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História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia;

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Apresentação em tema: "História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia;"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia, inovação e marketing: ferramentas necessárias ao nutricionista

2 História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia;
Na teoria econômica clássica não era levado em consideração o consumidor e a demanda por produtos, mas por produção; Até o século 19 a preocupação era vender e MKT = VENDAS; No século 20 crescimento populacional e MKT = PROPAGANDA.

3 História do Marketing Mudanças profundas com a Crise de 1929 e no Pós Guerra; Em Keynes identificou os fatores que afetam o comportamento do consumidor ( como impulsos e motivações psicológicas); necessidade de uma compreensão mais profunda e perfeita do mercado; buscar as necessidades e desejos dos consumidores.

4 Evolução do conceito de MKT
1a Fase:Visão de Commodity produtos agrícolas, minerais, bens de manufatura e serviços.

5 Evolução do conceito de MKT
2ª Fase: Visão Institucional – ênfase nas empresas e grandes corporações produtores, atacadistas, varejistas e agentes.

6 Evolução do conceito de MKT
3ª Fase:MKT com visão Funcional: Preocupação com os processos de compra, venda,promoção, transporte, armazenagem, preços) Visão das grandes lojas de departamentos e a propaganda como arma de venda; Marketing ligado ao departamento de vendas das empresas

7 Evolução do conceito de MKT
4ª fase : Visão Administrativa Preocupação em gerenciar os processos integrados à organização( análise, planejamento, controle, organização) Década de 80 Theodore Levitt, autor clássico da área, tem uma definição de marketing, muito utilizada e divulgada: "Marketing é obter e manter clientes.“ MKT de guerrilha!!!!

8 Década de 90 – Consumerismo se espalha pelo mundo
Consumidor crítico e seletivo No Brasil a abertura de mercado impõe o CDC ( 1991) Philip Kotler propõe: 1. “O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda”; 2. “Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.”

9 Década de 90 – Consumerismo se espalha pelo mundo
Philip Kotler propõe ainda: 3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

10 MKT como Gestão Integrada
A Gestão é vista sob o aspecto prático e aplicativo da Ciência em qualquer sistema organizacional; o nutricionista deve compreender a organização onde atua para conseguir aplicar a ciência; o profissional mesmo em saúde, gerencia projetos, equipes e orçamentos; Deve Inovar e propor estratégias ( ações)

11 MKT como Gestão Integrada
Para todos os especialistas , a gestão aborda todas as áreas de uma organização e não apenas setores ou departamentos. Sendo assim, o marketing nas suas diferentes facetas está dentro de gestão (como Marketing de Serviços e Nutricional).

12 MKT como Gestão Integrada
O mundo atual é caracterizado pela mudança que impõe um novo paradigma educativo, valorizando a iniciativa , a liderança e a orientação para o mercado e para a gestão da mudança.(TACHIZAWA,T;CRUZ JUNIOR,J.B.;ROCHA,J.A.O, 2001).

13 Princípios para o século 21
Visão social do MKT: eficiência de mercado, qualidade do produto e impacto social

14 Marketing é área de atuação do nutricionista???

15 Marketing em Nutrição e Alimentação
Os 7 pilares ou 7 Ps: Elementos do Produto Preço e outros desembolsos do usuário Praça ( local e hora ) Promoção e Educação ( comunicação) Ambiente físico ( P de physical) Processos ( internos e externos) Pessoas

16 Marketing em Nutrição e Alimentação
Exemplo de Marketing em um Consultório ou Clínica de Nutrição

17 Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do Produto Dieta ou orientação alimentar, Preço e outros desembolsos do usuário Valor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil) , pacotes de serviços, Praça ( local e hora ) Bairro, horários alternativos , personal, home, office, Propaganda e Educação ( comunicação) Divulgação dos serviços ( site,revistas, flyers, boca-boca, material impresso entregue ao cliente),telefonia. Ambiente físico ( P de physical) Sala, decoração , estacionamento,recepção ,banheiro, revistas, aromas, Processos ( internos e externos) Sistema de marcação de consulta, registros dos serviços em softwares, impressos, Pessoas Recursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

18 Marketing em Nutrição e Alimentação
Exemplo de Marketing na Alimentação Escolar pública ou privada

19 Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do Produto Alimentação escolar ( lanche ou outro tipo de refeição), Preço e outros desembolsos do usuário Valor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil) , pacotes de serviços, escola,contrato, necessidades nutricionais. Praça ( local e hora ) Bairro, horários alternativos , público ou privado, mensal ou por produto, Propaganda e Educação ( comunicação) Divulgação dos serviços (material impresso entregue ao cliente – escola/pais), programas de educação alimentar, Ambiente físico ( P de physical) refeitório, decoração , apresentação do prato, porção, características do acesso a cantina , Processos ( internos e externos) Sistema de controle da refeição, registros dos serviços em softwares, impressos, Pessoas Recursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

20 MKT como ferramenta de gestão
Marketing é ferramenta indispensável à gestão de qualquer serviço que apresente a ciência da Nutrição . O nutricionista que aplica as ferramentas de gestão ( marketing) estará se mantendo adequado a um mercado competitivo e dinâmico. A inovação vai acontecer como processo contínuo em busca da satisfação dos desejos e necessidades dos clientes. Não é diferencial é Necessidade!!!!!

21 Obrigada!!! Sílvia Martinez CRN


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