A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUTENÇÃO: Função Estratégica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUTENÇÃO: Função Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 MANUTENÇÃO: Função Estratégica
Tecnologia Empresarial MANUTENÇÃO: Função Estratégica Júlio Nascif Xavier

2 Tecnologia Empresarial
MISSÃO DA MANUTENÇÃO: GARANTIR A DISPONIBILIDADE DA FUNÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DE MODO A ATENDER A UM PROCESSO DE PRODUÇÃO , COM CONFIABILIDADE, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E CUSTO ADEQUADOS.

3 CORRETIVA NÃO PLANEJADA PREVENTIVA CORRETIVA PLANEJADA PREDITIVA
Tecnologia Empresarial TIPOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA PREVENTIVA CORRETIVA PLANEJADA PREDITIVA DETECTIVA ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

4 Corretiva não planejada Preventiva Preditiva / Detectiva
Tecnologia Empresarial Tipo de Manutenção % Corretiva não planejada Preventiva Preditiva / Detectiva Eng. de Manutenção Abraman % 28 35 18 19 100

5 CORRETIVA NÃO PLANEJADA US$ 17 a 18 /HP/ano PREVENTIVA
Tecnologia Empresarial CORRETIVA NÃO PLANEJADA US$ 17 a 18 /HP/ano PREVENTIVA US$ 11 a 13 /HP/ano PREDITIVA (+corretiva planejada) US$ 7 a 9 /HP/ano

6 Tecnologia Empresarial

7 PROBLEMAS CRÔNICOS VOCÊ ADMITE UM PROBLEMA CRÔNICO NO SEU CARRO?
Tecnologia Empresarial PROBLEMAS CRÔNICOS repetitivo quebra – conserta – quebra – conserta – quebra – conserta - quebra gera indisponibilidade deixa de faturar custos de manutenção aumentam gera mais serviço que precisa coloca em xeque a competência da manutenção baixa a moral Será que representa um modo errado de encarar o problema ? Será que estamos dando a devida atenção ? Será que estamos usando os recursos disponíveis ? Será que estamos aplicando as tecnologias que dispomos? VOCÊ ADMITE UM PROBLEMA CRÔNICO NO SEU CARRO?

8 SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS
Tecnologia Empresarial SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS equipe trabalha mais do que precisa não tem tempo para analise e diagnóstico está sempre fazendo as coisas com pressa também não tem tempo para promover melhorias quanto mais para acabar com problemas crônicos manutenção predominantemente corretiva não planejada excesso de manutenção preventiva falta de filtro no recebimento de solicitação de serviços distorção da função manutenção – serviços que não são de manutenção

9 INDICADORES:” VITAL FEW”
Tecnologia Empresarial INDICADORES:” VITAL FEW” QUALIDADE, CUSTO, ATENDIMENTO, MORAL, SEGURANÇA TMEF e TMPR DISPONIBILIDADE CUSTOS (Pessoal, Material e Serviços de Terceiros) Absenteísmo Acidentes com afastamento Cumprimento da Programação Perdas de Produção por problemas de equipamentos Taxa de resserviços (retrabalhos) Produtos rejeitados por problemas de manutenção

10 DESENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO
Tecnologia Empresarial DESENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO REATIVA CONTROLADORA INOVADORA CLASSE MUNDIAL RESULTADOS TEMPO

11 TMEF DISPONIBILIDADE = TMEF + TMPR Tecnologia Empresarial

12 TMEF, TMPR e DISPONIBILIDADE
Tecnologia Empresarial TMEF, TMPR e DISPONIBILIDADE 250 9 360 6 200 2 120 TMEF = ( ) / 4 = 232,5 dias TMPR = ( ) / 3 = 5,66 dias DISPONIBILIDADE = 232,5 / (232,5 + 5,66) = 97,62 % Esse levantamento depende do histórico

13 AUMENTAR A DISPONIBILIDADE
Tecnologia Empresarial AUMENTAR A DISPONIBILIDADE AUMENTAR O TMEF – TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS MINIMIZAR O TMPR - TEMPO MÉDIO PARA REPARO Reduzindo a Manutenção Preventiva ao mínimo necessário Adotando Técnicas Preditivas onde for possível Praticando Desenvolvimento de Engenharia de Manutenção Praticando Desenvolvimento de Engenharia de Manutenção Melhorando a capacitação do pessoal (próprio e contratado) Praticando um bom planejamento e coordenação de serviços

14 CONFIABILIDADE DISPONIBILIDADE
Tecnologia Empresarial CONFIABILIDADE É a probabilidade do equipamento, sistema ou planta desempenhar sua função por um período de tempo estabelecido e sob condições definidas. Confiabilidade é uma expectativa de desempenho. Normalmente definida no projeto do equipamento. DISPONIBILIDADE Função do tempo de operação e do tempo de reparo. Resultado do desempenho. Retirado do histórico de equipamento.

