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SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES

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Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES
RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE GOVERNADOR 2013/14

2 COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO
Organização Administrativa AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS Em sua reunião de novembro de 2004, o conselho diretor do RI aprovou o Plano de Liderança de Clube como estrutura administrativa recomendada para os Rotary Clubs. Este pode ser implementado quando for mais conveniente ao clube, contudo, sua adoção não é obrigatória. O Plano de Liderança de Clube foi desenvolvido considerando-se principalmente os seguintes fatos: 1. Rotarianos são voluntários, geralmente com pouco tempo disponível 2. Os mandatos dos cargos de liderança no clube são anuais 3. Em razão desses dois primeiros fatores, para conseguir ser eficaz, o clube necessita apresentar continuidade administrativa, podendo esta ser obtida através de procedimentos operacionais adequados

3 Avenida de Serviços INTERNOS
Clubes eficazes Mantêm estável e ampliam o quadro assoociativo Implementam projetos de serviços humanitários bem-sucedidos Apóiam a Fundação Rotária Formam líderes além do âmbito de clube Para ser eficaz, um Rotary Club deve: - Ampliar ou manter estável o quadro social - Implementar com êxito projetos que atendam a necessidades de comunidades locais e internacionais - Apoiar a Fundação Rotária por intermédio de participação em programas e de contribuições financeiras Capacitar líderes para servir o Rotary além do âmbito do clube Avenida de Serviços INTERNOS COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO

4 “Comissão de Administração de Clube
Responsabilidade de conduzir atividades que visem favorecer o funcionamento do clube.

5 • Realizar atividades que favoreçam o funcionamento eficaz do clube.
RESPONSABILIDADES • Realizar atividades que favoreçam o funcionamento eficaz do clube.

6 • Fornecer o cronograma de atividades do clube
RESPONSABILIDADES • Fornecer o cronograma de atividades do clube

7 • Discutir metas, planos e projetos do clube
RESPONSABILIDADES • Discutir metas, planos e projetos do clube

8 Orçamento RESPONSABILIDADES
JUNTAMENTE COM O TESOUREIRO E PRESIDENTE DO CLUBE ELABORAR O ORÇAMENTO

9 Ajudar o secretário do clube a monitorar o comparecimento às reuniões.
frequência Ajudar o secretário do clube a monitorar o comparecimento às reuniões.

10 Promover o companheirismo entre Produzir o Boletim do clube.
Organizar programas semanais e especiais. Promover o companheirismo entre os sócios do clube. Produzir o Boletim do clube.

11 “A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM ROTARY”

12 Atividades de companheirismo
U B C O M I Õ E Freqüência Boletim do clube Atividades de companheirismo Serviços Internos Revista Programação

13 PRESIDENTE DA COMISSÃO
Conhecimento as normas do Rotary Desenvoltura quanto ao uso de computador e da internet

14 Presidente da Comissão de Administração
. Há várias tarefas que devem ser realizadas antes de assumir o cargo.

15 Presidente da Comissão de Administração
Selecionar e preparar os membros da comissão com a ajuda do presidente eleito

16 FAZER UM ROTARY CLUB DINAMICO
OBJETIVO FAZER UM ROTARY CLUB DINAMICO

17 E-MAIL- camagnani@itelefonica.com.br
OBRIGADO PELA ATENÇÃO CLEUTO JOSÉ MAGNANI/ADELINA GOV 2007/08 FONES (14) , , - “ VIVER ROTARY TRANSFORMAR VISDAS”

18 F I M

19 OBJETIVO DO ROTARY O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: O Plano de Liderança de Clube é vital para manter um crescimento estável e para o sucesso de nossa organização neste próximo século de prestação de serviços. Tendo sido fundamentado em experiências bem-sucedidas de clubes do mundo todo, seu propósito é fortalecer o Rotary com uma estrutura administrativa que ajude na eficácia dos Rotary Clubs.

20 PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

21 SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

22 TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.

23 QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

24 . Histórico da Prestação de Serviços do Rotary
O Objetivo do Rotary e as Avenidas de Serviços englobam o espírito de servir que há muito tempo define o Rotary. Esta tradição de servir continua viva através dos esforços dos clubes para atenderem às necessidades de seus associados e comunidade, e do seu empenho para continuarem relevantes, flexíveis e inovadores — cada clube de sua própria maneira. A tradição de servir pode tomar diversas formas.

