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Formação em Ação OFICINA DE QUÍMICA

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Apresentação em tema: "Formação em Ação OFICINA DE QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 Formação em Ação 2012 - OFICINA DE QUÍMICA
Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação Pato Branco - Paraná Formação em Ação OFICINA DE QUÍMICA Contato: Daiane Fossatti

2 Quem não lê... mal ouve mal fala mal vê Monteiro Lobato (1882 – 1948)

3 Definição de Leitura LER - Percorrer com a vista (texto, sintagma, palavra), interpretando-o por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos escritos (alfabéticos, ideográficos) e os sinais linguísticos próprios de uma língua natural (fonemas, palavras, indicações gramaticais). Dicionário Houaiss 1. A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela. (Paulo Freire) 3. A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. (Albert Einsten) 2. A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso segurança e a escrita exatidão. (Francis Bacon) 4. Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates) 5. A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. (Carlos Drummond de Andrade)

4 Definição de Leitura

5 Leitores X Não leitores
“Variados estudos demonstram que os sistemas educacionais seguem formando um número expressivo de não leitores …” “A questão adquire feições mais amplas, isto é, insere-se no campo da cultura, quando se pondera que a capacidade (ou habilidade) de leitura … não é só valorizada nos meios educacionais mas, também, nos mais diversos contextos sociais…” (PARANÁ, 2012) 5

6 Cinco Fatores Preocupantes
A baixa compreensão de leitura dos estudantes. A pouca valorização da atividade de leitura no ensino das Ciências. Os obstáculos de domínio de tarefas metacognitivas relacionadas com a leitura. A desmotivação dos alunos. As dificuldades por eles sentidas quando leem textos científicos. (TEIXEIRA JUNIOR; SILVA, 2007, apud FRANCISCO JUNIOR, 2010)

7 Que tipo de leitores estamos formando?
Possuem deficiências na capacidade de interpretação de enunciados. Buscam por respostas prontas e rápidas para questões estabelecidas previamente. Necessitam procurar no texto elementos que o professor quer. 7

8 Muitos alunos leem fluentemente, mas têm dificuldades para escrever
Muitos alunos leem fluentemente, mas têm dificuldades para escrever. Eles têm muitas ideias, mas lhes falta habilidade para criar um começo, seguir uma sequência e, depois, terminar com uma conclusão lógica. (Luyten, 2011) A dificuldade está em procurar um jeito de motivar os alunos, envolvê-los na sala de aula, desenvolver as habilidades de leitura e de compreensão de textos, ensinar a alfabetização visual para os pequenos e jovens leitores do século XXI. (Luyten, 2011)

9 Como mudar essa situação?
Vídeo: O papel do Professor – Rubens Alves “... As estratégias de leitura devem propiciar um contato mais pessoal com o texto. Ao mesmo tempo, a cobrança e as situações de leitura devem ser diferentes das usualmente empregadas, nas quais geralmente aparecem questões preestabelecidas.” (FRANCISCO JUNIOR, 2010)

10 Como mudar essa situação?
Deve-se evitar atividades mecanizadas da leitura que levam à simples decodificação e não à resolução de problemas. (Trecho de Filme: Corpos Celestes - Aula tradicional) O texto a ser lido deve apresentar algo que chame a atenção, que cause uma perturbação ou complicação ou uma lacuna na forma de ler o contexto. Quando somos confrontados buscamos outras formas para a leitura. (Trecho de Filme: Corpos Celestes - Aula contextualizada) Criar e sustentar práticas leitoras

11 Que leitura você faz desta cena?
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12 Um texto pode ser lido de diversas maneiras e a leitura varia de acordo com o texto.
Não se lê uma poesia como se lê um problema matemático ou uma reação química. A reflexão que a poesia exige é diferente de um problema matemática, que por sua vez difere da leitura de fórmulas e equações.

13 O Computador e a Internet estão reintroduzindo o espaço textual.
Historicamente o livro impresso foi o meio de difusão do conhecimento mais importante. Na atualidade ele deixou de ser o único objeto de leitura. Surgem novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita. O Computador e a Internet estão reintroduzindo o espaço textual.

