A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demanda e Oferta Agregadas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demanda e Oferta Agregadas"— Transcrição da apresentação:

1 Demanda e Oferta Agregadas
Capítulo 33

2 Flutuações Econômicas no Curto Prazo
A atividade econômica flutua de ano para ano. Em muitos anos, a produção de bens e serviços aumenta. Em alguns anos, o crescimento normal não ocorre, causando recessão.

3 Flutuações Econômicas no Curto Prazo
Recessão é um período de queda real do PIB, com diminuição da renda e aumento do desemprego. Dois trimestres seguidos Depressão é uma recessão severa.

4 Três Fatos sobre Flutuações Econômicas
Flutuações econômicas são irregulares e imprevisíveis. Flutuações do nível de atividade econômica são denominadas ciclo de negócios. A maior parte das variáveis macroeconômicas flutua em conjunto.

5 PIB do Brasil ( )

6 Três Fatos sobre Flutuações Econômicas
A maior parte das variáveis macroeconômicas flutuam em conjunto. A maior parte das variáveis macroeconômicas que medem algum tipo de renda ou produção flutuam proximamente. Apesar de muitas variáveis macroeconômicas flutuarem juntas, elas variam por diferentes intensidades.

7 Três Fatos sobre Flutuações Econômicas
Quando a produção cai, o desemprego aumenta. Variações do PIB real são inversamente relacionadas à taxa de desemprego. Durante os períodos de recessão, o desemprego aumenta substancialmente.

8 Como o Curto Prazo difere do Longo Prazo
A maior parte dos economistas acredita que a teoria clássica descreve o mundo no longo prazo, mas não no curto prazo. As variações da oferta de moeda afetam as variáveis nominais, mas não as variáveis reais no longo prazo. O pressuposto da neutralidade da moeda não é apropriada quando se estuda as variações da economia de um ano para outro.

9 Keynes e o Longo Prazo “ O longo prazo é um guia enganoso para situações presentes. No longo prazo estaremos todos mortos. Os economistas se propõem a uma tarefa muito fácil e inútil se em épocas de tempestades eles apenas puderem dizer que, quanto o temporal tiver passado, o oceano estará calmo.”

10 O Modelo Básico das Flutuações Econômicas
Duas variáveis são usadas para desenvolver um modelo para analisar as flutuações no curto prazo. A produção de bens e serviços da economia medida pelo PIB real. O nível geral de preços medido pelo índice de preços ao consumidor ou deflator do PIB.

11 O Modelo Básico das Flutuações Econômicas
O economista usa o modelo de demanda agregada e oferta agregada para explicar flutuações na atividade econômica ao longo de sua tendência de longo prazo.

12 O Modelo Básico das Flutuações Econômicas
A curva de demanda agregada mostra a quantidade de bens e serviços que as famílias, firmas e governo desejam comprar a cada nível geral de preços.

13 O Modelo Básico das Flutuações Econômicas
A curva de oferta agregada mostra a quantidade de bens e serviços que as firmas produzem e vendem a cada nível geral de preços da economia.

14 Demanda Agregada e Oferta Agregada...
Nível de preço Oferta agregada Nível de preço de equilíbrio Demanda agregada Produção de equilíbrio Quantidade produzida

15 A Curva de Demanda Agregada
Os quatro componentes do PIB (Y) contribuem para a demanda agregada de bens e serviços. Y = C + I + G + EL

16 A Curva de Demanda Agregada...
Nível de preço P1 Y1 1. Uma diminuiçãodo nível de preços... Y2 P2 Demanda agregada 2. …aumenta a quantidade demandada de bens e serviços. Quantidade produzida

17 Por que a Curva de Demanda Agregada é Negativamente Inclinada
O nível de preços e o consumo: o efeito riqueza O nível de preços e o investimento: o efeito da taxa de juros O nível de preços e as exportações líquidas: o efeito da taxa de câmbio

18 O Nível de Preços e o Consumo: O Efeito Renda
Uma diminuição no nível de preços faz com que os consumidores se sintam mais ricos, o que os encoraja a gastar mais. Este aumento nos gastos dos consumidores significa maiores quantidades demandadas de bens e serviços.