25 Serviços Profissionais Serviços à Comunidade Serviços Internacionais
Avenidas de Serviços Serviços Internos Serviços Profissionais Serviços à Comunidade Serviços Internacionais Serviços às Novas Gerações

26 Passos de Implementação
Desenvolver metas de longo prazo que incluam os elementos de clubes eficazes. · O Plano de Liderança de Clube é uma extensão do Plano de Liderança Distrital; · Sugere passos de implementação a ser seguidos pelos clubes; · Fomenta continuidade administrativa e cria consenso entre os líderes na definição das metas e gerenciamento de projetos; · Inclui relação de comissões de clube permanentes, que podem obter auxílio de comissões distritais; · Está de acordo com o novo regimento interno recomendado para o Rotary Club, aprovado pelo conselho diretor do RI em novembro de 2004. · Pode ser implementado quando for mais conveniente ao clube. (Obs.: A adoção do plano não é obrigatória, mas todos os clubes devem considerar sua adoção, principalmente clubes novos ou enfrentando problemas no desenvolvimento do quadro social.)

27 Passos de Implementação
Utilizar as Diretrizes pra aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs para estabelecer metas anuais em apoio às metas de longo prazo. Os clubes que desejam implementar o Plano de Liderança de Clube devem: 1. Desenvolver um plano de longo prazo que incorpore os elementos de clubes eficazes. 2. Usar as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs na definição de metas anuais consonantes com o plano de longo prazo 3. Realizar assembléias com o objetivo de incluir os sócios no processo de planejamento e os manter informados sobre o Rotary.

28 Passos de Implementação
Realizar assembleias de clube que incluam os associados no planejamento e os mantenham informados sobre as atividades rotárias. 4. Assegurar boa comunicação entre o presidente de clube, o conselho diretor, as comissões de clube, os sócios, o governador de distrito, os governadores assistentes e as comissões distritais. 5. Favorecer a continuidade administrativa, inclusive o conceito de sucessão planejada, de modo a facilitar a capacitação de futuros líderes.

29 Passos de Implementação
Facilitar a comunicação entre os líderes do clube, os associados e os líderes distritais. 6. Modificar o regimento interno recomendado para o Rotary Club para que inclua operações administrativas específicas ao clube. 7. Oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os sócios do clube. 8. Certificar-se de que cada sócio esteja envolvido em uma atividade ou projeto.

30 Passos de Implementação
Promover a continuidade administrativa para assegurar a capacitação de futuros líderes. 9. Elaborar um plano de treinamento para assegurar que: Líderes de clube participem dos encontros distritais de capacitação. Seminários de orientação de novos sócios sejam oferecidos regularmente. Oportunidades educativas estejam sempre disponíveis a todos os sócios.

31 Passos de Implementação
Alterar o Regimento Interno do Rotary Club, para que reflita a estrutura das respectivas comissões e as responsabilidades dos líderes do clube.

32 Passos de Implementação
Promover o desenvolvimento e fortalecimento de relacionamentos entre associados do clube. Certificar-se de que todos os associados estejam ativamente envolvidos em algum projeto ou atividade do clube. Tomar muito cuidado com os melindres

33 Passos de Implementação
Elaborar plano abrangente de treinamento Procurar participar dos treinamentos do distrito, e criar meios para reprodução desses treinamentos no clube.

34 Passos de Implementação
Indicar comissões de apoio às necessidades do clube

35 Novas Comissões Permanentes*
Conselho diretor do clube Administração do Clube IMAGEM Pública . Desenvolvi- mento do Rotary Projetos Hu,manitários Fundação Rotária Esta nova estrutura de comissões de clube substitui a anterior, com 18 comissões. As cinco comissões permanentes de todo clube são: 1. Administração do Clube – realiza atividades que conduzem à operação eficaz do clube 2. Relações Públicas do Clube - desenvolve e executa planos para veicular ao público informações sobre o Rotary e promover as atividades e os projetos de prestação de serviços do clube. 3. Admissão - Desenvolve e implementa um plano abrangente para recrutamento e retenção de sócios. 4. Projetos de prestação de serviços - Planeja e conduz projetos educacionais, humanitários e profissionais para atender a necessidades da comunidade local e de outros países. Fundação Rotária – Cria e implementa planos para conseguir apoio para a Fundação Rotária através de assistência financeira e participação em seus programas Comissões adicionais podem ser criadas conforme necessário à manutenção da continuidade administrativa. * E agora a mais recente “NOVAS GERAÇÕES”

