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Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais

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Apresentação em tema: "Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais"— Transcrição da apresentação:

1 Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais
Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

2 Novas Mídias Digitais As “velhas” mídias As “novas” mídias Impresso
Rádio Televisão As “novas” mídias Internet Telefonia 3G Rádio Digital Televisão Digital

3 E agora, José? O apocalipse: “O jornalismo irá acabar”
“Os jornais irão acabar” “Os jornalistas irão acabar” “Os jornaleiros irão acabar”

4 E agora, você! A renovação: O que é mesmo o jornalismo?
Para que servem os jornais? O que fazem os jornalistas? O que vendem os jornaleiros?

5 Sinais dos tempos Renovação no jornalismo Mais análise e interpretação
Diversificação de serviços Noticiário sob demanda Localidade globalizada

6 Sinais dos tempos Renovação nos jornais Conteúdos multimidiáticos
Plataformas integradas Interação e participação Fechamentos constantes

7 Sinais dos tempos Renovação dos jornalistas Capacitação computacional
Relacionamentos virtuais Especialização profissional Empreendedorismo Dentro e fora das Redações

8 Sinais dos tempos Renovação dos jornaleiros Circulação dirigida
Assinatura seletiva Micropagamentos por conteúdo Acesso por dispositivos móveis

9 Ambiente propício Nunca antes na história do mundo... Leu-se tanto
Escreveu-se tanto Informou-se tanto Opinou-se tanto Vendeu-se tanto Comprou-se tanto Reclamou-se tanto

10 Portanto... ... alguém tem que organizar essa zona toda!

11 Mas como? Primeiro, entendendo a história das mídias:
Fumaça, totens, símbolos, pinturas, escrita Papiro, pergaminho, papel, encadernação Tipos móveis, livros, revistas, panfletos e jornais Telégrafo, telefonia, rádio, televisão Editoração eletrônica de textos e imagens Redes de computadores e a internet Telefonia e radiodifusão digital Conexões de alta velocidade Leitores eletrônicos e telas retráteis

12 Mas como? Depois, entendendo os princípios e fundamentos da comunicação digital: Organização lógica da informação Codificação de dados em bits Redes de intercâmbio de conteúdo Algoritmos de busca e seleção Recepção por mídias convergentes Imersão em hiper-realidades Diversidade de códigos de significação Virtualidade das peças de conteúdo Interconexão não-linear, não-seqüencial

13 Mas como? Mais princípios e fundamentos da comunicação digital
Interatividade, participação, colaboração Ubiqüidade, disponibilidade, onipresença Portabilidade e mobilidade de dispositivos Opção por sincronicidade ou assincronicidade Dinamicidade, atualização e re-construção Usabilidade, simplicidade, intuitividade Versatilidade e diversidade de canais de acesso Reprodutibilidade e disseminação ilimitada

14 Formatos de conteúdo Texto Audiovisual Animação Simulação Participação
Esquematização, topicalidade, hipertextualidade Audiovisual Digitalização, efeitos de edição e compactação Animação Bidimensional, tridimensional, interatividade simples Simulação Interatividade complexa e com parâmetros quantitativos Participação Enquetes, listas de discussão, salas de discussão Imersão Realidade virtual e realidade aumentada

15 Enriquecimento de conteúdos
Versão para impressão Formulários de contato Redes de documentos Agregação por RSS Controle de versões Mensagens SMS e MMS Fluxo de documentos Reconhecimento de usuários Formulários de classe Adaptação de conteúdos por perfil Templates de design Índices dinâmicos Distribuição sob demanda Buscas avançadas Distribuição por contexto Filtros de conteúdo Exibição condicionada Conteúdos relacionados Conteúdos sugeridos Ratings de conteúdo

16 Gêneros de conteúdo Reportagem com hipertexto
Reportagens com hipermídia Ensaio fotográfico dinâmico Audio-slideshow Documentários interativos Making-off interativo Infográficos dinâmicos Fórum de leitores Indicadores dinâmicos de informação

17 Novos produtos e publicações
Sítios de internet Veiculação simultânea Portais de internet Web, TV e Rádio Agências em tempo real Quiosques eletrônicos de impressão Serviços noticiosos sob demanda Jornais e revistas Mídias eletrônicas externas WebTV e WebRadio Blogs Notícias em letreiros luminosos de LED) Newsletter (HTML) Celular (SMS, MMS)

18 Arquiteturas de informação
Estruturas de conteúdo editorial Áreas, seções e colunas Arquitetura de navegação Arquitetura de integração Variáveis de permissionamento e interação Percursos de navegação dos usuários Mapas e guias do usuário

19 Novas funções profissionais
Roteirização para mídias não-lineares Projeção de usabilidade de conteúdos Gestão da participação dos leitores Edição de conteúdo interativo Gestão do ciclo de vida da informação on line

20 Equipes multidisciplinares
Programação Edição de texto Web-Design Apresentação e locução Assistência técnica Design artístico Produção técnica Design de informação Cinegrafia Ilustração Edição audiovisual Modelagem e animação Roteiro

21 Fluxos de informação Seleção de temas e abordagem Produção de briefing
Roteiro de produção Gravação e redação Edição textual e audiovisual Consultoria técnica Revisão e controle de qualidade Finalização e codificação Publicação e distribuição Feedback do público

22 Formas de interação Comunicação Mensagens instantâneas Voz sobre IP
Tele-conferência Chat “Eu Repórter” Exemplo: entrevistas pela internet com participação de usuários pré-identificados, com canais texto, áudio e/ou vídeo, em tempo real.

23 Formas de interação Relacionamento Comunidades temáticas
Perfis pessoais Comentários Up-loads do usuário Fóruns de discussão Blogs de informação Enquetes  Exemplo: grupos de comentaristas de blogs jornalísticos Discussão: políticas de permissionamento da participação para comentários de blog jornalístico

24 Como conquistar interatores
Público Cativo Segmento do Público Efetivo que colabora, comenta, critica, sugere e participa da publicação Pesquisa Eventos Correspondência Promoções Serviços Público Efetivo Grupo de leitores, espectadores e ‘usuários’ que freqüentam a publicação Público Alvo Segmento do Público Atento conhecido, visado e tomado por referência Público Atento Estudantes Professores e pesquisadores Gestores Profissionais especializados Público Interssado Estudantes em geral Profissionais em geral Empresas em geral (Adaptado: MILLER, John, 1986)

25 Reportagem multimídia e interativa

26 Reportagem multimídia e interativa

27 Reportagem multimídia e interativa

28 Animação 3D


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