19 O Nível de Preço e o Investimento: O Efeito da Taxa de Juros
Um menor nível de preço reduz a taxa de juros, o que encoraja um aumento dos gastos em investimentos. Com a queda em P a demanda por moeda para transações diminui. Excedente de moeda se move para o mercado de fundos de empréstimo implicando um aumento da oferta de fundos o que diminui a taxa de juros. Este aumento no investimento significa uma maior quantidade demandada de bens e serviços.

20 O Nível de Preços e as Exportações Líquidas: O Efeito da Taxa de Câmbio
Quando uma queda do nível de preço causa uma queda da taxa de juros, a taxa de câmbio real se deprecia. Isso ocorre porque o IEL fica negativo aumentando a procura por dólares e em contrapartida aumentando a oferta de reais.

21 O Nível de Preços e as Exportações Líquidas: O Efeito da Taxa de Câmbio
Resultado: Real se deprecia. Bens importados se tornam mais caros e os bens produzidos internamente mais baratos relativamente. Estímulo às exportações líquidas. O aumento da exportação líquida significa uma maior quantidade demandada de bens e serviços.

22 Por que a Curva de Demanda Agregada se desloca
A declividade da curva de demanda agregada mostra que uma queda do nível de preço aumenta a quantidade total demandada de bens e serviços. Muitos outros fatores, entretanto, afetam a quantidade demandada de bens e serviços a qualquer nível de preço. Quando um daqueles fatores varia, a curva de demanda agregada se desloca.

23 Por que a Curva de Demanda Agregada se desloca
Desloca-se pela variação do consumo Desloca-se pela variação do investimento Desloca-se pela variação das compras do governo Desloca-se pela variação das exportações líquidas

24 Deslocamentos da Curva de Demanda Agregada...
Nível Geral de Preços D2 P1 Y2 Demanda agregada, D1 Y1 Quantidade produzida

25 A Curva de Oferta Agregada
No longo prazo, a curva de oferta agregada é vertical. No curto prazo, a curva de oferta agregada é positivamente inclinada.

26 A Curva de Oferta Agregada de Longo Prazo
No longo prazo, a produção de bens e serviços da economia depende da oferta de fatores de produção e da tecnologia disponível utilizada. O nível de preço não afeta aquelas variáveis no longo prazo.

27 A Curva de Oferta Agregada de Longo Prazo...
Nível Geral de Preços Curva de oferta agregada de longo prazo P1 1. Uma variação do nível de preço… 2. …não afeta a quantidade total de bens e serviços ofertada no longo prazo. P2 Taxa natural de produção Quantidade produzida

28 A Curva de Oferta Agregada no Longo Prazo
A curva de oferta agregada de longo prazo é vertical à taxa natural de produção da economia. Este nível de produção é também denominado como produção (PIB) potencial ou produção (PIB) de pleno emprego.

29 Por que a Curva de Oferta Agregada de Longo Prazo se Desloca?
Qualquer mudança na economia que altere a taxa natural de produção desloca a curva de oferta agregada de longo prazo. O deslocamento ocorre de acordo com os vários fatores determinados pelo modelo clássico que afetam a produção.

30 Por que a Curva de Oferta Agregada de Longo Prazo se Desloca?
Deslocamentos promovidos pela variação da quantidade de capital humano Deslocamentos que surgem das variações do capital físico Deslocamentos que surgem da disponibilidade de recursos naturais Deslocamentos que surgem de inovações tecnológicas

31 Crescimento de Longo Prazo e Inflação…
2. …e a expansão da oferta de moeda desloca a demanda agregada... DA2000 DA1990 Nível Geral de Preços OALP1980 1. No longo prazo, o progresso tecnológico desloca a curva de oferta de longo prazo... OALP2000 OALP1990 4. …e inflação continuada P2000 P1990 P1980 DA1980 Y1990 Y2000 3. …levando ao crescimento do produto... Y1980 Quantidade produzida

32 Por que a Curva de Oferta Agregada é Positivamente Inclinada no Curto Prazo
No curto prazo, um aumento do nível geral de preços na economia tende a aumentar a quantidade ofertada de bens e serviços. Uma diminuição do nível de preços tende a reduzir a quantidade ofertada de bens e serviços.

