A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras
Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

2 Nomenclatura Materiais Alternativos Materiais de Baixo Custo Sucata

3 Por que realizar aulas experimetais ?
“Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. (Bevilacqua e Silva, 2007)”

4 O que se fala sobre isso... Benite e Benite (2009)
Importância do laboratório para o ensino de química. Construção de alto custo. Forma intermediária. Benite e Benite (2009)

5 O que se fala sobre isso... Valadares (2001)
Desafio do ensino de ciências. Metodologia de ensino de ciências simples e de baixo custo. Projetos tornam acessíveis a todas as escolas.

6 O que se fala sobre isso... Axt e Moreira (1991) Livro Texto Ensino
Experimental Integrar experimentação ao conteúdo. Analogia entre a disciplina de artes e ciências.

7 O que se fala sobre isso... Segundo os autores: “constranger o professor a manufaturar um material que deveria ser colocado a sua disposição, para que pudesse realizar com plenitude sua tarefa de ensinar, é transferir-lhe uma responsabilidade que é das autoridades educacionais e da sociedade (AXT e MOREIRA, 1991, p. 99).”

8 O que se fala sobre isso... Buscar alternativas.
Aceitação de uma solução de emergência como definitiva. Não podemos ficar na posição de “reinventar a roda”.

9 Pontos Positivos Diminui o custo operacional dos laboratórios.
Gerar menor quantidade de lixo .

10 Pontos Negativos Os experimentos são quase sempre qualitativos.
Difícil realizar um experimento que preconize variáveis controladas.

11 Exemplares - Biologia Vieira et al (2007)
Um experimento simples e de baixo custo para compreender a Osmose Da um exemplo de onde ocorre osmose no corpo humano. Da um exemplo de aplicação tecnológica que aplica a osmose reversa.

12 Exemplares - Biologia Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2007.

13 Exemplares - Biologia Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2007.

14 Exemplares - Física - Redemoinhos de Água Valadares (2001)
Ocupação do espaço por gases

15 Exemplares - Física Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

16 Exemplares - Física 2 - Átomos em Movimento
Comportamento de um gás ideal

17 Exemplares - Física Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

18 Exemplares - Física 3 – Desviando filetes d’água
Caráter polar das moléculas de água.

19 Exemplares - Física 4 – O princípio das Fibras Ópticas
Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

20 Exemplares - Química 1 – Propriedades da Matéria
2 – Fenômeno da Sublimação

21 Referências AXT, R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Revista de Ensino de Física. v. 13, BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación BEVILACQUA, G. D.; COUTINHO, R. S. O ensino de ciências na 5ª série através da experimentação. Ciência & Cognição. v. 10, 2007.

22 Referências VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na aprendizagem. Revista Química Nova na Escola, n. 13, VIEIRA, J. H.; FIGUEIREDO-FILHO, L. C. S.; FATIBELLO-FILHO, O. Um experimento simples de baixo custo para compreender a Osmose. Revista Química Nova na Escola, n. 26, 2007.


Carregar ppt "Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google