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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS CELENE CUNHA MONTEIRO ANTUNES BARREIRA Caldas Novas, 23 de março de 2010.

2 ESTRUTURA DA COEDi Gabinete da Coordenação Supervisão de Assessoria
Gerência Técnico- Pedagógica de Ensino Tecnologia Educacional Supervisão de Apoio Operacional Assessoria

3 GERÊNCIA TÉCNICO PEDAGÓGICA DE ENSINO
Tem a incumbência de articular e implementar as políticas públicas educacionais voltadas para a eficiência do processo de ensino aprendizagem da modalidade de Jovens e Adultos, coordenando os trabalhos técnicos e pedagógicos realizados por seus Núcleos, incrementando ações para que as Diretrizes Pedagógicas e de Gestão da EJA da Rede Estadual de Educação sejam efetivamente desenvolvidas.

4 Programas Coordenados pela Gerência Técnico Pedagógica de Ensino:
Diretrizes (Formação Continuada, Seminários Regionais e Seminário Estadual nas 38 SREs ); Educando para a Liberdade; Rede Colaborativa de EJA; Alfabetização (Brasil Alfabetizado); Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Projovem Campo – Saberes da Terra; Proinfantil – Programa de Formação Inicial para Professores em exercício na Educação Infantil; Profuncionário – Curso Técnico de Formação para os funcionários administrativos da Educação; Exames Supletivos; Expedição de Certificados; Registro de Certificados.

5 Núcleo de Registro de Certificados de Escolas de EJA
O Núcleo de Registro de Certificados é responsável pelas orientações, registros e chancelas de certificados dos alunos concluintes do Ensino Médio de todas as Unidades Escolares públicas e privativas que ministram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como, de todas as unidades escolares extintas

6 De acordo com Resolução CEE n° 260/05 Art
De acordo com Resolução CEE n° 260/05 Art.8° os certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos somente podem ser expedidos pela unidade escolar devidamente credenciada e autorizada pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás e serão válidos se registrados pela Coordenação de Educação a Distância. Todos os certificados expedidos a partir de 2006 só serão válidos se registrado pela Coedi não importando o ano de conclusão.

7 A equipe Técnica Pedagógica do Núcleo de Registro de Certificados está realizado encontros de formação nas SREs com os secretários e auxiliares de secretarias - objetivo de orientar sobre a certificação de EJA (registro de certificados). Foram realizadas formações em 29 Regionais, na oportunidade foi entregue um manual para que as escolas possam orientar-se. Até o mês de abril serão concluídas a formação com as 09 regionais restantes.

8 Documentos exigidos para registro e chancela do certificado:
Observar sempre o aspecto legal. Ato autorizativo – (Portaria ou Resolução) Verificar sempre a data de vencimento; Matriz Curricular aplicada; Atas de Resultados Finais de todos os períodos ou semestres cursados na unidade escolar; Ata de Exame de Classificação; Ata de Progressão Parcial; Dossiê completo do aluno: (documentos pessoais, ficha de matrícula, fichas individuais, histórico escolar do ensino fundamental original, histórico escolar de ensino médio, certificado devidamente preenchido observando a estética, prova de exame de classificação e a ficha do inventário da progressão parcial se for o caso.

9 Contatos: Coordenação de Educação a Distância – Coedi – (62) ou 3145 Celene Cunha Monteiro A. Barreira Gerência Técnico Pedagógica de Ensino (62) – Cremilda Martins Batista Núcleo de Registro Certificados (62) / – Ramal 210 Nilza Santos de Alencar Miranda

10 ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE DE ENSINO DO ESTADO DE GOIÁS CELENE CUNHA MONTEIRO ANTUNES BARREIRA Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS Caldas Novas, 23 de março de 2010.

11 11 A TECNOLOGIA É A PONTE PARA O PRESENTE PROFISSIONAL PESSOAL

12 A resistência ainda é grande!
Na Educação As tecnologias viabilizam a entrada neste mundo mágico da aprendizagem de modo diferente. A resistência ainda é grande!

13 Company Meeting 2006 4/2/2017 1:02 AM O MUNDO EM QUE NOSSOS FILHOS VIVEM ESTÁ MUDANDO 4 VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE O MUNDO ONDE NASCEMOS Na era da Hipertextualidade uma criança consegue conversar via MSN com até 10 outras pessoas ao mesmo tempo 13 © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

14 Estudo feito nos EUA demonstrou que, em média, os alunos com 21 anos que se formavam nas universidades já haviam: Assistido a 20 mil horas de Televisão (1/3 da vida) Jogado mais de 10 mil horas no computador Lido livros por mais de 5 mil horas

15 Seria este o motivo de tanta resistência???

16 O papel da tecnologia em nossas escolas é potencializar, é evidenciar as qualidades de um plano pedagógico coerente com os novos desafios e com a escola de hoje.

17 O uso de tecnologia de ponta deve ser vista como meio, e não como fim no processo de ensino-aprendizagem... MAS PRECISA SER COLOCADO EM PRÁTICA

18 Recursos tecnológicos nas escolas da rede estadual
Porcentagem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas por NTE, 2009. Fonte: Coedi, 2010.

19 Disponibilidade de Laboratório de Informática Educacional nas escolas estaduais, 2009

20 Acesso a internet das escolas estaduais, 2009

21 Tão importante quanto o acesso as tecnologias é a formação dos profissionais da educação.

22 Laboratório e Formação
Mídias na Educação TV Escola ProInfantil Profuncionário Formação pela Escola

23 Gestão Escolar e Tecnologia Disseminador de Educação Fiscal Progestão
Viva e Reviva Aluno Integrado Salto para o futuro

24 Ambiente Virtual de aprendizagem
Portal do Professor Plataforma Freire RIVED Ambiente Virtual de aprendizagem Linux Educacional Domínio Público

25 NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional
Prestar suporte pedagógico Pesquisar, desenvolver e disseminar experiências educacionais Interagir com as Unidades Escolares Atestar LIE das Escolas que receberão computadores PROINFO

26

27 É um programa do Ministério da Educação que visa a capacitação de professores da educação básica e a oferta de cursos superiores e pós-graduação nas mais diversas áreas do saber.

28 Universidade Aberta do Brasil
A SEDUC implementou 12 Polos da UAB no Estado, nos municípios de: Crixás Inhumas Iporá Itumbiara Jussara Mineiros Morrinhos Piranhas Planaltina Posse Rio Verde São Miguel do Araguaia

29 OBRIGADA! CELENE.BARREIRA@SEDUC.GO.GOV.BR (3201-3134)
Gerência de Tecnologia Educacional – Prof. Divino Alves Bueno ( )


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