Produtividade é necessário fazer o Diagrama EAP ou WBS (Estrutura Analítica de Projeto), utilizando a Regra dos 100%;

8 Etapas do Planejamento Estratégico
Por fim, os objetivos devem ser distribuídos em um Processo OKR (Objectives and Key Results);

9 Brainstorming Braistorming (Mapa Mental) =>

10 Matriz SWOT

11 5 Forças de Porter

12 Matriz GUT (Excel)

13 Diagrama de Ishikawa (Excel)
A cadeia de Causa e Efeito deve permear todas as 4 perspectivas de Balanced Scorecard. Kaplan e Norton, 1997.

14 Elaborar Mapa Estratégico Lucro Perspectiva Financeira
Aumentar o desempenho financeiro Perspectiva dos Clientes Implantar sistema de relacionamento com clientes Melhorar o atendimento aos clientes Perspectiva dos Processos Internos Melhorar os processos Internos Implantar novas tecnologias Perspectiva da Inovação e Aprendizado Assegurar treinamento e capacitação para a força de trabalho

15 Criar Balanced Scorecard

16 METAS

17 Indicadores e Iniciativas Estratégicas
TCC - TAXA DE CANCELAMENTO DE CONTRATO 1. Aplicar o novo script de convencimento no atendimento ao usuário. 2. Contatar os ex-assinantes através de ( , telefone, cartas, redes sociais, etc.)

18 Ações = Iniciativas

19 Estabelecer Indicadores

20 BSC: Painel de Desempenho
Uma iniciativa estratégica fechará o diferencial de desempenho do objetivo Objetivo Indicador Meta Iniciativa Estratégica Eficácia nas Matrículas Tempo (dias úteis) de execução de todo o processo captação 15 dias Treinar funcionários como Atendentes para trabalhar especificamente com captação de alunos O que é crítico para alcançar a estratégia? Como o medir o alcance do objetivo O nível de desempenho ou de taxa de melhoria esperada

21 BSC: Painel de Desempenho
Uma iniciativa estratégica fechará o diferencial de desempenho do objetivo Objetivo Indicador Meta Iniciativa Estratégica Eficácia nas Matrículas % de Economicidade 20% Identificar e convidar formalmente os possíveis alunos da RMR. O que é crítico para alcançar a estratégia? Como o medir o alcance do objetivo O nível de desempenho ou de taxa de melhoria esperada

22 BSC: Painel de Desempenho
O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso? Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Objetivo Indicadores Metas 2016 2017 2018 Eficácia nas Matrículas 1. Tempo (dias úteis) 50 30 15 2. % de Economicidade 10% 15% 20% Programas de ação chave necessários para se alcançarem os objetivos Iniciativa Estratégica Responsável Prazo Orçamento 1. Treinar funcionários como Atendentes FBV JAN./16 Gratuito 2. Identificar e convidar alunos formalmente Seção de Captação de Alunos (CASA) imediato R$ 5.000

23 Desdobramento em Plano de Ação – 5W3H

24 POP

25 BPMN (Bizage ou Sydle)

26 Abordagem Lean Através do método Lean (enxuto), problemas são analisados de maneira científica, organizada, eficaz e esclarecedora, utilizando-se os Ciclos DMAIC ou PDCA.

27 Método Kaizen (Melhoria Contínua)
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

28 KANBAN E-kanban Kanban Eletrônico (Trello)

29 Trello = Kanban

30 Gerenciamento de Projeto: Gráfico de GANTT
Usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas do Gerenciamento de Projetos. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.

31 EAP ou WBS (Usar Regra dos 100%)

32 OKR – Objectives and Key Results

33 Resumo Atividades e Ferramentas
0. Dados da Empresa e Missão, Visão e Valores 1. Brainstorming => 2. Matriz SWOT => Excel 3. 5 Forças de Porter => Excel 4. Matriz GUT => Excel 5. Diagrama de Ishikawa => Excel 6. Mapa Estratégico => Power Point 7. Metas, Indicadores e Painel de Desempenho => Excel 8. Plano de Ação (5W3H) => Excel 9. POP => Word 10. Mapear Processos (BPMN) => Bizage ou Acompanhar Desenvolvimento dos Projetos (KANBAN) => Gerenciar Prazos das Atividades (GANTT) => Produtividade (Regra dos 100%) => Excel 14. OKR => Excel


Carregar ppt "Projeto 1 Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google