36 Novas Comissões Permanentes
Conselho diretor do clube Administração do Clube IMAGEM PUBLICA DESENVOLVI- MENTO DO ROTARY PROGRAMAS HUMANITÁRIOS Fundação Rotária A estrutura de comissões apresentada no Plano de Liderança Distrital dá suporte ao Plano de Liderança de Clube: 1. Os governadores assistentes prestam auxílio à comissão de administração e ao conselho diretor do clube. 2. A comissão distrital de relações públicas dá assistência à comissão de relações públicas do clube. 3. A comissão distrital de desenvolvimento do quadro social presta apoio à comissão de admissão do clube. 4. As comissões distritais de programas (Intercâmbio de Jovens, Rotaract, etc.) fornecem ajuda à comissão de prestação de serviços do clube. 5. A comissão distrital da Fundação Rotária auxilia a comissão da Fundação Rotária do clube. Há outras cinco comissões distritais constantes do plano: 1. Expansão 2. Promoção da Convenção do RI 3. Conferência distrital 4. Treinamento 5. Finanças Governadores assistentes Com. Distrital DE IMAGEM PUBLICA Com. Distrital de Desenvolv. DO ROTARY Com. Distrital de Programas Com. Distrital da Fundação Rotária Apoio do distrito ao Plano de Liderança de Clube

37 Como é o seu clube? É divertido e dinâmico?
b) Possui posição de destaque da qual se orgulha? c) Ele possui identidade própria? d) É conhecido por alguma atividade em particular? 1ª citação: Rotary Club de Vancouver Sunrise, Canadá 2ª citação: Rotary Club de Vancouver Arbutus, Canadá Outras citações: “Inicialmente, havia certa desconfiança de que seria difícil mudar velhos hábitos. Achávamos que a implementação do Plano de Liderança de Clube nos daria mais trabalho, e já estávamos bastante ocupados. Porém, logo percebemos que as responsabilidades seriam divididas entre um grupo maior de sócios e que mesmo os rotarianos entrantes poderiam se envolver imediatamente nas atividades. Agora vemos as vantagens do plano.” Sócio do Rotary Club de Padstow, Austrália “O Plano de Liderança de Clube pode aumentar a eficácia dos Rotary Clubs, principalmente daqueles que não foram organizados adequadamente.” Rotary Club of Milano Nord, Itália

38 e) Existe diversidade em seu quadro associativo?
f) Está aberto a novas ideias? g) O seu clube é tudo que você queria que fosse?

39 O DESAFIO Se o seu Rotary Club encerrar suas atividades amanhã, a sua comunidade perceberá? LEIA A APRESENTAÇÃO

40 TRABALHO EM EQUIPE ? Grupo de Dez: um só trabalha. O pobre do Zé
Os clubes que desejem implementar o Plano de Liderança de Clube podem seguir o cronograma abaixo: Seis meses antes da implementação (Janeiro-Junho) · Reunião dos conselhos diretores atual e entrante para decidir se o Plano de Liderança de Clube deverá ser implementado. ·  Assembléia de clube para discutir a decisão com os sócios, dando-lhes a oportunidade de expressar sua opinião e se envolver no processo. ·   Após aprovação, adotar, para que passe a vigorar a partir de 1º de julho, o regimento interno recomendado para o Rotary Club, inclusive com emendas que reflitam características específicas ao clube. ·   Os conselhos diretores atual e entrante desenvolvem um plano, antendo sempre os sócios envolvidos nas tomadas de decisões. Inclusão de procedimentos de transição para a nova estrutura e de planos de longo prazo para o clube. ·   O conselho diretor entrante usa as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs na definição de metas anuais consonantes com o plano de longo prazo. Após 1º de julho, os clubes começam a trabalhar para alcançar suas metas, revisando o plano conforme necessário. Em janeiro, avalia-se o progresso em relação ao alcance das metas e à posição no Plano de Liderança de Clube.

