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Colégio Dante Alighieri

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Apresentação em tema: "Colégio Dante Alighieri"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Dante Alighieri
FÓRUM 2007 FÓRUM TEENAGER DAS UNIVERSIDADES E PROFISSÕES CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: diferenciais para um mundo super competitivo Abertura – interação com a platéia Comparação com casamento Quantos de vocês são casados? Quantos são casados pela segunda vez? Quantos são divorciados? Todos que ergueram a mão sabem o quanto um casamento pode ser gratificante, mas também difícil e arriscado. E o quanto pode dar tudo errado, se não houver cuidado na escolha, análise detalhada e um projeto para o futuro. No casamento entre empresas, acontece a mesma coisa. As fusões e aquisições estão entre os negócios mais arriscados que uma empresa pode realizar. O potencial de erro é imenso. Por isso, é preciso avaliar bem todos os detalhes do negócio para evitar cair numa armadilha. Colégio Dante Alighieri Prof. Luiz Alberto Machado São Paulo 11 de agosto de 2007

2 Objetivo da palestra Desenvolver o potencial criativo existente
em cada um Solte a imaginação !!! Todos são criativos !!! Só depende de você !!!

3 O que é globalização ?

4 GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo
“A globalização não é apenas palavra da moda, mas a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 80. Suas dimensões básicas, que estão revolucionando a atividade produtiva e o modo de vida neste fim de milênio, são a aceleração do tempo e a integração do espaço. O paradoxo é que embora façamos as coisas que desejamos em cada vez menos tempo, falte também cada vez mais tempo para fazer aquilo que desejamos. Quanto mais economizamos tempo, mais carecemos dele.” GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo “Globalização, Transição Econômica e Infra-estrutura no Brasil” em “Competitividade na Infra-estrutura para o Século XXI” Pág. 52

5 Numa tentativa de definição, poderíamos dizer que a globalização resulta da conjunção de três forças poderosas: 1. A TERCEIRA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA (tecnologias ligadas à busca, processamento, difusão e transmissão de informações; inteligência artificial; engenharia genética); 2. A FORMAÇÃO DE ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO E BLOCOS ECONÔMICOS INTEGRADOS (União Européia, Nafta, Mercosul etc.); e 3. A CRESCENTE INTERLIGAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA DOS MERCADOS FÍSICOS E FINANCEIROS EM ESCALA PLANETÁRIA.

6 Ganham importância na economia globalizada
A estabilidade e a previsibilidade macroeconômicas; O capital humano (não só no seu componente cognitivo, necessário para interagir com as novas tecnologias, mas também no que diz respeito à ética e à confiabilidade interpessoal); A agilidade e a flexibilidade empresariais.

7 Quanto seria hoje em CR$ 1980 em Cr$ 1995 em R$
QUANTO CUSTARIAM ALGUMAS MERCADORIAS SE O GOVERNO NÃO TIVESSE CORTADO 9 ZEROS DA MOEDA E DIVIDIDO TUDO POR CR$ 2.750,00, QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DO REAL PREÇOS EM CRUZEIROS ATUALIZADOS PELA INFLAÇÃO ACUMULADA DE JANEIRO/1980 A JUNHO/1995 A inflação acumulada seria de % Quanto seria hoje em CR$ 1980 em Cr$ 1995 em R$ Ônibus 9,00 0,65 Cafezinho 15,00 0,50 Leite C ( I ) 16,73 0,63 Fogão 7.290,00 242,00 Geladeira 9.990,00 460,00 Televisão 35.390,00 395,00 ,85 ,75 ,16 ,00 ,00 ,00

8 Por outro lado e simetricamente perdem importância
A noção de Estado nacional soberano e o ativismo macroeconômico keynesiano; A mão-de-obra barata e os recursos naturais abundantes como fatores de competitividade e atração de investimento direto estrangeiro; A auto-suficiência econômica como objetivo nacional.

9 Cérebro triúnico Quando falamos em cérebro humano, estamos nos referindo a um complexo sistema que compreende, na verdade, três subsistemas: Reptiliano  relacionado aos nossos instintos Límbico  relacionado às nossas emoções Neocortical  o mais sofisticado deles, relacionado ao nosso intelecto

10 Princípios do Cérebro Seguem-se os chamados princípios de funcionamento do cérebro, ou, em outras palavras, leis aparentes que regem as interações entre as diversas estruturas de células dentro deste fantástico órgão. As explicações dadas a cada princípio tem por objetivo clarificar o seu funcionamento, de forma que se possa lançar mão dos mesmos.