14 COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES???

15 HIPERTEXTO Uma forma de aprofundar a leitura.
É um documento eletrônico composto de nodos ou de unidades textuais interconectadas que formam uma rede de estrutura não-linear, por meio de links, que são as conexões feitas entre nós. (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

16 HIPERTEXTO Os links promovem ligações entre blocos informacionais conhecidos como nós. Estes blocos não necessitam estabelecer uma relação sêmica entre si, as ligações promovem a abertura para outros textos. Para Cavalcante (2004), a identidade do hipertexto virtual se dá na presença e utilização de seus constituintes internos NÓS e LINKS. São eles que garantem a arquitetura textual assumindo um funcionamento extratextual. (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

17 Não existe uma direção definida.
HIPERTEXTO As palavras ressaltadas nos links desempenham a função de botões que conectam a outras fontes. Navegando entre estes nodos, o leitor cria sua própria trajetória de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor. Não existe uma direção definida. Hipertexto é formado por uma série de parágrafos conectados eletronicamente entre si e com outros textos, através de múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces. (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

18 Características que distinguem um hipertexto de um texto convencional:
Não-linearidade Interatividade Pluritextualidade Intertextualidade (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

19 Imitando a possibilidade da leitura não-linear
REVISTA VEJA (Jan/2001) Imitando a possibilidade da leitura não-linear

20 HIPERTEXTO O texto eletrônico em formato hipertextual oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode, segundo Alvarez (2002): 1. Interagir de maneira mais dinâmica com a informação; 2. Buscar e explorar significados com maior facilidade e eficiência; 3. Enfrentar o texto desde suas próprias necessidades e expectativas; 4. Vivenciar a experiência da aprendizagem por exploração e por descoberta. (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

21 Texto Hipertexto Escrita linear - Não permite imagens em movimento - Necessita ser transportado ... Escrita hipertextual - Permite imagens e movimento - Maior facilidade de acesso em inúmeros locais na Internet (Material Impresso - Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC) “... O hipertexto submete seus navegadores ao "stress cognitivo" por estabelecer exigências mais rigorosas e sérias em conhecimentos e habilidades de leitura...” (MARCUSCHI, 2001)

22 Atividade para os alunos do 3º ano
HIPERTEXTO Atividade para os alunos do 3º ano Textos: 1. Quase gêmeos e as ovelhas negras: a genealogia dos elementos (pág. 35 à 38) 2. Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 168 à 170) 3. Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) Obs: Os textos foram retirados do livro “A colher que desaparece”, do autor Sam Kean Ler o texto (1, 2 ou 3) entregue pela professora e produzir uma síntese. O material produzido deve apresentar capa e conteúdo. O trabalho será realizado em grupo, máximo de 4 alunos.

23 Atividade para os alunos do 3º ano
HIPERTEXTO Atividade para os alunos do 3º ano Formatação: a) Capa: b) Conteúdo: - 01 lauda - Fonte Arial, tamanho 12, parágrafo justificado e espaçamento entre linhas 1,5 - Título - link para novas informações, no mínimo 2 - as figuras devem ser referenciadas diagramação fica a critério da equipe Obs: 1. A entrega do trabalho será por para 2. Não será aceito cópia do texto entregue pela professora e/ou da internet. Trechos devem ser devidamente referenciados de acordo com as normas técnicas.

24 Resultado da Atividade Genealogia dos Elementos
Quase gêmeos e as ovelhas negras: a genealogia dos elementos (pág. 35 à 38) Genealogia dos Elementos Em uma peça de teatro de Shakespeare, foi pronunciado a palavra “honorificabilitudinitatibus” ( muitos esta palavra com meras 27 letras é extremamente grande, porém não chega nem perto da mais longa palavra do idioma inglês.