41 OBJETIVOS COMUNS E PLANEJAMENTO
Recursos OBJETIVOS COMUNS E PLANEJAMENTO Os seguintes recursos estão disponíveis para dar suporte aos clubes na implementação e operacionalização do Plano de Liderança: Governadores de distrito – auxílio aos clubes com relação aos passos de implementação Governadores assistentes – auxílio aos clubes com relação aos passos de implementação Comissões distritais – suporte às comissões de clube; coordenação dos esforços distritais *Plano de Liderança de Clube (245-PO) – material a ser publicado em inglês em outubro de 2005 e posteriormente em português; explica em detalhes como implementar o plano * Normas do Plano de Liderança de Clube – regras oficiais do RI sobre o plano *Regimento interno recomendado para o Rotary Club – procedimentos operacionais, que podem ser modificados para refletir as características próprias ao clube *Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotaract Clubs – ferramenta a ser usada para definir metas com base no conceito de clube eficaz *Ciclo Recomendado para Treinamento de Líderes – série de treinamentos destinados a capacitar líderes rotários a exercer com eficácia seu mandato; parte do processo de educação continuada. * Disponível no site do RI,

42 “O SEGREDO PARA FAZER UM ROTARY CLUB EFICAZ, É TRANSFORMAR OS ASSOCIADOS EM AUTENTICOS ROTARIANOS”

43 “O PRIMEIRO OBJETIVO DO ROTARY ENFATIZA O COMPANHEIRISMO COMO BASE PARA O SERVIR. ENQUANTO HOUVER COMPANHEIRISMO, HAVERÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS” RICHARD H. WELLS = PRES. DE RI 1944/45

44 PATOLOGIAS Alberto ttencourt
A patologia dos clubes se apresenta através de uma série de sintomas de maior ou menor gravidade. São indicação clara de como anda a saúde, de um clube de Rotary, como também de qualquer associação, agremiação ou coletividade .  São os seguintes os principais males que afetam a saúde dos clubes

45  1º) PATOTISMO Doença grave, solapa as bases, aos poucos vai minando a pujança dos clubes. Patotismo é a formação de patotas. Seus integrantes, em geral, consideram a patota mais importante que o próprio clube. Eles deixam de pensar nos objetivos maiores da coletividade. Consideram a patota a própria razão de ser. Companheirismo, só dentro das patotas. A visão dos membros das patotas é unilateral, limitada

46 2º) EGOCENTRISMO É mal dos tempos modernos.
Significa o predomínio do ego, dos interesses individuais na frente do coletivo. O egocentrismo divide, desagrega qualquer grupo. O egocêntrico tem uma visão separatista do mundo. Ele não tem a menor consideração para com os outros. “Problema deles”, “Danem-se” são seus bordões. O egocêntrico acha que todos estão ali para lhe servir. Considera a sua felicidade a única que importa

47 3º) NORMOSE: Terrível mal que afeta nossa sociedade.
É a patologia do normal, descrita no livro “Normose - a Patologia da Normalidade” de Roberto Crema, Jean Yves Leloup, Pierre Weil. O normótico é aquele que se adapta a um contexto doente, alimenta-o, vive como se estivesse tudo bem. Ele criou seu próprio mundo, para viver num mundo em crise, onde impera a violência, corrupção, exploração, miséria. O normótico não tem capacidade de reação, para mudar, melhorar o estado de coisas. A normose, instalada dentro do clube, gera inércia, inação. O coletivo perde o fio da meada da prestação de serviços. Vai conforme a onda, dança conforme a música

48 4º) APATIA: É o desinteresse total pela vida do clube.
O apático não está nem aí para as obrigações do clube. Ele não quer saber das responsabilidades fiscais, não se preocupa com documentação patrimonial, com obrigações trabalhistas, com prestação de contas. O apático deixa rolar, nada faz para mudar um contexto doente. O apático não quer saber de instrução rotária, nem de prestação de serviços. . O apático não move uma palha para melhorar o clube. É incapaz de trabalhar em equipe. Quando a maioria dos sócios é apática, o clube caminha para o fundo do poço.

49 Dúvidas?

50 OBRIGADO PELA ATENÇÃO FONE (14) 32841418, 32832532, 97711794
CLEUTO JOSÉ MAGNANI/ADELINA GOVERNADOR 2007/08 ROTARY CLUB DE PEDERNEIRAS FONE (14) , ,


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