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12 LADO ESQUERDO DO CÉREBRO LADO DIREITO DO CÉREBRO
Hemisférios cerebrais e processos mentais do cérebro LADO ESQUERDO DO CÉREBRO Controla o lado direito do corpo, estimula a lógica, a análise, a linearidade etc. e é onde está assentado o pensamento convergente LADO DIREITO DO CÉREBRO Controla o lado esquerdo do corpo, Estimula a criatividade, a imaginação, as fantasias etc. e é onde está assentado o pensamento divergente

13 Características dos hemisférios cerebrais
Hemisfério Esquerdo Mecânico Substância Preto e branco Linguagem Fechado Cauteloso Verbal Cético Detalhista Hemisfério Direito Criativo Essência Cores Meditação Aberto Aventureiro Visual Receptivo Amplo

14 O LADO ESQUERDO DO CÉREBRO CONTROLA O LADO DIREITO DO CORPO
O LADO DIREITO DO CÉREBRO CONTROLA O LADO ESQUERDO DO CORPO

15 Uso integrado do cérebro
PENSAMENTO DIVERGENTE Considerar problemas como oportunidades. Buscar sempre novas alternativas de solução. Ver a ambigüidade como uma situação desejável. Entender os próprios limites e, sobretudo, ter paciência na busca da inovação. PENSAMENTO CONVERGENTE Arriscar-se a assumir uma solução em vez de esperar a resposta perfeita. Manter o foco no objetivo e procurar a solução de consenso de forma construtiva. Garantir o sucesso dentro de padrões éticos. A Criatividade supõe um balanço dinâmico entre Divergência e Convergência.

16 Dominância cerebral 1. PENSADOR _____ 2. SONHADOR _____
3. DETALHISTA _____ 4. VISIONÁRIO _____ 5. FALANTE _____ 6. IDEALISTA _____ 7. ORGANIZADO _____ 8. EXCÊNTRICO _____ 9. PRECISO _____ 10. IMAGINATIVO _____ 11. CONTROLADO _____ 12. MUSICAL _____ 13. PERSISTENTE _____ 14. ARTÍSTICO _____ 15. MATEMÁTICO _____ 16. EMOTIVO _____ 17. CALCULISTA _____ 18. CRIATIVO _____ 19. PREVISÍVEL _____ 20. ROMÂNTICO _____

17 Estado Emocional Velho paradigma 2

18 Estado Emocional Novo Paradigma
O estado emocional das pessoas exerce poderosa influência na criatividade. Para desenvolver o potencial criativo de forma plena, precisamos buscar o equilíbrio e a estabilidade nos três planos constituidores da pessoa humana: no plano físico (corpo), no plano mental (cabeça) e no plano emocional (coração). Distúrbios em qualquer desses planos acabam por acarretar prejuízos aos demais. Espírito Corpo Mente Emoções

19 O desenvolvimento do potencial criativo começa com
aprender a desaprender que consiste em rever, questionar, atualizar, descobrir novos: Valores Crenças Preconceitos Paradigmas Percepções Floriano Serra

20 OS SEIS “PÊS” BLOQUEADORES:
Pais Professores Patrões Perfeição Proibições Preguiça

21 Definições de Criatividade

22 DOM NATURAL LOUCURA O que a criatividade não é?
Com o qual alguns nascem e outros não MAGIA As pessoas criativas conhecem algum truque MISTÉRIO A fonte da criatividade é algo misterioso LOUCURA As pessoas criativas são excêntricas

23 É uma função inventiva da imaginação criadora

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25 “CAPACIDADE DE OLHAR A MESMA COISA QUE TODOS OS OUTROS, MAS VER ALGO DIFERENTE NELA”
Charles Chic Thompson

26 Criatividade é a capacidade de fazer existirem coisas novas ou únicas e que agreguem valor.

27 = f ( , , ) C = f (Co, I, A) C = Criatividade Co = Conhecimento
LASAM C = f (Co, I, A) C = Criatividade Co = Conhecimento I = Imaginação A = Avaliação = f ( , , )

28 As quatro dimensões da criatividade

29 Criatividade Fazer Diferente. Pensar Diferente
Pensar sobre como se Pensa

30 Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

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33 Por que “perdemos” nosso potencial criativo?
Apego ao estabelecido Conformidade com a 1ª solução Medo de errar Dar ouvidos à opinião alheia Temor ao desconhecido Fé cega na estatística Isso não tem lógica Isso é muito difícil Deve ser proibido Eu não sou criativo Deixe-me ouvir seus bloqueios

34 Quatro gerações no estudo da criatividade
1ª. Pensamento Criativo Ênfase: Desenvolvimento de Habilidades (anos 50) 2ª. Solução Criativa de Problemas Ênfase: Produtividade (liderança - Buffalo) 3ª. O Viver Criativo Ênfase: Auto-Transformação 4ª. Criatividade como Valor Social Ênfase: Solução de problemas sociais, aberta à vida, à juventude, ao cotidiano

35 Motivação Preparação Incubação Iluminação Verificação Implementação
Processo Criativo Motivação Preparação Incubação Iluminação Verificação Implementação

36 Esquema de solução de problemas
??? Problema I Um enredo II Busca de fatos III Seleção dos fatos que definem o problema IV Busca de possíveis soluções Solução V Vislumbra-se a solução viável VI Implementação da solução