33 A Curva de Oferta Agregada de Curto Prazo...
Nível Geral de Preços Curva de oferta agregada de curto prazo Y1 P1 P2 1. Uma diminuição do nível de preço Y2 2. Reduz a quantidade de bens e serviços ofertados no curto prazo. Quantidade produzida

34 Por que a Curva de Oferta Agregada de Curto Prazo é Positivamente Inclinada?
A teoria da rigidez dos salários A teoria da rigidez dos preços A teoria das percepções equivocadas. Todas procuram explicar o fato de que a quantidade ofertada se desvia de seu nível de longo prazo quando o nível de preços se desvia do nível de preços que os agentes esperam que prevalecesse.

35 A Teoria da Rigidez dos Salários
Salários nominais são lentamente ajustados, ou seja, são rígidos no curto prazo: Os salários não se ajustam imediatamente à queda do nível de preços. Um menor nível geral de preços torna o emprego de trabalhadores e a produção menos rentáveis para as empresas. Isto induz as firmas a diminuirem a quantidade ofertada de bens e serviços na economia.

36 A Teoria da Rigidez dos Preços
Os preços de alguns bens e serviços se ajustam lentamente em resposta a mudanças das condições econômicas: Uma queda inesperada no nível de preços leva algumas firmas a permanecer com os preços dos seus produtos mais altos do que desejariam. Isto deprime as vendas, o que induz as firmas a reduzirem a quantidade ofertada de bens e serviços.

37 A Teoria das Percepções Equivocadas
Variações no nível geral de preços temporariamente iludem ofertantes de bens e serviços sobre o que realmente está acontecendo nos mercados nos quais atuam vendendo seus produtos e serviços: Um nível de preço baixo causa a ilusão sobre os preços relativos. Aquelas ilusões induzem os ofertantes a diminuir a quantidade de bens e serviços ofertados.

38 Por que a Curva de Oferta Agregada se desloca?
Deslocamentos provocados pela variação da quantidade de capital humano Deslocamentos que surgem da variação do capital Deslocamentos que surgem da variação da disponibilidade de recursos naturais Deslocamentos que surgem das inovações tecnológicas. Deslocamentos que surgem da expectativa de preço.

39 Por que a Curva de Oferta Agregada se desloca
Uma expectativa de aumento de preço reduz a quantidade ofertada de bens e serviços e desloca a curva de oferta agregada de curto prazo para a esquerda. Expectativa de preços mais altos levam sindicatos a negociarem salários nominais mais altos pressionando os custos reduzindo a oferta de bens e serviços.

40 Por que a Curva de Oferta Agregada se desloca
Uma expectativa de diminuição de preço aumenta a quantidade ofertada de bens e serviços e desloca a curva de oferta agregada de curto prazo para a direita.

41 O Equilíbrio de Longo Prazo
Oferta agregada de longo prazo Nível Geral de Preços Oferta agregada de curto prazo Preço de equilíbrio A Demanda agregada Taxa natural de produção Quantidade produzida

42 Uma Contração da Demanda Agregada...
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Uma Contração da Demanda Agregada... 2. …causa uma queda da produção no curto prazo… Nível Geral de Preços Oferta agregada de longo prazo Curva de oferta agregada de curto prazo, OA1 OA2 C P3 3. …mas ao longo do tempo, a curva de oferta de curto prazo se desloca… 1. Uma diminuição da demanda agregada… DA2 P1 A B P2 Y2 4. …e a produção retorna ao nível inicial. Demanda agregada, DA1 Y1 Quantidade produzida

43 Deslocamentos da Demanda Agregada
No curto prazo, deslocamentos da demanda agregada causam flutuações na produção de bens e serviços. No longo prazo, deslocamentos da demanda agregada afetam o nível geral de preços, mas não influenciam a produção.

