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METODOLOGIA DE PESQUISA
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
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Conhecimento científico
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Tipos de conhecimento Filosófico: busca do saber
reflexão crítica, desenvolve raciocínio Teológico: fruto do intelecto humano / baseado na fé revelações do mistério oculto ou sobrenatural mensagem ou manifestação divina Empírico: adquirido no cotidiano experiência vivenciada ou transmitida de pessoa para pessoa pode ser incoerente e impreciso / produzir crenças arbitrárias base fundamental do conhecer!
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Conhecimento científico
referência empírica: acolhimento metódico e sistemático dos fatos da realidade sensível escopo positivo – explica a realidade: como é? por quê? (≠ normativo – prescreve como a realidade deve ser) resulta do conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados que possibilitam sua verificação
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Métodos de pesquisa
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Métodos de pesquisa método: “meio de se fazer alguma coisa” (HOUAISS, 2001) método científico: “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para atingir o conhecimento” (GIL, 1999, p. 26) metodologia: estudo dos métodos científicos “corpo de regras [...] para realizar uma pesquisa; método” (HOUAISS, 2001)
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Etapas do método científico
Formulação do problema Revisão da literatura Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos Delineamento da pesquisa de campo Operacionalização dos conceitos e variáveis Seleção da amostra Elaboração dos instrumentos de coleta de dados Coleta dos dados Análise e interpretação dos dados Redação das conclusões
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Estabelecimento de Objetivos
Escolha do tema Definição do problema Estabelecimento de Objetivos
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Escolha do tema Tema livre, desde que relacionado a algum tópico de Administração Trabalho teórico-empírico Contrapor conceitos de administração estudados no curso com a prática nas organizações
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Escolha do tema Considerar ....
Responder aos interesses de quem investiga; Avaliar o nível de conhecimento exigido; Existência fontes de consulta ao alcance do pesquisador.
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Fontes de idéias para escolha do tema
Experiências individuais Material escrito livros, revistas, periódicos Reflexão Conversas com professores, especialistas e colegas Observação direta do comportamento de fenômenos e fatos Busca na Internet
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Fontes de idéias para escolha do tema
Crenças e pressentimentos Participação em seminários, encontros Curiosidade Controvérsias teóricas
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Definição do problema É a mola propulsora do trabalho de pesquisa - orienta a busca de documentos, instrumentos (técnicas) e materiais.
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Definição do problema Problema “é uma questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”. (Aurélio)
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Definição do problema Pode ser determinado por razões de ordem intelectual ou prática. O problema será uma dificuldade, dúvida ou questão a ser solucionada à base de investigação teórica ou prática.
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Estabelecimento de Objetivos
O Processo de Seleção de Objetivos Levantamento de Problemas Estabelecimento de Objetivos 16
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Definição do Objetivo PROBLEMA: baixo índice de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pela rede de concessionárias. Objetivo: Melhorar a avaliação dos serviços nas concessionárias Objetivo específico: Reduzir a falta de peças de reposição nas concessionárias 17
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Objetivos do trabalho Justificativa do Objetivo
Indicar de maneira sucinta os objetivos do trabalho, preferencialmente usando verbos do infinitivo. Por exemplo: Estudar e propor formas de acelerar o processo de cobrança Desenvolver modelos para a redução de inadimplência Promover a criatividade e inovação dos funcionários Justificativa do Objetivo Defender por que o tema é importante e merece ser estudado.
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Revisão da literatura Referencial teórico
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Revisão da Literatura O que se sabe sobre o tema?
Como esse conhecimento (conceitual, teórico) relaciona-se com o tema e a problemática do estudo? Há experiências (evidências empíricas) similares na sua organização ou em outras que possam servir de referência? O que há nas obras de autores consagrados (livros), revistas de negócios, revistas acadêmicas, relatórios de pesquisa, sites etc., que deva ser citado para embasar o trabalho?
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O que é o referencial teórico?
expressão de conhecimentos sistematizados fundamento teórico do Projeto de Pesquisa análise sobre o tema (com pesquisa bibliográfica)
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O que não é o referencial teórico?
resumo de livros patchwork de citações reprodução de textos da área combinação de livros sobre algum assunto
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Objetivos do referencial teórico
mapear o que já foi escrito sobre o tema, principais conceitos e autores corroborar/contrapor premissas do trabalho enfatizar importância/inovação do tema subsidiar definição de metodologia
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Pesquisa bibliográfica
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Levantamento bibliográfico
consultar catálogos e bancos de dados da biblioteca ler monografias e artigos da área de interesse visitar livrarias (físicas ou virtuais) e editoras acessar websites de instituições Embrapa, Fiesp, Sebrae, Inmetro procurar referências bibliográficas de livros e artigos
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Pesquisa bibliográfica
consulta a várias fontes de informação (publicações) coleta de materiais genéricos/específicos sobre um tema reunião de autores/conteúdos para fundamentar discussão teórica Por que usar produção já publicada? conhecimento científico: processo contínuo (pesquisas não começam do zero)
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Etapas da pesquisa bibliográfica
escolha do tema consulta a obras de referência e catálogos/databanks leitura de reconhecimento (e.g.: resumos, abstracts) seleção da bibliografia básica leitura reflexiva e crítica dos documentos criação de arquivos para os documentos registro de trechos, citações, comentários, opiniões (sugestão: fichamento por referência e/ou autor) elaboração da versão preliminar do referencial (conversa entre os autores) apresentação para professor/orientador
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Fontes de pesquisa bibliográfica
livros artigos em periódicos técnico-científicos (journals) Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Harvard Business Review, Journal of Marketing trabalhos acadêmicos: dissertações, teses, monografias artigos em periódicos de imprensa (jornais, revistas) Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Valor Econômico Exame, Business Week, Isto é Dinheiro, Veja, The Economist enciclopédias/dicionários internet
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Pesquisa bibliográfica na internet
Periódicos CAPES Scielo Google Scholar
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Construção do texto desenvolver discussão/análise sob a ótica do trabalho evoluir de temas gerais para específicos expor tópicos pertinentes e sua relação com o trabalho fundamentar cada subtema com dois ou mais autores referências atuais: pelo menos metade posterior a 2000 contrastar visões (‘conversa entre autores’) ao final do capítulo, identificar pontos favoráveis ou contrários ao trabalho
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Observações Tudo que for citado deve constar das referências. Tudo que constar das referências deve ser citado. Não deve haver: uso de gíria sentenças ou parágrafos demasiadamente longos excesso de citações redação em 1ª ou 3ª pessoa (use verbo no impessoal) plágio!