37 O modelo Osborn-Parnes de solução criativa de problemas
Definição de objetivo Coleta Dados do problema Geração idéias solução Aceitação Implemen- tação DO CD DP GI DS DA DI PENSAMENTO CONVERGENTE PENSAMENTO DIVERGENTE

38 A criatividade, a aprendizagem e o meio ambiente
Quando nos referimos ao ambiente, estamos considerando dois aspectos distintos: os aspectos físicos, tais como luminosidade, temperatura, acústica, disposição dos móveis, cores das paredes e outros fatores que podem estimular ou comprometer a criatividade; e também os aspectos ambientais, capazes de deixar qualquer pessoa mais confortável e descontraída.

39 O perfil de uma organização criativa
Eunice Soriano de Alencar A utonomia e flexibilidade presentes. V alorização das idéias inovadoras. I ncorporação de criatividade, novos procedimentos políticos e experiências. T olerância e aceitação das diferenças e diversidades entre seus membros. dministração orientada para o futuro. ntensa atividade de treinamento e aperfeiçoamento de seus quadros. R espeito, no ambiente de trabalho, à dignidade e valorização dos indivíduos. C apacidade de adaptação em um mundo em rápida mudança, marcado pela incerteza, competição crescente e turbulências. O perfil de uma organização criativa

40 Aplicações de uma idéia criativa
QUEBRA DE PARADIGMA KAIZEN

41 VENCEDORES E PERDEDORES
 Um vencedor é sempre parte da resposta Um perdedor é sempre parte do problema Um vencedor sempre tem um programa  Um perdedor sempre tem uma desculpa  Um vencedor diz: “Deixe-me ajudá-lo Um perdedor diz: “Não é minha obrigação” Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema Um perdedor enxerga um problema para cada resposta Um vencedor diz: “Pode ser difícil, mas é possível” Um perdedor diz: “Pode ser possível, mas é tão difícil Seja um vencedor!!!

42 Inteligências múltiplas
A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, sob a ótica do estilo individual de aprendizagem, é largamente aceita como importante fator para o desenvolvimento da criatividade e da AA (Aprendizagem Acelerada). LÓGICO / MATEMÁTICA INTRAPESSOAL CORPORAL / CINESTÉSICA NATURALISTA VERBAL / LINGUÍSTICA INTERPESSOAL VISUAL / ESPACIAL MUSICAL / RÍTMICA

43 Imaginação “Eu olho para as coisas como elas sempre foram e pergunto:
Recomenda-se a utilização de jogos imaginativos e outras atividades combinadas com movimentos físicos, cores e emoções positivas. Técnicas de visualização contribuem para melhorar a criatividade, a memorização, a verbalização, a escrita e outras habilidades. “Eu olho para as coisas como elas sempre foram e pergunto: Por quê ? Eu olho para as coisas como elas poderão vir a ser e pergunto: Por que não ?” George Bernard Shaw

44 Sugestão Sugestão é algo que deve estar sempre presente nas atitudes do profissional: na linguagem corporal, na escolha das palavras e na expectativa em torno dos colegas. “As conquistas dos profissionais, grandes ou pequenas, precisam ser comemoradas”

45 COOPERAÇÃO

46 Ensino Padronizado com Avaliação Individualizada
Atividades cooperativas permitem que profissionais de todas as habilidades beneficiem-se na realização de suas tarefas, melhorem a comunicação interpessoal e a capacidade de administrar o tempo, além de desenvolverem talentos criativos. Como os métodos tradicionais de ensino – largamente utilizados em nossas escolas e faculdades, e até mesmo em muitos programas de treinamento – priorizam atividades individuais, este item deve merecer uma atenção especial por parte dos educadores/facilitadores, quer na área acadêmica, quer nos programas de treinamento empresarial. Modelo Pedagógico Predominante nas Escolas e Faculdades Ensino Padronizado com Avaliação Individualizada + Método da Memorização

47 Num negócio próprio ou Trabalhando para terceiros...
Empreendedorismo Independentemente de onde você for exercer a sua profissão: Num negócio próprio ou Trabalhando para terceiros...

48 Você precisa ser EMPREENDEDOR

49 O Empreendedor é aquele que
faz a diferença!!!

50 Quer no seu próprio negócio, quando normalmente confundem-se as figuras do empreendedor e do empresário

51 É o que se chama também de intraempreendedor.
Quer trabalhando para terceiros, quando emerge a figura do empreendedor corporativo. É o que se chama também de intraempreendedor.

52 o processo de aperfeiçoamento da criatividade
“Se você aprender apenas uma palavra em japonês, que seja KAIZEN” Masaaki Imai

53 “Quando precisares que façam alguma coisa por ti,
procura sempre o homem mais ocupado, pois os outros nunca têm tempo...” Provérbio Chinês

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