A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Lucia Helena Amim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Lucia Helena Amim"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Revisão - Aula-14

2 1- Sustentabilidade 2- Método científico 3- Conhecimento 4- Impacto ambiental 5- Bioética, ética e Moral 6- Processo de aprendizagem

3 1-Desenvolvimento Sustentável Foi um conceito que surgiu a partir dos estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo.

4 1-Desenvolvimento Sustentável
Esse conceito, procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações.

5 1-Desenvolvimento Sustentável
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

6 1- Desenvolvimento sustentável
Objetivos: Atender às necessidades fisiológicas da população; Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; Preservar os recursos naturais; Criar um sistema social eficiente que não permita o mau envolvimento dos recursos naturais; Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

7 2- Método científico Formação do espírito científico
Espírito científico é uma atitude do pesquisador em busca de soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta. Espírito científico é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional.

8 2- Método científico Objetividade é a condição básica do pesquisador, só interessam, o problema e a solução. Qualquer um pode repetir a mesma experiência, em qualquer tempo, e o resultado poderá ser o mesmo ou não. O “eu acho” não satisfaz a objetividade do saber científico.

9 Método Científico

10 3- O Conhecimento Entre todos os animais, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento. Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios. Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem.

11 3-Conhecimento Empírico Cientifico Filosófico Teológico
      Existem diferentes tipos de conhecimentos: Empírico Cientifico Filosófico Teológico

12 Conhecimento Empírico
Também chamado vulgar ou de senso comum. É o conhecimento do povo. Resulta de ensaios, de tentativas e erros. Obtido através de experiências pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida e das tradições da coletividade.

13 Conhecimento Empírico
  Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

14 Conhecimento Científico
Da transformação de nossas dúvidas em certezas, se origina o conhecimento científico. Resulta de nossa tentativa de reconstruir teoricamente o universo.

15 Conhecimento Científico
Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos peixes.

16 Características do Conhecimento Científico
É metódico (por meio da experimentação ou da evidência dos fatos observáveis produz seus postulados). É rigoroso, possui intenso controle. É objetivo, busca evidência e comprovação dos fatos. Ciência como processo de construção permanente.

17 Conhecimento filosófico
Objetos da filosofia, são realidades mediadas, que ultrapassam o limite da experimentação. Filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. Não há soluções para um grande número de questões, entretanto, habilita o ser humano a ver melhor o sentido da vida concreta.

18 Características do Conhecimento Filosófico
É especulativo, (não exige confirmação experimental) É abrangente, (busca compreensão coerente da realidade).

19 Filosofia é Paixão - O Filósofo antes de tudo é uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão. "O coração tem razões que a própria razão desconhece“ Pascal.

20 Conhecimento Teológico Como explicar, o que parece não ter explicações ?
O conhecimento teológico, tem como fundamento a existência divina. Dela não se discute a autoridade. Dela se aceita, sem restrições, seus dogmas de fé.

21 Características do Conhecimento teológico
É valorativo (proposições sagradas) Não é terreno (depende de entidades divinas) É sistemático (explica a origem, o significado, a finalidade) Não é provável ( não há evidências) É dogmático (depende de atos da fé)

22 Conhecimento teológico
Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre, ou acreditar em Duende, acreditar em reencarnação, acreditar em espírito etc.

23 Diversidade de conhecimento
Ao longo de nossas vidas, deparamo-nos com uma diversidade de seres e objetos. Presenciamos múltiplos fenômenos. O conhecimento não é homogêneo, o modo como produzimos este conhecimento é que irá determinar, a natureza desse conhecimento. São essas diferenças que caracterizam tipos distintos de conhecimentos.

24 4-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente
Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas e o rápido crescimento da população. O rápido crescimento demográfico ocasionou o impacto do homem sobre o meio ambiente.

25 4-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente
O crescimento contínuo das sociedades humanas remonta as sociedades pré-capitalistas e permanece em nossa concepção, causando danos irreversíveis à natureza.

26 4-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente
A Revolução Industrial, ocorrida nos séculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expansão permanente do mercado e com isso, o crescente poder de compra, o consumismo.

27 4- Impacto Ambiental O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida.

28 Exemplos de Impacto ambiental
• Diminuição da biodiversidade; • Erosão; • Queimadas; • Ilha de calor; • Efeito Estufa; • Destruição da camada de ozônio; • As chuvas ácidas; • Mudanças climáticas, etc.

29 O que fazer para diminuir os impactos ambientais:
• Reflorestar as áreas desmatadas; • Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos; • A aplicação do desenvolvimento sustentável; • Uso consciente dos recursos naturais; • Evitar qualquer tipo de poluição; • Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental; • Criar leis que garantam essa preservação, etc.

30 5- Bioética, Ética e Moral
Bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.

31 5- Bioética, Ética e Moral
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

32 6- Processo de aprendizagem Histórico do ensino de Ciências
O ensino das Ciências tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais. Muitas praticadas na mera transmissão de informações. Tem como recurso exclusivo o livro didático. A partir de 1971 , com a Lei 5692, a disciplina Ciências passou a ter caráter obrigatório.

33 Histórico do ensino de Ciências
A qualidade do curso era definida pela quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação era o questionário. As atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos. A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino e nos cursos de formação de professores.

34 Histórico do ensino de Ciências
O objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais passou a se dar condições para o aluno vivenciar o que se denominava método científico, ou seja, a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos.

35 Histórico do ensino de Ciências
Atualmente, o ensino de Ciências ainda é trabalhado em muitas salas de aula não levando em conta sequer o progresso relativo que essa proposta representou.

36 Propostas Alternativas Para o Ensino de Ciências
Apesar da importância, o ensino de Ciências Naturais tem sido conduzido de maneira desinteressante. Primeiro deve haver uma seleção criteriosa de conteúdos Deve-se utilizar métodos ativos: observações, experimentações, jogos, textos para que os alunos se interessem pelo conteúdo e superem a abordagem fragmentada, buscando a interdisciplinaridade. Apesar da importância, o ensino de Ciências Naturais tem sido conduzido de maneira desinteressante. Primeiro deve haver uma seleção criteriosa de conteúdos (não dá para ensinar todo o conjunto de conhecimentos científi cos acumulados de forma livresca, sem interação com fenômenos naturais e tecnológicos). Isso deixa uma lacuna na formação do aluno; 􀀗 Deve-se utilizar métodos ativos: observações, experimentações, jogos, textos para que os alunos se interessem pelo conteúdo e superem a abordagem fragmentada, buscando a interdisciplinalidade.


Carregar ppt "Profª Lucia Helena Amim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google