A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS"— Transcrição da apresentação:

1 O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS
Faculdade de Medicina MED 02207 Felipe Otesbelgue, Fernanda Menegotto, Lucas Di Marco, Luthiele Vasconcellos, Manoela Ceretta, Mauricio Huve, Rafaela Dias, Rafael Caetani, Roberto Zago e Vitor Zinn.

2 Novas mídias X Mídias clássicas
A televisão ainda é o meio prevalente na vida dos jovens. As mídias quando usadas corretamente podem constituir-se um instrumento atrativo de ensino.

3 Novas mídias X Mídias clássicas
Na última década ganhou importância a internet, que expõe os jovens a conteúdos em uma velocidade muito maior, com efeitos ainda imprevisíveis sobre a saúde das crianças.

4 Tempo A Academia Americana de Pediatria recomenda que não se exceda duas horas de acesso a meios eletrônicos, o tempo da criança deve ser preenchido com outras atividades que possibilitarão seu desenvolvimento pleno.

5 Tempo A Fundação Kaiser Family fez um estudo em 2010 que mostra que crianças e adolescentes passam cerca de 7 horas/dia em frente aos meios eletrônicos.

6

7

8 Consequências A exposição excessiva pode levar a:
Distúrbios de sono e crescimento; Comportamentos violentos, ansiedade e medo;

9 Obesidade; Atividade sexual precoce; Déficits de linguagem; Cyberbullying.

10 Violência A exposição à violência pode formar adultos violentos?
Sim, avaliações feitas com populações infantis demonstram haver uma correlação entre exposição à violência nos meios eletrônicos e comportamentos violentos. Há também o risco de banalização do ato violento.

11 Obesidade A alimentação em frente a TV aumenta consideravelmente a quantidade de alimento ingerida; Crianças influenciam os pais a comprarem alimentos que veem em comerciais; Os comerciais geralmente apresentam alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras.

12 Drogas A indústria do entretenimento passa a imagem de que o uso de drogas é “normal”, o que estimula a criança a buscá-las.

13 Conteúdo Sexual A exposição de crianças a conteúdo sexual pode estimulá-la a prática sexual precoce; Aumentam os riscos de DST’s e gravidez na adolescência.

14 Cyberbullying Os meios eletrônicos abrem espaço para agressões virtuais; A criança pode atuar tanto como agredido quanto como agressor.

15 Orientações para os pais
Observar: estar atento ao que as crianças estão sendo expostas; Participar: orientar o conteúdo e passar algum tempo junto da criança; Limitar: estabelecer limites de tempo e conteúdo.

16 Orientações para o pediatra
Orientar os pais sobre como agir; Buscar conscientizar a criança sobre o uso dos meios eletrônicos; Deve incluir em suas rotinas a orientação sobre a interação com os meios eletrônicos.

17 Bibliografia Media Education, Pediatrics 2010
Media Use by Children Younger Than 2 Years, Pediatrics 2011 Reportagens sobre o tema da revista VEJA publicadas em 2010 Strasburger, Victor C., Jordan, Amy B., Donnerstein, Ed; Health Effects of Media on Children and Adolescents, Pediatrics 2010


Carregar ppt "O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google