A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS

2 VIVER A EDUCAÇÃO É SABER VIVER COM AS DIFERENÇAS.

3 Sumário O que é “Viver a educação” ?
Uma pitada de teoria:Pedagogia crítica e autocrítica na educação escolar; Os 4 pilares da educação para o século XXI; Diferença: do que falamos? Saber viver com as diferenças em sala de aula.

4 1. VIVER A EDUCAÇÃO É: Dedicar-se, motivado, ao trabalho pedagógico.
Gostar muito de ensinar para que o Sujeito aprenda. Experimentar alegrias e incertezas. É compreender e “sentir” a educação como processo de desenvolvimento integral do Sujeito humano!

5 CONSIDERANDO-SE QUE PASSAMOS MUITO
TEMPO DE NOSSA VIDA NO INTERIOR DA ESCOLA, VIVER A EDUCAÇÃO É PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SE ESTABELECEM, EM BUSCA DE MELHOR COMPREENDER SEUS MODOS DE FUNCIONAMENTO, PARA OTIMIZÁ-LO.

6 O educador que vive a educação atua como mediador numa relação de trocas entre o meio e o aprendiz, a partir dos conteúdos.

7 Aspectos epistemológicos.
2. UMA PITADA DE TEORIA Aspectos epistemológicos. Conhecer: o processo educacional, em geral: o objeto a ser ensinado; metodologias didáticas. o processo de aprendizagem e suas especificidades; algumas tendências pedagógicas. 1. viver a educação é:

8 Aspectos psicológicos:
O sujeito aprendente: sua trajetória seus interesses, suas motivações, suas dificuldades, seus ritmos e estilos de aprendizagem... 1. viver a educação é:

9 Afetividade, crença no potencial humano e educação
1. viver a educação é:

10 ALGUMAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Henry Giroux (1943), americano, estudioso das ideias emancipadoras de Paulo Freire é um dos criadores da teoria crítica educacional como instrumento de renovação pedagógica bem como instrumento de uma revolução educacional necessária no mundo pós-moderno. 3. Pedagogia crítica e autocrítica na educação escolar

11 ALGUMAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
José Carlos Libâneo, paulista, (1945) desenvolveu inúmeras reflexões sobre didática e prática de ensino considerando as transformações que ocorrem no mundo e o papel da escola na luta contra as desigualdades e contra a exclusão social. Propõe a Pedagogia Crítica Social dos Conteúdos. 3. Pedagogia crítica e autocrítica na educação escolar

12 ALGUMAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Pedro Demo , catarinense (1941), defende a educação reconstrutiva, e afirma que o “nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar”. Para despertar esse espírito na criança, ele receita muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno (a). Também defende a autocrítica para conferir coerência à crítica. 3. Pedagogia crítica e autocrítica na educação escolar

13 Um exemplo que devemos abandonar....
3. Pedagogia crítica e autocrítica na educação escolar

14 3. OS QUATRO PILARES PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

15 UNESCO/ RELATÓRIO DELLORS
2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

16 Alguns comentários, teorizando...
2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

17 Transmissão de conhecimentos? APRENDER A CONHECER
PSIU! Ensino não significa, necessariamente, que houve aprendizagem! 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

18 APRENDER A CONHECER APRENDER A CONHECER
Construção dos conhecimentos, pelas próprias experiências de relações com o saber e relações de saber. PSIU! A importância da atividade para aprender a conhecer! 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

19 APRENDER A FAZER APRENDER A FAZER
Desenvolver habilidades e competências: motoras, relacionais, cognitivas… aplicando, na prática, o conhecimento teórico. 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

20 APRENDER A VIVER JUNTO APRENDER A VIVER JUNTO
A convivência harmônica depende de atitudes e valores. EU +TU= NÓS ≠ de ELES. 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

21 APRENDER A VIVER JUNTO (C0NVIVER)

22 Valorizar os próprios atributos e reconhecer as limitações;
APRENDER A SER APRENDER A SER A convivência harmônica depende de atitudes e valores. EU +TU= NÓS ≠ de ELES. Valorizar os próprios atributos e reconhecer as limitações; Desenvolver o corpo, a mente, a sensibilidade, a ética , a estética, a afetividade e a espiritualidade. 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

23 APRENDER A SER 2. Os quatro pilares para a educação do século XXI

24 4. DIFERENÇA: DO QUE FALAMOS?

25 OS TERMOS /DIFERENÇA/ E /DESIGUALDADE/ , NO DICIONÁRIO:
Falta de semelhança; dessemelhança, desigualdade. Em matemática: resultado da subtração. Conjunto de elementos que pertencem a um conjunto, mas não pertence a outros... DIFERENÇA Qualidade do que é desigual. Em matemática: relação entre os membros de um conjunto que envolve os sinais de maior ou menor, de mais ou menos, em certos atributos. DESIGUALDADE 4. Diferença: do que falamos?

26 Como estão os “diferentes” em nosso imaginário?
Ou... Como vivemos com a diferença? 4. Diferença: do que falamos?

27 5. Saber viver com as diferenças
Em sala de aula

28 DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES
EM SALA DE AULA 5. Saber viver com as diferenças em sala de aula

29 E, então… Cada um de nós, Educadores, devemos encarar nossa tarefa como prática social global, para o que precisamos conhecer (saberes teóricos) e saber fazer metodologia didática), bem como, saber conviver e saber ser .

30 Esperando ter contribuído, deixo com vocês meu carinho, gratidão e uma melodia de esperanças com estímulos para vivermos a educação, intensamente!

31

32 MUITO GRATA! ROSITA EDLER CARVALHO edler@centroin.com.br
Fone: (21)


Carregar ppt "UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google