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Daniel Hubner Yara - April 4, 2011
Evento Afeevas de Tecnologia Worldwide Experience with AdBlue (ARLA32) Daniel Hubner Yara - April 4, 2011
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O que é o AdBlue (DEF ou ARLA 32 )?
•É uma solução aquosa de uréia técnica ultra-pura: •Não é tóxica •Não é explosiva •Não é nociva ao meio ambiente •Está classificada na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco Regulamentação: •Instrução Normativa do IBAMA nº 23, de Função: •Reduzir quimicamente as emissões de NOx dos veículos equipados com motores diesel •Dados: •Fórmula: (NH2)2CO •Também é conhecido como AdBlue, DEF (Diesel Exhaust Fluid) e AUS 32 (Aqueous Urea Solution)
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Normalização para o AdBlue
ISO Requerimentos de qualidade do AdBlue ISO Testes de qualidade do AdBlue ISO Manuseio, transporte e estocagem do AdBlue ISO Interfaces para abastecimento com AdBlue
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Especificação ISO 2224 Alkalinity as NH3 < 0,2 % Biuret < 0,3 %
Urea 31,8 - 33,2 w/w % Alkalinity as NH3 < 0,2 % Biuret < 0,3 % Insoluble < ppm Aldehyde < ppm Phosphate (PO4 ) < 0,5 ppm Calcium < 0,5 ppm Iron < 0,5 ppm Copper < 0,2 ppm Zinc < 0,2 ppm Chromium < 0,2 ppm Nickel < 0,2 ppm Aluminium < 0,5 ppm Magnesium < 0,5 ppm Sodium < 0,5 ppm Potassium < 0,5 ppm Density at 20 °C 1, ,0930 g/cm3 Breaking index at 20 °C 1, ,3843
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SCR - (Selective Catalytic Reduction)
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Como funciona? AdBlue (NH2)2CO
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Compatibilidade de Materiais
Suitable materials High-alloyed austenitic Cr-Ni- and Cr-Ni-Mo-steel according DIN EN to -3 Ttanium HD poly ethylene (HDPE) HD poly propylene (HDPP) Poly fluor ethylene (PFE) Poly vinylidene di fluoride (PVDF) Poly perfluoro alkoxy (PFA) Poly iso butylene Viton Unsuitable materials Copper Copper-containing alloys Unalloyed steel Magnesium Magnesium-containing alloys Galvanised steel Zinc-containing alloys Aluminium Aluminium-containing alloys
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Armazenagem e Movimentação
Use apenas materiais compatíveis Novos materiais (por exemplo, tanques de armazenamento, tanques de transporte, linhas de transporte, etc) precisam ser limpos (não use detergentes) e lavadas com água desmineralizada antes do primeiro uso. Uma amostra da água precisa ser testada para garantir que ele está limpo. Não armazene ao sol direto Manter os recipientes bem fechados para evitar contaminação Não utilize recipientes (ex. galões) que tenham sido utilizados para o armazenamento de outras produtos para armazenar AdBlue. Vários exemplos de sistemas danificados SCR em caminhões foram relatadas devido à contaminação com lubrificantes e diesel a partir da reutilização de embalagens velhas
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Armazenagem e Movimentação
Temperatura ideal de armazenagem até 30 oC (para manter validade) Temperatura mínima de armazenagem –11 oC (para evitar congelamento) Temperaturas elevadas não afetam imediatamente a qualidade do produto Devido ao aumento da hidrólise em amônia e CO2, o teor de ureia do produto pode diminuir, e o conteúdo de amônia pode aumentar, fazendo com que o produto fique fora de especificação. O prazo de validade diminui se quanto maior a temperatura de armazenagem Congelamento (e descongelamento) não afetam a qualidade do produto Prazo de validade é de 1 ano se armazenado até no máx .30 oC
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ARLA/AdBlue/DEF: um fenômeno global
Europe (AdBlue) Potential : 3800 kT solution in 2012 (ACEA) Start : 2006 North America (DEF) Potential : 2000 kT solution in 2015 Start : 2010 Trucks China (AdBlue?) Potential : ?? kT solution Start : 2010 in largest cities Colombia Start : 2010 Brazil (ARLA-32) Potential : 2,000 kT solution in 2022 Start : 2012 Japan Potential : kT solution Started : 2005 Argentina (?) Potential : ? kT solution in 2022 Start : 2012 Australia & NZ (AdBlue) Potential : kT solution Start : 2008 Source: ACEA, Integer, Yara
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Evolução das vendas de caminhões na Europa
