A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via E-Mail, Lista de Discussão ou Fórum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via E-Mail, Lista de Discussão ou Fórum."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via , Lista de Discussão ou Fórum

2 2 - Definição de um tema para as discussões; 3 – Elaboração do projeto
1- Definição da equipe de professores que vai coordenar o projeto; 2 - Definição de um tema para as discussões; 3 – Elaboração do projeto 4 – Disponibilização de s ou acesso à Internet para todos participantes; 5 – Divulgação do projeto

3 O que Prevalece: o Conteúdo ou as Regras da Língua Portuguesa?
Alguém quer tc? (teclar) Kd vc? (cadê você)

4 Desenvolvimento da Escrita: Processo de Alfabetização na Internet
Como alfabetizar na internet sem ser influenciado por esse novo linguajar

5 Algumas dicas de Atividades para Desenvolver em Sala de Aula
O professor já esta na rede uma das primeiras coisas a fazer é compartilhar suas ideias com outros professores. Dicas: Escolha um tema para pesquisa e convide outros professores para participar. Cada professor deverá desenvolver uma atividade baseada no seu conteúdo disciplinar, que aborde o tema escolhido. Repasse para os alunos e solicite que cada grupo escolha a disciplina que vai pesquisar.

6 Exemplo de proposta esquemática para a elaboração e construção de um projeto temático utilizando recursos da internet como ferramenta pedagógica.

7

8 Criação de Um Projeto Educacional com o Uso da Internet
Importante conhecer os principais serviços da internet, que podemos utilizar para os projetos educacionais da escola. Elaborar um roteiro do projeto. Definir os professores que participarão das atividade iniciais do projeto. Definição do tema gerador a ser pesquisado e desenvolvido. Detalhar todas atividades a ser elaboradas em função do tema do projeto. Elaborar um site para integrar as atividades do projeto. Acompanhamento das atividades enviadas pelos integrantes do projeto. Avaliar os resultados obtidos com o projeto.

9 Outras Sugestões de Atividades Pedagógicas Via Internet
WWW- Pesquisa Livre Sem indicação de Site ou sem indicação de um assunto especifico WWW- Pesquisa Direcionada- Com indicações de Sites ou indicação de assuntos específicos Correio Eletrônico (Forum)-Troca de Mensagens- A partir de um tema é estimulada uma discussão Discusão (Forum) Construção coletiva de texto- Um aluno inicia e é finalizado por outros Seminário - O aluno elabora texto sobre um assunto envia para lista de discussão, visando debate. Debate – Promover debates argumentativos de um determinado assunto Debate sobre assuntos específicos- A partir de um tema ou problema Sala de Bate Papo- Bate Papo Livre- O objetivo promover uma socialização virtual a partir da escrita Jogos On-line- Diversão- Localizar sites que permitem utilizações on-line. FTP- Localização de softwares- Baseado no tema os alunos devem localizar softwares sobre os assuntos.

10 Software- Produção home page- Produzir home pager sobre alunos (autobiografia)
Software de Vídeo Conferência- Promover Debate e aulas em tempo real. Redes Sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.) Desenvolver comunidade virtual para discussão de temas específicos que estejam previstos no projeto da escola.

11 Projeto Educacional Via Internet
Fases de um Projeto Educacional com Internet 1º Momento Levantamento de dados: pesquisa(www e outros recursos, livros, revistas, CDs, jornais) 2º Momento Discussão baseada nas pesquisas realizadas(lista de discussão, , chat) Projeto Educacional Via Internet 3º Momento Elaboração dos trabalhos a serem apresentados(Word, Paint, criação de home page) 4º Momento Envio e exposição dos trabalhos elaborados(lista de discussão, , FTP) Exposição via home page

12 Formas de Utilização da Internet – Quanto a Conexões
Podemos complementar como 5º momento, a transformação obtida nas pessoas diante dos novos paradigmas da sociedade digital. Formas de Utilização da Internet – Quanto a Conexões Conexão Discada: É sugerido um microcomputador com a configuração mínima Pentium 100, 16 MB RAM, Winchester de 1,2 GB; um modem, uma linha telefônica e uma conta de acesso à Internet. Indicada quando a escola não possui muitos computadores com acesso a Internet

13 Conexão Dedicada: É mais sofisticada, completa
Conexão Dedicada: É mais sofisticada, completa. Necessita de equipamentos mais potentes ( roteador, um servidor, modens mais velozes, além de uma linha de dados de alta velocidade – LP (linha privada). Ideal quando a escola disponibiliza muitos computadores e todos precisam estar conectados a Internet.

