A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRIAÇÃO / PRINCÍPIO VITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRIAÇÃO / PRINCÍPIO VITAL"— Transcrição da apresentação:

1 A CRIAÇÃO / PRINCÍPIO VITAL
CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

2 Como o universo foi criado?
Pela vontade de Deus. Se existisse de toda a eternidade, não seria obra do Pai. 3. Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita. Gênesis, cap. I Os planetas e as estrelas foram criados pela condensação da matéria dispersa no universo, orientada pela mente divina e realizada através da ação de inúmeros outros espíritos que, por já terem atingido a perfeição, colaboram com o Criador, na obra da criação.

3 Deus renova os mundos, assim como renova os seres vivos.
Cometas: início da condensação do fluido. Os corpos celestes não influenciam a vida pessoal de cada um e sim fenômenos físicos, como as marés.

4 Os sóis foram formados pela matéria cósmica primitiva condensada, sob a forma de imensa nebulosa, animada pelas leis universais que regem a matéria. Pelo mesmo modo de formação, inúmeros planetas foram formados pelo deslocamento de parte da massa que constituíram os sóis.

5 Principais conclusões da “Ciência” sobre a origem da humanidade:
1 - O Universo teria resultado de uma grande explosão (é a teoria do Big-Bang, uma das mais aceitas atualmente); 2 - A formação da Terra se iniciou há bilhões de anos, em processos que se estenderam por largos períodos e eras; 3 - A vida se manifestou na Terra em formas primárias e em épocas muito remotas, evoluindo, depois, para seres mais organizados; 4 - A espécie humana foi a última a surgir. Quando? Suas formas mais primitivas, há pelo menos anos. Como? Um ramo da linhagem dos antropomorfos apresentou evolução diferente, dando origem ao “homo sapiens”.

6 Formação dos seres vivos
No início, tudo era o caos! Com o tempo, através do trabalho de espíritos abnegados, estes elementos se estabilizaram e passaram a formar seres vivos. Fluido vital: fluido que “dá vida” à matéria. Simples manipulação do FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL (FCU).

7 49. Se o germe da espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos do globo, por que não se formam mais espontaneamente os homens, como na sua origem? O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode-se dizer que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorveram os elementos necessários para a própria formação da espécie, para transmiti-los de acordo com as leis da reprodução. Ocorreu o mesmo com as diferentes espécies de seres vivos. 1859

8 POVOAMENTO DA TERRA Com a evolução da vida, chegamos às formas humanóides até a espécie humana, partindo do caldo vital. Foi o que levou a dizer que o homem foi formado do limo da Terra. Adão e Eva: alegoria. Segundo a Bíblia, esse casal teria surgido, aproximadamente, 4000 anos antes de Cristo, e a ciência atual nos informa que a espécie humana existe, há muito mais tempo, no mínimo, a uns anos.

9 O homem surgiu em várias partes do globo, em épocas diferentes, sendo uma das causas da diversidade das raças. O Homo sapiens teve origem nas savanas de África há a anos, descendendo do Homo erectus, e terá colonizado a Eurásia e a Oceania há , colonizando as Américas apenas há anos.

10 ADÃO E EVA O homem cuja tradição se conservou sob o nome de Adão foi um dos que sobreviveram, numa região, após alguns dos grandes cataclismos que abalaram a superfície do globo em diversas épocas e veio a originar uma das raças que o povoam hoje. Na própria Bíblia, temos que haviam outras pessoas habitando a Terra, como os relatos da vida de Caim após matar Abel.

11 Existe vida em outros planetas?
Todos os planetas são habitados por formas de vida, que nem sempre se assemelham à humana. Há planetas com vida material em vários níveis, mas também, há planetas onde, somente, há vida de natureza espiritual, aparentemente, invisível aos olhos humanos.