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Evolução do consumo de AdBlue na Europa
O mercado AdBlue cresce rapidamente 2005: Primeiras vendas no mercado < ton mercado total 2008: depois de 3 anos ~ t mercado total 2009: Crescimento limitado pela crise – t mercado total Acompanhar o vigoroso crescimento do mercado tem sido o maior desafio para todos os players Fortes investimentos na produção, armazenagem e no canal de distribuição para garantir a segurança de abastecimento Estruturar a distribuição para garantir a disponibilidade em todo o Brasil será um desafio, mas pode ser feito. O uso de Sensor de Nox & OBD Disponibilidade de Diesel com baixo teor de S Crescimento da demanda AdBlue Efeito da crise
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Sistema de suprimento na Europa
Air1 Produção e Terminais Quadrados amarelos: Plantas da Yara Sluiskil, Holanda Brunsbüttel, Alemanha Ferrara, Italia Le Havre, França Quadrados laranjas: Planta de 3s Alemanha Austria Polonia Triângulos verdes: Plantas de dissolução Harjavalta, Finlandia Silla, Espanha Círculos Verdes: Terminais Menstad, Noruega Immingham, UK Dagenham, UK Bilbao, Espanha Hamm, Alemanha Círculos vermelhos: Previsão de novos terminais Landskrona, Suécia
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Sistema de suprimento nos EUA
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Garantir a disponibilidade é o grande desafio
Cooperação entre todos os participantes do mercado é fundamental: 1. Legislação clara (qualidade, OBD, fiscalização, tributação) 2. Participação das OEMs Rede de concessionárias (alternativa para os primeiros usuários SCR) 3. Participação das empresas de combustível ARLA disponível em pequenas embalagens nos postos de combustível (“emergência”) 4. Vendas diretas para usuários finais IBC nas garagens das transportadoras Produto Granel 5. Participação dos distribuidores de combustíveis 6. Desenvolver rede de vendas nas estradas (OTR) Produto Granel nos postos de combustíveis
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Evolução da Distribuição AdBlue
Maio 2006 Principais Rodovias AdBlue pumps AdBlue cans Junho 2007 Março 2008 AdBlue está disponível em pontos de combustível (abr 2010)
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Diversas opções de embalagens
Embalagens dedicadas e com material apropriado Galões de 10 e 20 litros Bombonas de 200 litros IBC’s de 1000 litros com sistema de abastecimento Granel incluindo instalações para armazenamento e abastecimento
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Galão de 10 litros Air1® Galão de 10 litros com funil para facilitar o abastecimento
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Bombona de 200 litros Air1® Diferentes tipos de equipamentos abastecimento
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IBC de 1000 litros Air1® Sistema completo de abastecimento pronto para uso
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Tanques de armazenagem Air1®
Diversos tamanhos e opões (3 – L)
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Instalação em posto de combustível
Tanque de armazenamento com sistema de abastecimento (integrado ou separado. Simples ou dos dois lados)
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Diferentes soluções
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Distribuição a Granel em Postos de Abastecimento
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Distribuição a Granel em Postos de Abastecimento
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Air1 Granel para Cliente final
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Tanques de armazenagem de Air1 Sluiskil - Holanda
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Fornecimento Air1 Granel Cliente - França
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Abastecimento Air1
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Abastecimento Air1
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Storage at Customer site
Vários riscos de contaminação na distribuição Air1 production Plant & Storage Possible Contamination Risk Filling of IBC, Drums & Cans X X Customer X Intermediate Storage X Land Transport Road Transport X Transport Truck Rail Ship X Road Transport X Land Transport Storage Terminal Storage at Customer site X Road Transport X X
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