44 Um Deslocamento Adverso da Oferta Agregada
Uma diminuição de um dos determinantes da oferta agregada desloca a curva para a esquerda: A produção cai abaixo da taxa natural de emprego. O desemprego aumenta. O nível geral de preços sobe.

45 Um Deslocamento Adverso da Oferta Agregada…
1. Um deslocamento adverso na curva agregada de curto prazo… OA2 Nível de preço Oferta agregada de longo prazo Oferta agregada de curto prazo, OA1 2. …causa uma queda da produção… B Y2 3. …e o nível de preço sobe. P2 A P1 Demanda agregada Y1 Quantidade produzida

46 Estagflação Deslocamentos adversos da oferta agregada causam estagflação - uma combinação de recessão (estagnação) e inflação. A produção cai e os preços sobem. Os formuladores de políticas públicas que podem influenciar a demanda agregada não podem evitar que ambos efeitos adversos ocorram simultaneamente.

47 Políticas de Resposta à Recessão
Os formuladores de políticas públicas devem responder à recessão de um dos seguintes modos: Não fazendo nada e esperando que os preços e salários se ajustem. Tomar ação para aumentar a demanda agregada, utilizando políticas fiscais e monetárias.

48 Acomodação de um Deslocamento Adversos da Oferta Agregada...
Nível de preço OA2 1. Quando a oferta agregada de curto prazo diminui… Oferta agregada de longo prazo Oferta agregada de curto prazo, OA1 C 2. …os formuladores de políticas podem acomodar o deslocamento expandindo a demanda agregada… DA2 P2 P3 3.…o que causa o aumento do nível de preços A P1 4. …mas mantém a produção em sua taxa natural. Demanda Agregada DA1 Taxa natural de produção Quantidade produzida

49 Os Efeitos de um Deslocamento da Oferta Agregada
Deslocamentos da oferta agregada podem causar estagflação - uma combinação de recessão e inflação. Os formuladores de políticas públicas podem influenciar a demanda agregada, mas não podem evitar que ambos efeitos adversos influenciem a economia simultaneamente.

50 Resumo Todas as sociedades experimentam flutuações econômicas de curto prazo ao longo de tendências de longo prazo. Aquelas flutuações são irregulares e altamente imprevisíveis. Quando as recessões ocorrem, o PIB real e outras medidas da renda, dispêndio e produção caem e o desemprego aumenta.

51 Resumo Os economistas analisam as flutuações de curto prazo usando o modelo de oferta e demanda agregadas. De acordo com o modelo da oferta e demanda agregadas, a produção de bens e serviços e o nível geral de preços da economia se ajustam para equilibrar a demanda e oferta agregadas.

52 Resumo A curva de demanda agregada é negativamente inclinada por três razões: o efeito renda, um efeito da taxa de juros e um efeito da taxa de câmbio. Qualquer evento ou política que faça variar o consumo, investimento, aquisições do governo ou exportações líquidas a qualquer nível de preço irá deslocar a curva de demanda agregada.

53 Resumo No longo prazo, a oferta agregada é vertical.
No curto prazo, a curva de oferta agregada é positivamente inclinada. As três teorias que explicam a inclinação positiva da curva de oferta agregada de curto prazo são: teoria das percepções equivocadas, teoria da rigidez dos salários e teoria da rigidez dos preços.

54 Resumo Eventos que alterem a habilidade da economia em produzir bens e serviços irá deslocar a curva de oferta agregada de curto prazo. Além disso, a posição da curva de oferta agregada de curto prazo depende das expectativas de preço. Uma possível causa das flutuações econômicas é um deslocamento da demanda agregada.

55 Resumo Um segunda causa possível para as flutuações econômicas é um deslocamento da curva de oferta agregada. Estagflação é um período de queda da produção e aumento de preços.


Carregar ppt "Demanda e Oferta Agregadas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google