25 Resultado da Atividade
Quase gêmeos e as ovelhas negras: a genealogia dos elementos (pág. 35 à 38) Segundo o dicionário e livro Chemical Abstracts (1964), a maior palavra que apareceu foi a de um vírus descoberto em 1892, e essa palavra descreve uma enorme proteína cujo nome denomina o mosaico do tabaco. O vírus contém 159 aminoácidos, 1185 letras sendo que as letras yl repetem continuadamente devido uma regra que seguiam, porém esta enorme palavra pode ser diminuída para facilitar a leitura. Este sistema que os alemães criaram era exato, mas muito cansativo, assim os bioquímicos encontraram um jeito de diminuir a palavra e ter o mesmo resultado, no caso a proteína. Os aminoácidos ( )se agrupam dessa forma por causa da localização do carbono na tabela periódica e a necessidade do preenchimento de seu nível energético mais externo do octeto. Os aminoácidos são compostos de: dois átomos de oxigênio,um de nitrogênio e um tronco com dois carbonos no meio. O carbono tem apenas quatro elétrons sobrando depois de preencher seu primeiro orbital e portanto precisa de mias quatro elétrons para completar oito. Essa é sua virtude.

26 Resultado da Atividade
Quase gêmeos e as ovelhas negras: a genealogia dos elementos (pág. 35 à 38)

27 Resultado da Atividade
Quase gêmeos e as ovelhas negras: a genealogia dos elementos (pág. 35 à 38) Esta incrível palavra que contem 1185 letra, atualmente não chega nem perto da gigantesca proteína que contem letras e que também foi decodificada pelos cientistas. Nos anos 60 perceberam que estes termos químicos terminariam por isso esse sistema alemão foi substituído por títulos bem menores ate mesmo por propósitos oficiais.então a molécula de letras e conhecida agora como titina ( Mesmo havendo palavras enormes, não há motivos para desistir de seguir a carreira, sempre na bioquímica iremos encontrar palavras enormes, porém para aprender a decodificá-las é questão de tempo, esforço e estudo, afinal aprender é uma arte.

28 Resultado da Atividade
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) O Ácido Tartárico Essa história envolve heroicos cientistas mais pouco conhecidos popularmente,tudo começa por Louis Pasteur pois ele fez uma grande descoberta pelicular nas biomoléculas chamadas de simetria quiral. Você concerteza deve se considerar destro mas na verdade você é canhoto pois todos os aminoácidos e proteínas do seu corpo tendem a ser canhotas, Pasteur começou sua carreira estudando modestos fragmentos de vida,quando em 1849 uma pessoa pediu que ele estudasse o ácido tartárico que era um produto inofensivo da produção de vinho, o ácido tartárico tem uma propriedade muito curiosa se ele for dissolvido em água e for lançado um facho de luz vertical na solução, o raio de luz gira em torno da vertical em sentido horário já o ácido tartarico produzido na industria se um facho de luz pegar nele ele não segue a mesma direção vertical e Pasteur queria saber por que isso acontecia.

29 Resultado da Atividade
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) Ele então descubriu que os dois tipos não tinha nada a ver com aquilo pois os dois se conportavam identicamente nas reações,e a composição deles era a mesma, mas quando examinou os cristais com uma tente de aumento notou que o acido tartárico da levedura eram torcidos na mesma direção, como minusculos punhos esquerdos amputados. Pasteur foi suficientemente abilidoso,ele realizou um engenhoso experimento com caldo de carne em frascos estéreis e provou em defenitivo que o ar não contem nem um elemento vitalizante.

30 Resultado da Atividade A História do Prontosil
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) A História do Prontosil No instituto Pasteur que, nos anos No inicio de dezembro de 1935, a filha de Domagk. Hildegard, tropeçou na escada da sua casa em Wuppertal, na alemanha , segurando uma agulha de costura. A agulha perfurou sua mão e se partiu dentro dela. Um médico extraiu o pedaço da agulha, mais dias depois Hildegard estava abatida, com febre alta e sofrendo uma violenta infecção estreptocócica no braço. O próprio Domagk também ficava abatido e sofria, pois a morte era um resultado temível e comum para essas infecções. Uma fez que a bactéria começasse a se multiplicar nenhuma droga conhecida conseguiria conter o seu avanço. Só que havia uma droga- ou melhor, uma possível droga. Na verdade era uma tintura industrial que Domagk estava testado em segredo em seu laboratório. No dia 20 de dezembro de 1932, ele injetou dez vezes a dose letal da bactéria estreptococo em uma ninhada de camundongos.

