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HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani

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Apresentação em tema: "HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani"— Transcrição da apresentação:

1 HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
mestrado em design | ufpr |

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4 HCI h u m a n i n t e r action omputer entender COMO e PORQUE
as pessoas (não) utilizam a tecnologia da informação HCI h u m a n omputer i n t e r action como o uso de computadores poderia ENRIQUECER a vida pessoal e profissional de seus usuários? entender o LADO HUMANO da interação com sistemas computadorizados desenvolver produtos que utilizem a tecnologia da informação que sejam COMPATÍVEIS com as necessidades dos USUÁRIOS design da interface design de hardware organização do trabalho aspectos tecnológicos aspectos sócio-culturais aspectos cognitivos e emocionais

5 definições [a] conjunto de processos, diálogos e ações através dos quais um usuário humano interage com um determinado sistema computadorizado. [Baecker & Buxton, 1987] [b] é uma disciplina que se dedica ao design, avaliação e implementação de sistemas computadorizados interativos para o uso humano e ao estudo dos principais fenômenos que circundam essa interação. [ACM – SIGCHI, 1992]

6 ciclo de interação out put sistema interface usuário in put
linguagem para descrever os atributos e ações usuário traduz as intenções da tarefa em linguagem de input linguagem de input é traduzida em estímulos para o sistema linguagem de output é captada e traduzida pelo usuário atividades do sistema são traduzidas para a linguagem de output out put apresentação observação sistema interface usuário in put execução articulação [Dix et al., 2003]

7 componentes de interação
tela desktop, laptop, mobile caixas de som outros dispositivos sensoriais out put dispositivos de saída entrada de comandos wimps manipulação direta linguagem natural sistema interface usuário dispositivos de diálogo in put teclado, mouse, touchpad, touchscreen joystick, áreas sensíveis (e.g., tapete) sensores auditivos dispositivos de entrada

8 ciclo de ação out put sistema interface usuário in put avaliação
percepção do estado do sistema 1 interpretação 2 avaliação 3 avaliação do resultado sistema interface usuário 1 execução formulação de meta 2 intenção de ação in put 3 4 especificação de estratégia de ação execução da ação [Norman, 1998]

9 lacunas na interação out put sistema interface usuário in put
O sistema provê informação sobre seu estado? Esta informação é facilmente inteligível? out put avaliação sistema interface usuário execução in put O sistema possui funções correspondentes à intenção? A representação das funções explicita correspondência? A sequência de ações a realizar é evidente? [Norman, 1998]

10 [Hewett et al., 1992]

11 [a] Impacto organizacional
níveis de estudo [a] Impacto organizacional (impacto que os novos sistemas têm sobre os indivíduos e organizações) [b] Design (especificação dos requisitos, detalhamento do sistema, design das telas) [c] Nível da tarefa (explicitação das necessidades funcionais e informacionais do usuário) [d] Compatibilidade de modelos (como os usuários interagem, compatibilizar modelos do sistema/usuário) [e] Hardware e software (técnicas de hardware e software, estilos tecnologias de interação)

12 interdisciplinaridade
A partir de estudos das áreas de ciência da computação, psicologia, ciência da informação, ergonomia, sociologia, antropologia, educação, design da informação .... os pesquisadores da área de HCI estudam os usuários como seres que possuem intenções, atitudes, capacidades, limitações e personalidades convergentes em certas situações e distintas em outras situações.

13 perspectivas [a] centrada no sistema invenção e implementação de técnicas de desenvolvimento e modelagem de sistemas; conhecer melhor o armazenamento, manipulação, processamento, arquitetura, transferência de dados; foco não está no uso real dos sistemas propostos.

14 perspectivas [b] centrada no usuário interações entre os usuários e o sistema computadorizado considerando uma tarefa real desempenhada pelo usuário utilizando o sistema; conhecer as habilidades requeridas para o uso do sistema e seu efeito nas atividades das pessoas; menor ênfase nas características técnicas, maior ênfase na identificação de problemas que os usuários experimentam durante o uso dos sistemas e como resolvê-los.

15 usabilidade versus experiência ?
divertido satisfatório preenche emocionalmente metas da experiência agradável recompensador apoio à criatividade entretenedor útil esteticamente agradável motivador [Preece et al, 2002]

16 abordagem da ergonomia
O estudo sobre os usuários permite conhecer como: * as tarefas são realizadas; * informação é concebida e estruturada; * as experiências prévias influenciam as interações; * as estratégias dos usuários mudam com o tempo. O entendimento desses processos é fundamental para o design de novas mídias e ferramentas que: * apóiem a interação dos usuários com os sistemas; * facilitem o aprendizado; * melhorem a comunicação; * proporcionem um desenvolvimento tecnológico mais aceitável do ponto de vista individual e social.

17 fontes de consulta ACM SIGCHI. Association for Computing Machinery,
BAECKER, R. M. & BUXTON, W. A. S. Readings in Human-Computer Interaction. Los Altos (CA): Morgan Kaufmann Publishers, 1987. HEWETT, T. T. et al. ACM Curricula for Human- Computer Interaction Disponível em: < Acesso em: 22/09/2006. MAYHEW, D. J. Principles and guidelines in software user interface design. New Jersey: Prentice Hall, 1992. PREECE, J. et al. Interaction Design: beyond human computer interaction. London: John Wiley & Sons, 2002.


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