15 MELHORAR OS RESULTADOS DA MANUTENÇÃO
Tecnologia Empresarial MELHORAR OS RESULTADOS DA MANUTENÇÃO MELHORANDO A GERÊNCIA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS MÃO DE OBRA PRÓPRIA MATERIAIS SERVIÇOS DE TERCEIROS INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS MÃO DE OBRA ORGÂNICA + MÃO DE OBRA DE TERCEIROS = 60 a 90% DO CUSTO TOTAL DE MANUTENÇÃO (DESCONSIDERANDO LUCRO CESSANTE)

16 CMMS PRODUTIVIDADE MÃO DE OBRA - ITEM A **PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS
Tecnologia Empresarial MÃO DE OBRA - ITEM A PRODUTIVIDADE **PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS * FACILITAÇÃO DE SERVIÇO CMMS * MICRO PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS * LIBERAÇÃO PARA INÍCIO DOS SERVIÇOS * RECEBIMENTO AO TÉRMINO DOS SERVIÇOS * INFORMAÇÕES RELATIVAS AO SERVIÇO * ENTREGA DE MATERIAL NO LOCAL DE SERVIÇO * CAPACITAÇÃO DO PESSOAL PARA OS SERVIÇOS

17 PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS
Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS PLANEJAMENTO P D NECESSITA MELHORIAS A C NÃO EXISTE CONTROLE Histórico Não existe, ou Não é confiável

18 PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS
Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS CMMS NORMALMENTE SÃO SUB-UTILIZADOS NÃO ATENDEM: COMPRA, CUSTOMIZAÇÃO INTERFACE RUIM COM OUTROS SOFTWARES HARDWARE INSUFICIENTE IMPLANTAÇÃO DEFICIENTE PROCESSAMENTO CENTRALIZADO - LERDEZA

19 CMMS ERP PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS
Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS CMMS Na maioria das vezes, não há facilitação de serviços nem micro detalhamento ERP Nem sempre os módulos de manutenção são adequados. Raramente o pessoal de manutenção participa da customização. Muita gente diz que não tem tempo para planejar mas tem todo o tempo do mundo para corrigir os defeitos que são fruto do mau planejamento.

20 Tecnologia Empresarial

21 MICRO DETALHAMENTO E FACILITAÇÃO PLANEJAMENTO, CONTROLE E PROGRAMAÇÃO
Tecnologia Empresarial MELHORES PRÁTICAS ANÁLISE DE FALHA registro e histórico confiável conhecimento. MANUTENIBILIDADE dispositivos, melhorias nos equipamentos, ferramentas MICRO DETALHAMENTO E FACILITAÇÃO conhecimento e banco de dados incorporando à OS MANUTENÇÃO PREDITIVA conhecimento PLANEJAMENTO, CONTROLE E PROGRAMAÇÃO CMMS: customização, treinamento, atualização tecnológica, interface

22 Tecnologia Empresarial

23 TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS EQUIPAMENTOS ROTATIVOS
Tecnologia Empresarial TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS EQUIPAMENTOS ROTATIVOS Selos Mecânicos Vedação hermética na caixa de mancal (Inpro seal) Bombas de acordo com a API a. edição Norma N 553 C da Petrobrás Carta de selos (gráfico) Estabelecimento de faixas para melhor operação Acoplamentos de lâminas

24 CUSTO DE MANUTENÇÃO EM RELAÇÃO AO FATURAMENTO BRUTO
Tecnologia Empresarial CUSTO DE MANUTENÇÃO EM RELAÇÃO AO FATURAMENTO BRUTO FONTE-ABRAMAN 2001

25 Tecnologia Empresarial
FONTE - ABRAMAN

26 $$$$$ SERÁ QUE TODOS SABEM QUAL É O CUSTO DA MANUTENÇÃO?
Tecnologia Empresarial $$$$$ SERÁ QUE TODOS SABEM QUAL É O CUSTO DA MANUTENÇÃO? - EM RELAÇÃO AO FATURAMENTO BRUTO ? - EM RELAÇÃO AO PATRIMÔNIO DA PLANTA ? QUAL É A SUA INFLUÊNCIA NO CUSTO DO PRODUTO? O QUE SIGNIFICA PARADA POR FALHA DE MANUTENÇÃO (LUCRO CESSANTE POR HORA OU DIA?)

27 Mudança de Paradigma da Manutenção
Tecnologia Empresarial Mudança de Paradigma da Manutenção VISÃO Fazer Manutenção Garantir disponibilidade MISSÃO Reduzir Custo Produzir resultados

28 WHY ARE COMPANIES CHOOSING MAINTENANCE BEST PRACTICES?
Tecnologia Empresarial WHY ARE COMPANIES CHOOSING MAINTENANCE BEST PRACTICES? US companies spend in excess of $500 billion annually on maintenance and reliability.* Maintenance costs typically run 4% to 15% of production costs and sometimes exceed profits.* Up to a third of these costs are unnecessary.* Best Practices in Maintenance can increase asset utilization by more than 30%.** *ASEE Prism, January, 1998 **Maintenance Technology Magazine, July, 2000.

29 Auditorias e Estudos de Confiabilidade Treinamentos “in company”
Tecnologia Empresarial TECÉM – TECNOLOGIA EMPRESARIAL LTDA Consultoria, Acessoria, Avaliação e Diagnóstico em Manutenção e Gestão Empresarial Auditorias e Estudos de Confiabilidade Treinamentos “in company” Rua Inconfidentes, 657 sala 402 – Savassi – Belo Horizonte – MG Telefax (31) e


Carregar ppt "MANUTENÇÃO: Função Estratégica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google