A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância
Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de Informática – UNICRUZ Cruz Alta - RS / Brasil

2 Estrutura da Apresentação
Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

3 Introdução O presente trabalho concentra-se nas seguintes áreas:
Inteligência Artificial Sistemas Multiagentes Educação à Distância Ferramentas de Suporte Ambientes Educacionais

4 Objetivos Construção de uma ferramenta que auxiliará o docente no ensino a distância Orientando-o a respeito de determinadas operações que o sistema realiza, Integração em ambiente educacional

5 Estrutura da Apresentação
Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

6 Popularização da internet e educação
Tecnologias de comunicação Síncronas ou assíncronas Construção de cenários inovadores Sistemas de autoria Intensificação do processo de EAD Melhoria do ensino/aprendizagem

7 Sistemas de autoria para cursos a distância
Facilitam a passagem de professores e alunos do ambiente presencial para virtual Diferentes recursos de apoio ao trabalho docente Possuem espaço para comunicação Contato entre alunos e professores Cursos em formato hipertexto

8 O Professor na EAD Deve criar um ambiente motivador de comunicação:
Diferentes formas de apresentação (texto, figuras, animações...) Vários recursos didáticos (exemplos, conceitos, exercícios) Conhecer o ambiente onde serão ministradas suas aulas

9 crescimento dos avanços
O Professor na EAD Preocupação Velocidade do crescimento dos avanços tecnológicos impedem os professores de se adaptarem as mudanças

10 Trabalhos Relacionados
Exemplos de sistemas de autoria que usam as tecnologias de Internet: Aulanet: usa transparências, textos de aulas, vídeos e imagens WebCT: cria cursos em HTML, chat, trilha do progresso do aluno, controle de acesso... TopClass, LearningSpace, Classe Virtual, TelEduc

11 Trabalhos Relacionados
AME-A (Ambiente Multiagente de Ensino/Aprendizagem): sociedade de agentes responsáveis por parte do processo de ensino ou aprendizagem UNICRUZ – Virtual Fórum de discussão, chat, , lista, controle de acesso, banco de questões automática, vídeo e imagens.. Integração do protótipo no UNICRUZ - Virtual

12 Trabalhos Relacionados
Carência em alguns sistemas $$$? Não contém informações detalhadas a respeito das operações do sistema Não fornecem orientações sobre o desenvolvimento de material didático Em sua maioria são pagos ou oferecem acesso restrito A diversidade de informação os torna complexos Hipertexto? Login? Sistema? Chat?

13 Estrutura da Apresentação
Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

14 Características Orientar o professor na distribuição de seu material didático na Internet: Orientação sobre inserção ou modificação de conteúdos Sugestão de metodologias a serem utilizadas Dicas para a elaboração do material didático Importância da motivação e interatividade Fornecer informações detalhadas sobre as operações do sistema É um software livre

15 Características Como a ferramenta ajuda o professor?
Através de um link em forma de figura chamada

16 Modelo Funcional Ferramentas para o Professor
Interface Para o Professor Auxilia o professor a inserir seu material didático Orienta sobre interatividade e motivação Armazenamento do conteúdos no banco de dados

17 Arquitetura da Ferramenta
Servlet faz a comunicação com o banco de dados via protocolo JDBC Servidor Web HTML SERVLET Banco Dados Cliente Servlet faz a comunicação entre cliente e servidor via protocolo HTTP  Navegador Web  página web

18 Tecnologias utilizadas
Desenvolvido na linguagem Java Utilizada na construção de ambientes multiagentes Independe de plataforma Interface em linguagem HTML, Java Banco de Dados Access Recursos relacionados à Internet para criar documentos HTML

19 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Ferramentas Para o Professor Interface para o Professor Menu de Opções Temas de Ensino Identificação do professor Tarefas Agendadas Senha Biblioteca Virtual Interação Professor e Aluno Cadastrar Novo Professor Perguntas Mais Freqüentes Troca de Mensagens

20 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Temas de Ensino: especificação do que ensinar Nome do tema Visualizar Súmula do tema Alterar Selecionar área Temas Inseridos lista Conteúdo da aula Excluir Inserir nova área Metodologia aula Inserir novo

21 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Tarefas Agendadas: o sistema armazena o endereço possíveis tarefas inseridas pelo professor Temas Inseridos Tema 1 Inserir/Alterar/Excluir Selecionar Tema Tema 2 Inserir/Alterar/Excluir Tema n Inserir/Alterar/Excluir

22 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Biblioteca Virtual: o professor tem a opção de inserir links complementares a sua aula Inserir/Alterar/Excluir link complementar Selecionar Tema

23 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Interação Professor e Aluno: o professor fornece o endereço de localização da tecnologia de comunicação utilizada Inserir/Alterar/Excluir tecnologia Selecionar Tema

24 Interface dos Procedimentos da Ferramenta
Perguntas Mais Freqüentes: perguntas e respostas sobre o sistema Troca de Mensagens: lista os professores cadastrados com sua respectiva área de atuação

25 Estrutura da Apresentação
Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

26 Validação Cadastro do professor
Desenvolvimento de um material que fala sobre Análise de Complexidade Pessimista

27 Protótipo Exemplo de Interface

28

29 Estrutura da Apresentação
Introdução Motivação O Docente na EAD Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

30 Conclusões Contribuições para o professor
Assistência quando trabalhar a distância Orientar na distribuição de material didático Armazenar as informações e atualizá-las quando necessário Orientar sobre as operações do sistema

31 Conclusões Contribuições para o Unicruz – Virtual
Adaptação desta ferramenta neste sistema

32 Trabalhos Futuros Desenvolvimento de uma interface gráfica para o aluno, Adaptação e integração em outros ambiente educacionais, Aperfeiçoar a interface gráfica do sistema.

33 Bibliografia [AMA 97] Amandi, A. A. Programação de Agentes Orientada a Objetos.1997 Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [DAM 99] D'amico, C. B. Aprendizagem estática e Dinâmica em Ambientes Multiagentes de Ensino-Aprendizagem. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [LAN 97] Landin, C. M. M. Educação à Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro:[s.n.], 1997. [LEI 2000] Leite, L. S.; Silva, C. M. T. A Educação à Distância Capacitando Professores: em Busca de Novos Espaços para a Aprendizagem. Disponível em < Acesso em: mar

34 Bibliografia [LUC 2000] Lucena, C.; Fucks, H. Professores e Aprendizes na Web: a educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do futuro, 2000. [PER 2001] Pereira, A.; D'amico, C. B., Toscani, L. V. Ferramenta para dar Suporte ao Professor no Ensino Síncrono e Assíncrono. In: Conferência Internacional sobre Novas tecnologias, CINTEC, 2001, Aveiro, Portugal. Proceedings... Aveiro: CINTEC, 2001. [SCH 2001] Scherer, A. P. Z. Administração de Banco de Dados via Web. Disponível em: < Acesso em: mar

35 Bibliografia ]SIL 2001]Silveira, R. A. Modelagem Orientada a Agentes Aplicada a Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino – JADE – Java Agen framework for Distance Learning Environments Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [TOS 2001]Toscani, L. V.; Veloso, P. A. S. Complexidade de Algoritmos: análise, projeto e métodos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p.:il.

36 Endereços para Contatos
Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de Informática - UNICRUZ Cruz Alta - RS / Brasil


Carregar ppt "Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google