A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com

2

3

4

5 Dia da prova

6 A AVALIAÇÃO DO PASSADO ONTEM SELETIVA SADICA CLASSIFICATÓRIA
EXCLUDENTE PUNITIVA PREMIAR OS EXCELENTES DENEGRIR OS MEDIOCRES AUTORITÁRIA REPRODUTORA formal

7 Provas operatórias Não é errado, mas não é uma maneira completa de avaliar, pois dessa forma o professor estará analisando apenas a capacidade que o aluno possui de memorizar técnicas e regras, assim não oferecendo informações sobre a aprendizagem efetiva do aluno. 

8

9 ALUNOS SOB PRESSÃO ESCOLA GRADE CURRICULAR DISCIPLINA PROVAS

10 AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTO
SUBMISSÃO AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTO AUSÊNCIA DE SENSO CRÍTICO PASSIVIDADE REPETIÇÃO ALIENAÇÃO

11 Revolta

12

13 CRIATIVIDADE?

14 RACIOCÍNIO?

15

16 Vídeo

17 Para Luckesi Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva.

18 Para Luckesi Examinar é classificatório e seletivo, e por isso mesmo, excludente, já que não se destina a construção do melhor resultado possível, e sim a classificação estática do que é examinado. São situações opostas entre si, porém, nossos professores, em seu cotidiano não percebem tal distinção e quando dizem que estão avaliando, na verdade estão examinando.(p. 84)

19 Para Jussara Hoffmann A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, no sentido indagativo, investigativo, do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais. (p.17) A avaliação é reflexão transformada em ação e não uma mera medição. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento. (p.18)

20 Para Perrenoud (1999) A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos; Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. A avaliação é um processo que deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem.

21 Como deve ser! HOJE REGULATÓRIA MEDIADORA MOTIVADORA MOBILIZADORA
SÓCIO AFETIVA COGNITIVA PROCESSUAL DIAGNÓSTICA CONTÍNUA QUALITATIVA informal

22 1- Observações do professor
2- Auto-avaliação 3- Testes e provas 1- Observações do professor

23 3- Testes e provas 3.1-Rotineiros São os usuais que já propomos em sala de aula e encontramos em livros didáticos. 3.2-Desafiadores São as avaliações que desafiam o raciocínio do aluno. Esses modelos de avaliação podem ser realizados: * individuais, em dupla ou em grupos; * na escola e/ou em casa; * com ou sem consulta; * escritos ou orais; * em duas ou mais etapas;

24 Exemplos de testes com várias etapas: a) O aluno faz a prova, recebe a prova corrigida e depois refaz o que não acertou e entrega as novas soluções ao professor; b) O aluno faz a prova, em sala de aula e entrega ao professor. Leva para casa outra prova coloca mais detalhes, e o professor analisa as duas provas; c) O aluno faz a prova, o professor marca as questões que estão incompletas identificando os erros e solicita que o aluno refaça; d) O aluno faz a prova, o professor faz a correção, mas não especifica onde estão os erros, devolve a prova ao aluno e pede que refaça as questões que estavam erradas.

25 Formação de mapas mentais
6- Avaliações elaboradas pelos alunos O professor pode solicitar que os alunos inventem situações semelhantes às que foram exploradas em sala de aula. Troca as atividades criadas entre os grupos, para estes solucioná-las. Formação de mapas mentais Apresentação de seminários, maquetes, feira de ciências, gincanas

26 É a que esta a favor da construção do conhecimento
A avaliação formativa. É a que esta a favor da construção do conhecimento

27


Carregar ppt "Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google