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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

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Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Prof. MS Felipe Saraiva Nunes de Pinho felipepinho.blogspot.com

2 O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
Refere-se à eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem suas próprias emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento. (Morris; Maisto, 2004).

3 O QUE SÃO AS EMOÇÕES? Razão x Emoção
A emoção é um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionados ao afeto e ao humor. (Kaplan e Sadock, 1993). “Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida.” (Goleman, 1995).

4 O SEQUESTRO EMOCIONAL Temos duas mentes, a que raciocina e a que sente; Em muitas ocasiões os nossos impulsos emocionais dominam nossa razão; Como uma espécie de alarme: reagimos e depois raciocinamos; O problema é que muitas vezes nossas reações emocionais são inadequadas.

5 SISTEMA EMOCIONAL PRIMITIVO
A amígdala é responsável por armazenar memórias emocionais Ela também associa as situações atuais com as situações passadas. Essas associações são denominadas de “emoções precognitivas”. (LeDoux). Ela está relacionada ao circuito de condicionamento pelo medo. Por ser o centro identificador do perigo, ela é fundamental para a auto-preservação. Ela determina a geração do medo e da ansiedade, colocando o sujeito em situação de alerta, preparado-o para a luta ou fuga.

6 CONHECE-TE A TI MESMO Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: Não passas de um rústico... Não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia! Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada, berrou: Eu poderia te matar por tua impertinência. Isso – respondeu o monge calmamente – é o inferno. Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação. E isso – disse o monge – é o céu. (Goleman, 1995)

7 CONHECE-TE A TI MESMO O autoconhecimento passa pela consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem; É necessário refletir sobre nossa própria história de vida e buscar entender as experiências que marcaram nossas respostas emocionais; O desenvolvimento do nosso auto-controle é fundamental para nosso bem-estar.

8 QUAIS EMOÇÕES COSTUMO SENTIR NO MEU DIA A DIA?

9 Nossa Matriz de Identidade
A nossa Matriz de Identidade diz respeito ao contexto psicológico e social no qual estamos inseridos desde que nascemos; A principal fonte de nossa Matriz de Identidade é a nossa relação com nossos pais; A Matriz de Identidade é o berço de nossas emoções.

10 Reflita: Que eventos marcaram minha infância?
Que lembranças boas tenho de minha infância? Que lembranças ruins tenho de minha infância? Guardo mágoas de alguém?

11 Níveis de Percepção das Emoções
Não Percepção; Percepção Tardia; Percepção Momentânea; Percepção Antecipada.

12 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Autoconhecimento; Autopercepção; Autoconfiança; Autogerenciamento; Auto-motivação; Empatia; Habilidades sociais.

13 FUNÇÕES DAS EMOÇÕES Sobrevivência; Tomadas de Decisão;
Ajuste de limites; Comunicação; União.

14 AS EMOÇÕES NO TRABALHO As emoções que tenho no trabalho determinam meu desempenho, minhas relações interpessoais e minha motivação; A IE é uma ferramenta indispensável para a Liderança Eficaz e para o trabalho em Equipe; Se o trabalho gera emoções ruins ele é fonte de estresse.

15 AS EMOÇÕES NO TRABALHO O Feedback é um poderoso instrumento motivacional; A crítica deve ser sempre construtiva e nunca deve ser um ataque pessoal; A crítica também deve ser específica, e feita pessoalmente; É necessário que sejamos sensíveis ao outro (empatia) ao fazer a crítica, e que também ofereçamos alguma solução.

16 Reflita: O que eu gosto e faço? O que eu não gosto e faço?
O que eu faço e não gosto? O que eu não gosto e não faço?

17 Importante! Nossos estados emocionais também dependem de nossos objetivos e da maneira como encaramos nossos sonhos, nossas dificuldades e nossos desafios; A maneira como vemos o mundo, como encaramos os fatos e a realidade, determina a maneira como sentimos o mundo e a nós mesmos.

18 Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995. MORRIS, Charles; MAISTO, Albert. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson, 2004.


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