12 A criação universal “Muito importa nos compenetremos da noção de que a matéria cósmica primitiva se achava revestida, não só das leis que asseguram a estabilidade dos mundos, como também do universal princípio vital que forma gerações espontâneas em cada mundo, à medida que se apresentam as condições da existência sucessiva dos seres e quando soa a hora do aparecimento dos filhos da vida, durante a período criador”. A Gênese, cap. VI, item 18. A SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E A ESCURIDÃO, MICHELANGELO, 1512

13 “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim
“Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fora, eu vô-lo teria dito; pois vou aparelhar-vos o lugar. E depois de ir e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tornar-vos-ei para mim, para que onde eu esteja, estejais vós também”. (João, cap. XIV, v. 1 a 3).

14 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Classificação dos Mundos
Mundos Primitivos Primeiras encarnações. Mundos de Provas e Expiações O Mal predomina sobre o Bem. Mundos Regenerados O Mal e o Bem se equivalem. Mundos Felizes O Bem predomina sobre o Mal. Mundos Celestes Só há o Bem.

15 Segundo Santo Agostinho, "A Terra está classificada no mundo de provas e expiações. Esteve material e moralmente num estado inferior ao que está hoje, e atingirá sob esse duplo aspecto, um grau mais avançado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que, de mundo expiatório, tornar-se-á mundo regenerador; então os homens serão felizes, porque a lei de Deus nela reinará". (Kardec, ESE)

16 A Bíblia não é um livro com rigor científico, mas sim, uma obra de valor histórico e religioso, que tem sido mal interpretada por uns e, fanaticamente, defendida por outros, mas, nem por isso, deixa de ser verdadeira e útil.

17 RAÇA ADÂMICA Durante a história do Universo, planetas passam por períodos evolutivos, sendo que seus habitantes que não acompanham esta evolução são transferidos à outros planetas, por vezes em massa. São as emigrações espirituais. Há muitos milênios, um planeta do sistema solar de Capela, estrela da Constelação do Cocheiro a 42 anos-luz da Terra, passou por um período de evolução, sendo que milhões de espíritos, de grande evolução científica mas arraigados à matéria, foram encaminhados ao nosso planeta, para contribuir com o crescimento tecnológico e expiarem seus males, aprendendo a humildade e o amor, simbolizada na figura de Adão.

18 OS EXILADOS DE CAPELLA Estrela da constelação do Cocheiro.
Seus espíritos teriam sido banidos para o planeta Terra há cerca de anos. 3400 a.C - Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio).

19

20 Com o auxílio destes espíritos, foram fixados novos caracteres raciais, aperfeiçoando as características biológicas dos seres humanos. Assim, nasceram na Terra as raças caucasianas, inicialmente na Ásia, indo para o Egito e o restante do planeta.

21 Aqueles seres decaídos reuniram-se obedecendo suas afinidades, dando origem à quatro grandes grupos:
1 – Os Árias, dando origem à maioria dos povos de origem indo-européia, como latinos, celtas, gregos, eslavos e germanos; 2 – A civilização Egípcia; 3 – O povo de Israel; 4 – As castas da Índia;

22 Estes exilados vieram aos cuidados do divino mestre Jesus e este enviava-lhes, periodicamente, seus mensageiros. Lao-tsé, Buda, Khrishna, Platão, entre outros. Eis porque as epopeias do evangelho foram previstas e cantadas milênios antes da vinda do sublime Emissário.

23 SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
Seres orgânicos: são os seres vivos, nos quais, além da matéria, existe uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida. Seres inorgânicos são os seres materiais apenas, pertencentes ao Mundo Mineral. Os elementos que formam a matéria dois são os mesmos, unidos pelo mesmo tipo de atração, ou seja, não existe uma “química” diferente a unir os elementos. A grande diferença: FLUÍDO VITAL!!!

24 Como ocorre o milagre da vida?
Os espíritos nos dizem que os seres vivos possuem uma força interior chamada de “energia vital”, que lhes dá a vitalidade. A vida, portanto, depende da absorção e manutenção desse tipo de energia.

25 O Princípio (ou Fluído) Vital é formado à partir do Fluído Cósmico Universal (FCU). “64 a Disso parece resultar que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto, mas numa propriedade especial da matéria universal, em razão de algumas modificações”. LE. É a união deste com a matéria que gera a vida! Funciona tal qual fosse uma “eletricidade vital”, como nos eletrodomésticos (comparação simplista, porém inteligível!).