31 Resultado da Atividade
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) Na segunda ninhada, Domagk injetou a bactéria e também a tintura industrial chamada prontosil, na véspera de natal Domagk voltou para dar uma olhada. Todos os camundongos da segunda ninhada estavam todos vivos e todos os da primeira tinham morrido. Que alem de Domagk ariscar a sua careira e a vida de sua filha ele injetou a droga em sua filha no soro da cor do sangue de sua filha no inicio ela piorou mais depois de tres anos do experimento do pai Hildegard estabilisou e iria viver com os dois braços intactos apesar da euforia ele não mencionou nada com os seus colegas. Ele havia feito a primeira droga anti- bacteriana genuína é dificil exagerar no quando essa droga foi uma revelação com o prontosil as epidemias que vim assolando as pessoas desde o inicio da história a única questão restante era como o prontosil funcionava por ser basicamente um bacteriologista iguinorava toda essa química já comercializavam o prontosil como corante mais havia registrado um pedido de patente para o uso medicinal do produto logo depois do natal.

32 Resultado da Atividade
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) Só quando o remédio ganhou uma manchete no New York Times por ter sauvado a vida de Franklin Delano que contraiu uma grave infecção estreptocócica na garganta em 1936 o prontosil, seu solitário átomo de enxofre ganharam o devido respeito Domagk pode se tornar alquimista responsavel por todo o dinheiro que IGF faturou e toda ignorância a respeito do prontosil pareceu insignificante, funcionou tão bem como o enunciado para a bactéria. O acido fólico apartir de sua dieta, o que significava que a sulfonamida não prejudica suas celula. Mais a bactéria tem que produzir seu próprio acido folico para poder passar pelo processo de mitose e se reproduzir. Domagk não tinha descoberto um matador de bactéria mais sim agente de controle populacional de bactérias. Apesar da frustração profissional de Domagk recompensaram o herdeiro de Pasteur com o premio nobel,por ter conferido em Talvez ainda pior a droga Domagk havia confiado para salvar a vida de seu filha se tornou um fardo perigoso centenas morreram em algumas semanas mais uma prova de que em termos de panaceias a credulidade dos seres humanos.

33 Resultado da Atividade
Pegue dois elementos, me acorde de manhã cedo (pág 170 à 175) O que são bactérias As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.

34 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
A história em quadrinhos é um gênero de literatura que, numa definição bastante simples, são formados por dois códigos de signos: a imagem e a linguagem escrita. (Luyten, 2011) Professores, vocês acham que Histórias em Quadrinhos na escola atendem às propostas educacionais???

35 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
As HQs dão uma extraordinária representação visual do conhecimento, mostram o que é essencial, ajudam na organização narrativa da história, são de fácil memorização, enriquecem a leitura, a escrita e o pensamento e desenvolvem conexões entre o visual e o verbal. (Luyten, 2011)

36 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
As HQs na sala de aula motivam os alunos relutantes ao aprendizado e à leitura. Elas os envolvem num formato literário que eles conhecem. “Falam” de uma forma que eles entendem e, melhor do que isto, os alunos se identificam. As HQs combinam imagem e texto para expressar simbolismos, pontos de vista, drama, humor, sátira... Luyten, 2011

37 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
Segundo Pizarro (2009), a aceitação dos quadrinhos em outras esferas sociais levou os educadores a refletirem sobre a maneira com que esse material viria a ser utilizado em sala de aula. Caruso & Silveira (2009), os quadrinhos são utilizados para interagir conhecimento científico e produção artística contribuindo para a construção de um espírito crítico e uma leitura de cidadania. O uso de quadrinhos nas aulas de ciências é um importante meio de divulgação científica, além de servir como exercício de produção de textos, exercício do humor, sensibilização em relação à arte e trabalho em equipe. (Ferreira 2009; Santos 2003)

38 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
O professor pode enriquecer o trabalho de leitura e escrita de seus alunos, a partir de uma narrativa em quadrinhos. Para colocar o texto num balão, é preciso exercitar a capacidade de síntese, a identificação e utilização da linguagem visual.