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Tipo de coleta de dados Primários Secundários
Elaborada especificamente para o objetivo da pesquisa proposta Grande envolvimento do pesquisador na coleta de dados Secundários Desenvolvida por institutos de pesquisa, IBGE, empresas visando atender a outros objetivos
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Pesquisa qualitativa
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Características busca entendimento aprofundado sobre fenômenos
valoriza a idéia da intensidade em detrimento da idéia de quantidade adota técnicas mais flexíveis, evolutivas tem no pesquisador a principal ferramenta é mais adequado a amostras pequenas (n<30) é ideal para estudos exploratórios
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Exemplos de técnicas observação direta entrevista em profundidade
questionário com perguntas abertas focus group estudo de caso
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Observação direta Pesquisador: vivencia a situação
forma conclusões com base na experiência de seu dia-a-dia
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Entrevista em profundidade
Entrevistador: extrai do entrevistado as idéias, opiniões e argumentos que sustentam suas declarações utiliza roteiro que permite: investigar livremente o assunto aprofundar temas (predeterminados ou identificados no decorrer da entrevista)
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Questionário c/ perguntas abertas
Pesquisador: elabora questões e distribui a um grupo de pessoas Vantagens: custo relativamente baixo (aplicável por correio, computador, telefone ou pessoalmente) suprime o face-a-face (pode até ser anônimo) útil quando faltam dados históricos/quantitativos
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Pesquisa quantitativa
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Características busca apreciação estatística sobre fenômenos
valoriza a idéia da quantidade em detrimento da idéia de intensidade adota técnicas estruturadas/predeterminadas e mecanismos de controle usa instrumentos inanimados como ferramentas é mais adequado a amostras grandes (n>30) permite generalizar resultados / formular leis
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Survey / Questionário Questões: claras que não induzam respostas
que não causem desconforto aos respondentes em linguagem adequada aos respondentes
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Tipos de questões abertas fechadas complemento de frase
associação de palavras fechadas perguntas dicotômicas múltipla escolha diferencial semântico escala Likert
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Questões abertas – exemplos
complemento de frase: Quando desejo velejar vou a _____________. associação de palavras: Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando você ouve a palavra lazer? _____________.
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Questões fechadas – exemplos
perguntas dicotômicas: Você é a favor de ou contra o fechamento do aeroporto de Congonhas? ( ) A favor ( ) Contra múltipla escolha: Qual o seu estado civil? ( ) solteiro/a ( ) casado/a ( ) separado/a ( ) divorciado/a ( ) viúvo/a
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Questões fechadas – exemplos
diferencial semântico: Objeto: valor do Imposto de Renda escala Likert: O Lula é um bom presidente. Adjetivo favorável Adjetivo desfavorável justo ___ ___ ___ ___ ___ ___ injusto Concordo totalmente Nem concordo nem discordo Discordo totalmente Concordo Discordo
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Questões fechadas – exemplos
variação Likert – escala de importância variação Likert – escala de avaliação Extremamente importante Muito importante Um pouco importante Não muito importante Sem importância Excelente Muito bom Bom Médio Ruim
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Tipos de amostra Fundamentos: Tipos de amostragem: Universo Amostra
Probabilística Não-probabilística
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Análise de dados
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Importância da análise
funções e utilidades: agrupar informações estabelecer relações com o referencial teórico comprovar ou refinar hipóteses e teorias sistematizar aprendizados Não confundir um banco de dados com um bando de dados!
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Análise qualitativa de dados
seleção, agrupamento ou descarte de informações com base em critérios específicos – relacionados aos objetivos da pesquisa! fontes: documentos, entrevistas, observação direta técnicas avançadas: análise de discurso
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Análise qualitativa – exemplos
contraste de documentos e entrevistas incongruências entre discurso e prática observação da alteração do clima organizacional percepção de redução em bom humor e tolerância exame de atas de um conselho mecanismos de definição de agenda, formação de quórum e deliberação
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Análise quantitativa de dados
geralmente, aplicação de técnicas estatísticas: análise fatorial, de clusters, anova, regressão etc. fontes: bases de dados, resultados da aplicação de questionários etc. A análise ajuda na descrição precisa ou estabelecimento de relações causais.
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Análise quantitativa – exemplos
desempenho financeiro de uma empresa redução progressiva no faturamento trimestral perfil do público-alvo de um produto aumento da idade média do consumidor causas de insatisfação no quadro de empregados preponderância de falta de estrutura e reconhecimento
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Referências CASTRO, Cláudio de M. A Prática da Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1999. HAIR, Joseph et al.. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. [Rio de Janeiro]: Objetiva, 2001. LIMA, Manolita C. Monografia, a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004. MARTINS, Guilherme; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000.
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