26 É o mesmo para todas as espécies, modificado conforme cada uma.
A atividade do princípio vital é alimentada durante a vida pela ação do funcionamento dos órgãos. É a vitalidade. Sob a ação da energia vital equilibrada, os órgãos cumprem as suas funções, o sistema de defesa imunológica funciona adequadamente, e o próprio corpo passa absorver da natureza os recursos fluídicos, bem como as radiações solares, utilizadas para sintetizar a sua própria energia vital.

27 Por quais outros nomes é conhecida essa “energia vital”?
Pode ser conhecida, também, por “Princípio Vital”, “Fluido Magnético” ou, simplesmente, como “Bio-energia”.

28 A VIDA E A MORTE A morte é causada pelo esgotamento dos órgãos, pelo consumo do princípio vital. A quantidade de energia vital varia de pessoa para pessoa. Há aquelas que a têm em abundância e aquelas outras que têm apenas o necessário para se manterem vivas. Há espíritos que se associam a certos encarnados, em regime de exploração energética, para lhes absorverem essas energias vitais, favorecendo o aparecimento de doenças e outros desequilíbrios.

29 Informações adicionais sobre a energia vital
Pode se esgotar Pode ser insuficiente para manter a saúde física Pode ser transmitida de uma pessoa saudável e cheia de vida para uma pessoa doente e apática Através dessas doações, os magnetizadores do passado, bem como os passistas da atualidade, podem direcioná-las a outras pessoas necessitadas. Quando essas doações são feitas no clima da prece e da fraternidade, sem outros interesses materiais ou financeiros, teremos a ajuda dos bons espíritos, que irão potencializar os efeitos desta doação, bem como, melhorar as condições das energias doadas.

30 Se a quantidade de energia vital e vitalidade são baixas, geralmente, estamos desanimados, cansados, desmotivados, deprimidos e, portanto, mais propensos à instalação de doenças. Quando possuímos muita energia vital e vitalidade somos mais ativos, criativos, dinâmicos e saudáveis.

31 INTELIGÊNCIA E INSTINTO
A Inteligência é um atributo do espírito, o princípio inteligente do Universo. Porém, só pode manifestar-se pela união com a matéria. Podemos dividir: seres inanimados, constituídos apenas de matéria; seres animados dotados de vitalidade e destituídos de inteligência e os seres animados e pensantes. A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.

32 O Instinto é uma força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários, tendo em vista a conservação destes. A inteligência se revela por atos voluntários enquanto o instinto se processa automaticamente, de forma reflexa. É sempre confiável. Instinto não é inteligência rudimentar. Frequentemente se processam juntos. O instinto é guia seguro, sempre bom. À medida que a inteligência se desenvolve, o instinto se torna menos influente, menos ativo.

33

34 As paixões no início da vida do espírito tem muito de comum com o instinto. Porém, nascem das necessidades do corpo. São individuais, não produzindo efeitos gerais. São úteis, como estimulantes, até a eclosão do senso moral. O instinto se aniquila por si mesmo; as paixões somente pelo esforço da vontade podem domar-se. Deus, em sua sabedoria, conduz ele próprio os cegos, porém confia a inteligências livres o cuidado de guiar os clarividentes, para deixar a cada um a responsabilidade de seus atos. Ou seja, nenhum parentesco.

35 Por que o homem, mesmo usando a razão, pode se enganar em algumas situações?
A razão pode ser contaminada pelo orgulho, pelo egoísmo e pela educação deficiente. Entretanto, precisamos considerar, também, que o uso da razão depende dos valores morais e da influencia da religião. Aquele que consegue enxergar a vida além da morte e que acredita na espiritualidade, pode fazer as suas escolhas, usando o seu livre arbítrio com maior segurança.

36 PRÓXIMA AULA: TEMA: 2ª PARTE (MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS) - PERGUNTAS 76 A 131. DOWNLOAD DO MATERIAL:


Carregar ppt "A CRIAÇÃO / PRINCÍPIO VITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google