39 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQs
A utilização de HQs em sala de aula pode proporcionar, além de facilidades à compreensão de conteúdos, o desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois as apresentações em figuras são mais interativas. A HQ permite utilizar diversos recursos, como textos, figuras, onomatopéias, sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor usufruir desses recursos. (Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, MEC)

40 Elementos da composição das HQs
BALÃO O balão indica a fala coloquial entre os personagens em tempo presente. Ele também expressa sentimentos variados, como raiva, medo ou alegria. Temos, balão-berro, balão-transmissão, balão-cochicho, balão-nuvem entre muitos outros. Luyten, 2011

41 Elementos da composição das HQs
ONOMATOPÉIA São sons que procuram imitar os ruídos.

42 Elementos da composição das HQs
FIGURAS CONVENCIONAIS Para dar mais dinamismo, são utilizadas muitas figuras convencionais, como linhas retas, indicando velocidade, imagens repetidas para movimento, estrelinhas indicando dor, poeirinhas para mostrar corrida ou velocidade e pequenas gotas dando a impressão de calor ou medo, espirais na cabeça como sinal de tontura e assim por diante. Luyten, 2011

43 Elementos da composição das HQs
FORMATO DO QUADRINHO O quadrinho convencional é o quadrado retangular ou poliforme. Se o quadrinho for desenhado com linhas contornadas ou pontilhadas, o desenhista quer mostrar uma narrativa de sonho ou algo que se passou em tempo pretérito. Luyten, 2011

44 Produção de HQs no Ensino de Química Orgânica: A Química dos Perfumes como temática
Paloma Nascimento dos Santos, Kátia Aparecida da Silva Aquino Conceito de polaridade na conversa de duas flores.

45 Produção de HQs no Ensino de Química Orgânica: A Química dos Perfumes como temática
Paloma Nascimento dos Santos, Kátia Aparecida da Silva Aquino “Recusa do envolvimento romântico” de duas gotas de óleos essenciais. Nota de cabeça de um perfume (mais volátil) e nota de fundo (menos volátil).

46 Produção de HQs no Ensino de Química Orgânica: A Química dos Perfumes como temática
Paloma Nascimento dos Santos, Kátia Aparecida da Silva Aquino

47 Falando em HQs... Preencha os balões conforme orientações da professora

48 Análise dos resultados dos alunos...

49 Análise dos resultados dos alunos...

50 Análise das tirinhas REAIS

51 Atividade para os alunos do 1º ano
HQs Atividade para os alunos do 1º ano Textos: 1. As ilhas Galápagos da tabela periódica (pág. 49 à 55) 2. As ilhas Galápagos da tabela periódica (pág. 55 à 59) 3. Elementos como dinheiro (pág. 212 à 217) Obs: Os textos foram retirados do livro “A colher que desaparece”, do autor Sam Kean Produzir uma História em Quadrinhos a partir do texto (1, 2 ou 3) entregue pela professora. O trabalho será realizado em grupo, máximo de 5 alunos.

52 Atividade para os alunos do 1º ano
HQs Atividade para os alunos do 1º ano Formatação: - A HQ deve ter uma boa apresentação visual e estar de acordo com o texto entregue pela professora. - Mínimo de 5 quadrinhos e máximo de 10. - A HQ pode ser em desenhada ou em forma de fotografias, conforme apresentado pela professora. - Se o grupo optar por fotografias, os balões podem ser colados ou produzidos na própria imagem.

53 Se as Histórias em Quadrinhos melhorarem a leitura, compreensão, imaginação, pesquisa e até disciplina na sala de aula e nos ambientes educacionais, elas devem transformar-se numa ferramenta “constante” de trabalho para o professor.

54 (Ted Nelson, Entrevista Revista Veja)
Ninguém está preparado para nada, para o que não conhece. É o exercício da utilização que desenvolve a capacidade de aproveitar um sistema novo. (Ted Nelson, Entrevista Revista Veja)

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