14 Formas de Desenvolvimento de Projetos de
Internet - Quanto a Origem dos Projetos Próprios: Os projetos são desenvolvidos pelos professores e realizados a partir de alguma necessidade, sendo acompanhado pela escola que é o principal agente. Terceiros: São disponibilizados na internet por outras escola, núcleos de pesquisas de universidades e empresas e de prestação de serviços na área de tecnologia educacional. Estes definem as atividades com algumas vantagens, com baixo custo financeiro, estágios avançados e trocas de experiências. Com isso, aprendem a desenvolver projetos educacionais de internet.

15 Formas de Utilização da Internet na
educação – Quanto à Amplitude das Atividades Interescolas: Promove e estimula a participação e integração de diferentes escolas. Intraescolas: São pesquisas focadas para interesse específico do professor e utilizam poucos meios de comunicação da internet.

16 Criação de Escolas On-Line
Onde tudo deverá ser digitalizado. A qual obtida a partir da criação de sites específicos e com isso toda comunidade escolar poderá trocar informações conforme suas necessidades. O ambiente virtual divide-se em três áreas distintas: Institucional: É um ambiente virtual onde deve conter todo histórico da escola. Administrativa: Visa promover um interação com toda a comunidade escolar. Educativa: Visa disponibilizar atividades pedagógicas desenvolvidas a partir de projetos pelos quais estão envolvidos professores, alunos e escola.

17 Outras Considerações O ambiente virtual de uma escola on-line deve ser dinâmico e proporcionar o desenvolvimento de várias atividades, seja para os pais, alunos, professores e ou visitantes. Cursos a distância, lista de discussão para pais, alunos e professores, sala de chat com agendamentos de participantes convidados, jornais virtuais, pesquisa por disciplinas escolares, cadastramento de sites específicos para pesquisas, músicas on-line (repositórios de partituras), índice de buscas (diversos e para o próprio site), enciclopédias digitais com gifs, emissão de cartões de natal, aniversário, amizade, etc., repositório de histórias elaboradas pelos alunos, resenha de livros, poesias infantis, site de museus, diversão on-line, repositório de softwares educacionais, orientações de segurança para utilização da internet.

18 Gestão escolar – disponibiliza informações cadastrais da escola para acessos restritos, cadastro de usuário no site (visando montar banco de dados), local de anúncios comerciais, realizar parcerias com provedores gratuitos.

19 Vantagens e Problemáticas da Internet na Educação Desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização; Comunicação e interação com outras escolas; Estímulo a escrita e a leitura; Estímulo ao raciocínio lógico; Permite o aprendizado individualizado; Troca de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno.

20 Apesar de todas as vantagens comentadas, nos deparamos com uma série de problemáticas, tais como: Muitas informações sem fidedignidade; Facilidade na dispersão durante a navegação; Lentidão de acesso nos sites em função da baixa qualidade das linhas telefônicas; Facilidade no acesso a sites inadequados para o público infanto-juvenil.

21 Os Paradigmas Educacionais Emergentes em Ambientes Virtuais
Optamos por apenas citar alguns tópicos que servirão como ponto de referência para seguinte questão: quais são as características que esses ambientes possuem que favoreçam novas formas de aprendizagem? Estimulam a criatividade Rompem as “roupagens” tecnológicas da falsa modernização

22 Proporcionam a investigação e a curiosidade
Proporcionam a investigação e a curiosidade. O conhecimento ganha sua dimensão ilimitada. Promovem uma nova forma de aprender que extrapola as barreiras físicas das escola atuais. Possibilitam a criação de um processo de aprendizagem baseado na hipertextualidade. O ambiente de aprendizagem. A internet possibilita a instauração de um ambiente educacional que contemple os paradigmas do construtivismo ( conhecimento em constante mutação – ser inacabado)

23 Referência Bibliográfica
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação. São Paulo: Erica: 2008.

24 Grupo 2 Adriana Rita de Avila Andréia Mayresse Dionei Karen Raqueline


Carregar ppt "CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via E-Mail, Lista de Discussão ou Fórum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google